
Desde agosto de 2011, a DC Comics vem liderando os rankings de vendagem de revistas em quadrinhos nos Estados Unidos, por causa do seu bem-sucedido (pelo menos comercialmente) reboot editorial e cronológico, que reiniciou a carreira de seus principais heróis. Desde então, a revista principal da editora, Justice League, que traz as aventuras da Liga da Justiça – grupo que reúne Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde e outros – vem seguidamente sendo o n.º 01 das paradas.
Pois este quadro mudou agora, em março de 2012, com o contraataque da Marvel Comics: a maxissérie Avengers vs. X-Men que vai colocar as duas principais equipes de heróis daquele universo (os Vingadores e os X-Men) em rota de colisão, o que renderá grandes batalhas entre eles. Respectivamente, o número 01 e o especial número zero da nova revista alçaram o primeiro e o segundo lugares das revistas mais pedidas naquele mês, com 203,1 e 134,5 mil unidades cada uma.

A campeã dos meses anteriores, Justice League 07, vem em terceiro lugar, com 131,6 mil unidades pedidas.
Daí para frente, a DC continua a dominar o Top10, trazendo em seguida, Batman 07 em quarto lugar, com 127,4 mil cópias; Action Comics 07 em sexto, com 91,8 mil cópias; Green Lantern 07 em sétimo com 90,2 mil unidades. (Todas as revistas da DC têm a numeração 07 por causa do reboot, que zerou as revistas).
Batman continua mostrando que é o maior vendedor de revistas da atualidade, trazendo mais duas revistas para o Top10, com Detective Comics 07 em oitavo lugar, com 89,8 mil unidades e Batman: The Dark Knight 07 em novo lugar, com 75,2 mil cópias solicitadas. Por fim, o Superman fecha “as dez mais”, com Superman 07, em décimo lugar, com 66,5 mil cópias.

Além das duas primeiras colocações, a Marvel só aparece no Top10 outra vez em quinto lugar, com a nova revista Avengers Assemble 01, com 100,8 mil unidades solicitadas, numa aventura que reúne nos quadrinhos exatamente a mesma formação dos Vingadores que está no filme, com Capitão América, Thor, Homem de Ferro, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro.
Como nos outros meses, as revistas da Marvel aparecem com maior frequência no restante do Top20, com revistas dos X-Men e do Homem-Aranha, mais a revista principal dos Vingadores, Avengers 24, fechando o 20º lugar. Ainda assim, a DC ocupa as posições 11, 12 e 13, com Flash 07, Aquaman 07 e Batman & Robin 07.
Apesar desse movimento de subida da Marvel no ranking, o mês de março não foi excepcional para os quadrinhos, ao contrário de janeiro. Contudo, a proximidade de lançamento dos filmes adaptados de quadrinhos, como Os Vingadores, O Espetacular Homem-Aranha e Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, devem aumentar as vendas desses respectivos personagens nos próximos meses.

Saindo das revistas mensais e indo para os encadernados ou coletâneas, Marvel e DC perdem espaço para editoras pequenas. O primeiro lugar do ranking das coletâneas está com Walking Dead 01, série em quadrinhos de sucesso que está sendo adaptada à TV também com bastante sucesso. O fato do primeiro volume da série voltar ao topo do ranking indica que uma grande leva de novos leitores está aderindo ao título. Hellboy Vol 12 da Dark Horse e The Boys da Dynamite estão em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
A DC Comics ocupa dois lugares no Top10 dos encadernados. A saga Flashpoint que deu origem ao reboot do ano passado está em quarto lugar, enquanto uma série derivada desta Flashpoint: The World of Flashpoint – Batman aparece em oitavo lugar. A Marvel só aparece uma vez no Top10, com X-Men: Season One em quinto lugar.
Podemos concluir que, apesar de não ser um mês robusto como janeiro deste ano, março trouxe um marco importante: quatro revistas venderam mais do que 100 mil unidades, enquanto naquele mês apenas três o fizeram. E desta vez, uma das revistas ultrapassou a difícil marca de 200 mil cópias. Embora a passos lentos, podemos estar vendo uma recuperação mínima do mercado de quadrinhos, que sofreu grandes baixas nas últimas duas décadas.


\o/ =D
GostarGostar