Dias de um Futuro Esquecido: já nos primeiros passos.

Apesar da mudança recente de diretor, X-Men – Days of Future Past, sequência de X-Men – Primeira Classe, que mostra as origens do supergrupo de heróis mutantes da Marvel Comics levado aos cinemas pela 20th Century Fox, já teve seus trabalhos oficialmente iniciados. Segundo o próprio novo diretor, Bryan Singer – também corroteirista e produtor do longa – a pré-produção teve início neste fim de semana e as gravações ocorrerão a partir de abril de 2013.

O ex-diretor Matthew Vaughn continua creditado como produtor e corroteirista. Segundo informes oficiais, dados pelo Consultor Criativo da Fox para filmes de super-heróis, quadrinhista Mark Millar, sua saída do filme se deu para que Vaughn possa desenvolver com o próprio Millar outro longametragem: The Secret Service, baseado em uma história em quadrinhos escrita pelos dois. Millar afirma que descobriram que existem dois roteiros circulando por Hollywood plagiando ideias da revista para se transformarem em filmes. Então, decidiram correr para lançarem sua versão primeiro.

O filme dos X-Men, que poderá se chamar Dias de um Futuro Esquecido no Brasil (se seguir a tradução da revista que lhe deu origem), dará prosseguimento à história de Primeira Classe, mas envolverá viagens no tempo, o que faz muitos apostarem em uma conexão direta com a trilogia dos X-Men, o que traria personagens como a versão idosa de Charles Xavier (Patrick Stewart) e Jean Grey (Framke Janssen) de volta aos filmes.

X-Men – Days of Future Past é escrito por Simon Kinberg (de X-Men – O Confronto Final); e dirigido por Bryan Singer. O elenco principal deve retornar, liderado por James McAvoy (Charles Xavier), Michael Fassbender (Erik Lehnsherr/ Magneto) e Jennifer Lawrence (Raven/ Mística). As gravações iniciam em abril de 2013 e o lançamento será em 18 de julho de 2014.

Os X-Men foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, mas só foram bem-sucedidos comercialmente nos anos 1970, a partir da reformulação idealizada pelo escritor Len Wein e tocada à frente por Chris Claremont, Dave Cockrum e John Byrne. Daí em diante, se tornaram uma das revistas de maior sucesso da Marvel Comics.