Suposto poster de "The Wolverine".

A 20th Century Fox anunciou que The Wolverine, filme dá prosseguimento à saga do herói mutante mais famoso da Marvel Comics, e membro dos X-Men, será gravado na Austrália que, coincidência ou não, é a terra-natal do astro Hugh Jackman. O anúncio diz que a escolha foi devido à política de incentivos fiscais de Sydney, capital do país.

Serão gerados mais de 2 mil empregos diretos e indiretos na produção, além de um incremento de US$ 80 milhões na economia local, o que fez as autoridades australianas comemorarem.

Várias superproduções de Hollywood vem sendo filmadas na Austrália – inclusive o anterior X-Men Origens – Wolverine e também Superman – O Retorno, da Warner, para ficar nos exemplos de super-heróis – e não deve ser ignorado o fato de que o país é próximo ao Japão, onde a trama se ambienta. Não está confirmado que haverá gravações na “terra do sol nascente”, mas com a proximidade, é muito provável que aja pelo menos capturas de segunda unidade, ou seja, aquelas filmagens auxiliares que focam em cenários e meio ambiente, sem participação do elenco principal.

The Wolverine adaptará o arco de histórias Dívida de Honra, atualmente conhecido como Eu, Wolverine, que é considerada a melhor história do personagem e foi publicada em 1982 como uma minissérie escrita por Chris Claremont e desenhada por Frank Miller. Na trama original, o mutante vai ao Japão em busca de sua paixão, Lady Mariko Yashida. Mas descobre que a moça é filha do maior gangster do país, alguém que não irá aceitar ver a filha se enamorar com um ocidental selvagem como ele, obrigando o canadense a combatê-lo ao mesmo tempo em que precisa provar sua honra. Para detalhes sobre a trama da revista, leia aqui.

O filme será dirigido por James Mangold e o elenco só tem o astro Hugh Jackman até agora. As gravações iniciam no próximo trimestre e a estreia deve ser em 2013. Cronologicamente, o filme se passará no passado da trilogia dos X-Men para o cinema.

Wolverine foi criado pelo roteirista Len Wein e o desenhista John Romita como coadjuvante de uma história do Hulk, em 1974. Um ano depois, foi incorporado a novíssima formação dos X-Men, e desde então, é um dos principais membros da equipe. Atualmente, também é membros dos Vingadores. É publicado pela Marvel Comics.