Freddie Mercury e o Queen tocam no Rock In Rio 1985.

A banda Queen goza de uma estranha popularidade entre os britânicos, mesmo que seu maior artífice, o cantor e compositor Freddie Mercury, tenha morrido há 21 anos. Semanas atrás, a banda emplacou dois álbuns – as coletâneas Greatest Hits I e II, de 1980 e 1991, respectivamente – na lista dos 40 álbuns mais vendidos da história na Grã-Bretanha. Agora, uma votação realizada pela Official Charts Company, empresa britânica responsável por apurar os discos mais vendidos do país, colocou a banda Queen de novo na liderança.

A enquete visava eleger o maior single de todos os tempos – aqueles disquinhos promocionais com apenas um música – tendo como recorte, apenas canções que chegaram ao primeiro lugar das paradas. Não deu outra: a grande vencedora foi Bohemian rhapsody do Queen, lançada em 1975. A faixa faz parte do quarto álbum da banda, A Night at the Opera, que também é um de seus mais populares, e quando do lançamento em compacto, ficou nove semanas em primeiro lugar das paradas britânicas. Com a morte de Freddie Mercury, em 1991, a canção voltou de novo ao n.º 01, dessa vez por mais cinco semanas.

Bohemian rhapsody é uma suíte com vários segmentos diferentes que fazem zombaria com os clichês das óperas, misturando-os ao rock da banda. A canção é o melhor exemplo da influência erudita da banda e de sua capacidade dinâmica quanto à instrumentação, com destaque para os vocais de estilo operístico. Um clássico atemporal que parece ter sido gravado hoje.

Veja a lista:

1. Queen – “Bohemian Rhapsody”
2. Michael Jackson – “Billie Jean”
3. Adele – “Someone Like You”
4. Oasis – “Don’t Look Back In Anger”
5. The Beatles – “Hey Jude”
6. John Lennon – “Imagine”
7. Britney Spears – “…Baby One More Time”
8. Abba – “Dancing Queen”
9. Whitney Houston – “I Will Always Love You”
10. Kylie Minogue – “Can’t Get You Out Of My Head”

Queen em foto de 1980 que compõe a capa de Greates Hits Vol I.

O ranking é eclético, tomado por muita música pop, mas não deixa de chamar a atenção a cantora Adele estar representada com Someone like you em terceiro lugar, tendo o single sido lançado no ano passado. É a mais recente da lista.

No campo do rock, apesar da liderança do Queen, John Lennon leva uma ligeira vantagem no ranking, pois assina com Paul McCartney a canção Hey Jude, de 1968, gravada por ambos nos Beatles, em 5º lugar e, em seguida, traz um sucesso de sua carreira solo, com Imagine, de 1971, em 6º lugar. Entre as bandas mais recentes, o Oasis é a única representante, com Don’t look back in anger, de 1995, de seu álbum (What’s the Story) Morning Glory?

O Queen se formou em Londres, em 1971, formado por Freddie Mercury (vocais e piano), Brian May (guitarra e vocais), John Deacon (baixo e vocais) e Roger Taylor (bateria e vocais), lançando seu primeiro álbum, homônimo, em 1973. O sucesso nacional veio de imediato, mas o internacional mesmo veio em 1974 com Sheer Heart Attack. Inicialmente localizado dentro do boom do glam rock – movimento marcado pela sonoridade adolescente e recursos cênicos como roupas extravagantes e maquiagens, o grupo rapidamente amadureceu para um rock mais trabalhado, intercalando complexos arranjos vocais com instrumentação variada e foi um dos mais populares durante o restante dos anos 1970 e os anos 1980. Apesar de Mercury morrer por complicações com o vírus da AIDS, em 1991, a banda retornou algumas vezes em projetos especiais, gravando com o cantor George Michael ou como o Queen + Paul Rodgers, que entre 2004 e 2009 excurcionou com o vocalista Paul Rodgers (Free e Bad Company). Atualmente, a banda toca com o jovem vocalista Adam Lambert, um dos finalistas do programa American Idol.