O escritor Mark Millar: Exterminador do Futuro e X-Men.

O escritor Mark Millar é tão famoso por seu gosto de falar quanto por suas obras nos quadrinhos. E agora que o artista está à frente do cargo de Consultor Criativo para os filmes sobre quadrinhos da 20th Century Fox, parece que vamos ter notícias constantes dos projetos em andamento.

Em conversa com a SFX, Millar voltou a falar sobre X-Men – Days of Future Past, sequência de X-Men – Primeira Classe, que mostra as origens do supergrupo de heróis mutantes da Marvel Comics levado aos cinemas pela 20th Century Fox. Ele garantiu uma mistura dos mutantes da Marvel com O Exterminador do Futuro de James Cameron.

Você tem robôs, você tem viagens no tempo, você tem super-heróis – tem tudo em apenas um filme.

Dias de um Futuro Esquecido: um dos maiores clássicos dos X-Men vai às telas.

É um comentário no mínimo curioso, especialmente se pensarmos que, na verdade, O Exterminador do Futuro é baseado na história que dá origem ao filme. Os quadrinhos foram publicados em 1981, enquanto o filme de Cameron chegou aos cinemas três anos depois com a mesma premissa: um futuro que envolve robôs e uma viagem ao passado para mudar o futuro.

A história original de Dias de Futuro Esquecido, escrita por Chris Claremont e John Byrne e desenhada por este último, publicada em Uncanny X-Men 141 e 142, de 1981, mostra um futuro distópico no qual os mutantes são perseguidos e exterminados pelos Sentinelas, gigantescos e poderosos robôs autônomos, o que obriga aos remanescentes dos X-Men a lançarem uma de seus membros de volta ao passado para mudar os eventos que levaram àquele futuro.

Contudo, Mark Millar com certeza já leu o roteiro do filme Dias de um Futuro Esquecido, então, é bem provável que a trama envolva mesmo os Sentinelas do futuro enviados ao passado, ou então, os X-Men do passado (vistos em Primeira Classe) indo ao futuro, mudá-lo.

De qualquer modo, é bem possível que os rumores se confirmem e nomes como Framke Janssen e Patrick Stewart retornem aos papeis de Jean Grey e Charles Xavier, respectivamente, talvez numa medida desesperada da Fox de mudar o final de X-Men – O Confronto Final, filme que esfriou os ânimos de fazer mais filmes dos mutantes no presente, e que matou os dois citados e Scott Summers, o Ciclope.

O produtor Bryan Singer já afirmou em uma entrevista que pretende fazer uma conexão maior entre os filmes dos X-Men neste novo à moda do que fez o Marvel Studios.

X-Men – Days of Future Past é escrito por Simon Kinberg (de X-Men – O Confronto Final); será dirigido por Matthew Vaughn e produzido por Bryan Singer. O elenco principal deve retornar, liderado por James McAvoy (Charles Xavier), Michael Fassbender (Erik Lehnsherr/ Magneto) e Jennifer Lawrence (Raven/ Mística). As gravações iniciam em janeiro de 2013 e o lançamento será em 18 de julho de 2014.

Os X-Men foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, mas só foram bem-sucedidos comercialmente nos anos 1970, a partir da reformulação idealizada pelo escritor Len Wein e tocada à frente por Chris Claremont, Dave Cockrum e John Byrne. Daí em diante, se tornaram uma das revistas de maior sucesso da Marvel Comics.