Adewale Akinnuoye-Agbaje será Kurse, um dos grandes vilões de Thor.

Cada vez mais próximo do início das filmagens, Thor – The Dark World (cujo título em português pode ser Thor – O Mundo das Trevas), sequência com as aventuras do deus do trovão da mitologia nórdica, adaptado como um super-herói dos quadrinhos pela Marvel Comics e levado aos cinemas pelo Marvel Studios, contratou mais um vilão.

O ator Adewale Akinnuoye-Agbaje, mais conhecido pela série de TV Lost, fará o papel de Algrim, um vilão que é o mais forte dos Elfos Negros na mitologia de Thor. Nos quadrinhos, Algrim é usado por Malekith, o Maldito, para tentar derrotar Thor. Ao ser derrotado e abandonado à mercê da morte por aquele outro vilão, Algrim se recupera e se transforma – graças à entidade cósmica conhecida como Beyonder (na saga Guerras Secretas II, de 1984) – em Kurse, um poderoso oponente do deus do trovão. O personagem foi criado pelo escritor e desenhista Walt Simonson em Thor 347, de 1984.

Kurse na capa de Thor 363, por Walt Simonson.

Entre os poderes de Kurse, além da superforça – maior do que a de Thor – está a capacidade de sentir e seguir seu oponente por distâncias gigantescas e a capacidade de ver além de ilusões e disfarces. É praticamente invulnerável, mas como todos os Elfos Negros é vulnerável ao elemento ferro. Sua armadura é parte de sua pele.

Em outra notícia relacionada ao filme,  Kat Denning (de 2 Broke Girls) foi confirmada no elenco, reprisando seu papel de Darcy. A atriz já tinha dito que voltaria, mas o estúdio até ontem não havia confirmado a informação. A presença de sua personagem indica que, apesar de The Dark World explorar os recônditos dos Nove Reinos místicos da mitologia nórdica, também terá partes importantes na Terra.

Thor – The Dark World traz o elenco original de volta: Chris Hemsworth (Thor), Tom Hiddleston (Loki), Anthony Hopkins (Odin), Natalie Portman (Jane Foster), Jaime Alexander (Sif), Stellan Skarsgards (Dr. Selvig), Kat Denning (Darcy), Idris Elba (Heimdall),Zacharel Levy (Fandral), Ray Stevenson (Volstagg); e outros novatos, como Christopher Eccleston (Malekith), Alice Krige (Alflyse) e Adewale Akinnuoye-Agbaje (Algrim/ Kurse). O diretor é Alan Taylor (de Games of Thrones) e o roteiro foi escrito por Don Payne (de Thor) e Robert Rodat (de O Resgate do Soldado Ryan). As filmagens começam em breve, em Londres e a estreia está marcada para 21 de novembro de 2013. O filme também funciona como uma sequência de Os Vingadores.

Baseado nas lendas da mitologia nórdica, onde é o deus do trovão, Thor surgiu nos quadrinhosem 1962, nas mãos de Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby, estreando em Journey Into Mystery 83. Os quadrinhos mantiveram sua origem mítica, mas colocando-o em um contexto de super-heróis do presente. Ele seria um dos membros fundadores dos Vingadores e 1963 e continua até hoje sendo publicado pela Marvel Comics.