A capa de “Batman: Earth One”.

Abrindo caminho para Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, o último capítulo da trilogia comandada por Christopher Nolan sobre o homem-morcego publicado pela DC Comics e levado ao cinema pela Warner Bros., a editora DC Comics lançará esta semana a graphic novel Batman: Earth One, uma nova abordagem da origem do cruzado embuçado com textos de Geoff Johns e arte de Gary Frank.

A revista havia sido anunciada há três anos, mas um série de projetos – dentre os quais o reboot cronológico e editorial da DC Comics, que tem justamente em Johns seu principal articulador – adiaram o lançamento. Juntamente ao anúncio, o escritor cedeu uma entrevista ao site Buzzfeed e mostrou um preview de algumas páginas. Veja ao lado.

Earth One é na verdade uma série de graphics novels dedicadas a contar histórias fora da cronologia padrão da DC, realizada por grandes criadores. O público-alvo são aqueles que não lêem quadrinhos normalmente, ou seja, o grande público. Foi lançado apenas um exemplar até agora, Superman: Earth One, por J.M. Straczynski e Shane Davis, que fez uma grande sucesso de vendas em 2010. Para este ano, além do primeiro volume do Batman, é aguardada uma sequência para o homem de aço.

No volume do morcego, Johns muda alguns aspectos da origem de Bruce Wayne e transforma o mordomo Alfred Pennyworth em um sujeito mais durão. O escritor promete um novo vilão, um serial killer, e um novo tratamento na relação do herói com a polícia de Gotham City. A ideia de Earth One é contar histórias pretensamente mais realistas, que agradem o público em geral. 

Geoff Johns ficou famoso por transformar o Lanterna Verde um dos mais populares heróis da DC e também é o autor de Superman: Origem Secreta, uma abordagem da origem do homem de aço que mescla todas as outras existentes, mas foi “apagada” pelo reboot que o próprio Johns criou! Hoje, o escritor é o Diretor Criativo da DC Entertainment, ou seja, tem o mais alto cargo criativo da empresa que controla Batman, Superman e Cia.

Já Gary Frank é britânico e ficou famoso na Marvel Comics, desenhando as histórias do Hulk. Ele também é parceiro de Johns em Superman: Origem Secreta.

Por mais confuso que isso possa parecer, essa “nova” origem não tem absolutamente nada a ver com o reboot da DC, que mantém ainda a maioria dos elementos fundamentais da cronologia do Batman, estabelecidos pós-Crise nas Infinitas Terras

Em outra notícia relacionada às revistas do Batman nos EUA, foi revelado hoje pela revista SFX, que o escritor Paul Dini voltará ao personagem também em uma graphic novel. O conteúdo ainda é segredo e só ficará pronto daqui há uns dois anos. Dini é famoso por ser o criador da aclamadíssima Batman – A Série Animada, o desenho de grande sucesso na primeira metade dos anos 1990. Em seguida, o escritor migrou para os quadrinhos, onde escreveu algumas revistas do homem-morcego. Suas obras mais lembradas são as graphic novels Louco Amor e Guerra ao Crime.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane em 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.