Capa de Jock para Wolverine Max: mais sexo e violência.

Em um contexto de recuperação após uma crise, a Marvel Comics criou, no fim dos anos 1990, o Selo Marvel Max, destinado a histórias para um público mais adulto e menos amarrado pela cronologia.

Desde então, o Marvel Max virou sinônimo de histórias de qualidade e vários personagens foram contemplados, especialmente aqueles que não são “de primeira linha”, como Justiceiro, Demolidor e Motoqueiro Fantasma, embora Quarteto Fantástico e até o Homem-Aranha tenham ganhado edições no selo.

Curiosamente, Wolverine nunca tinha sido contemplado. Mas isso agora vai mudar. O site IGN anunciou que a Marvel irá lançar uma nova série do personagem, chamada Wolverine Max, dedicada a histórias mais adultas, com mais violência e sexo. Quem cuidará dos roteiros será o romancista norteamericano Jason Starr, que já tem algumas HQs no currículo, especialmente números especiais. Não foi revelado o desenhista da série, mas a capa traz uma gravura de Jock.

O enredo se passará no Japão, no passado de Wolverine. É uma óbvia estratégia de preparar o público para o vindouro novo filme do mutante candadense, The Wolverine, que terá sua trama baseada no Japão no passado do personagem.

Wolverine: Inimigo de Estado: desculpa para meter a porrada em todo mundo.

Mas aqueles que não são grandes conhecedores dos quadrinhos fiquem sabendo que, apesar disso, as histórias de Wolverine já têm muita violência e sexo, especialmente algumas mais ousadas. Por exemplo, sua participação em X-Force, uma equipe montada por Ciclope, o líder dos X-Men, para missões extremas e que tem os membros mais “extremos” da família mutante da Marvel.

Já em sua revista regular, o leitor pode procurar por Wolverine: Inimigo de Estado, arco de histórias publicado em Wolverine 20 a 25de 2004 e 2005, e disponível como um encadernado de luxo nas livrarias brasileiras, editado pela Panini Comics, que republica o material da Marvel no país. Escrito por Mark Millar (de Kick-Ass, O Procurado, Guerra Civil) e desenhado por John Romita Jr. (Kick-Ass, Avengers Vs. X-Men e as revistas mensais do Homem-Aranha e Vingadores), Inimigo de Estado é uma mera desculpa para ver Wolverine detonando todo mundo no Universo Marvel: na trama sua mente é controlada por uma organização terrorista, o Tentáculo, e ele precisa ser detido por seus amigos e aliados.

Sem os limites de uma série regular e cronologia, Wolverine Max promete ir bem mais longe do que a violência estilizada de Millar e Romita.

É esperar para ver o que James Howlett, mais conhecido como Logan, vai aprontar com menos censura…

Wolverine foi criado pelo roteirista Len Wein e o desenhista John Romita como coadjuvante de uma história do Hulk, em 1974. Um ano depois, foi incorporado à novíssima formação dosX-Men, e desde então, é um dos principais membros da equipe. Atualmente, também é membros dos Vingadores. É publicado pela Marvel Comics.