Robert Downey Jr. como Tony Stark: novo mundo após Os Vingadores.

A nova edição da revista Empire Magazine traz uma matéria sobre Homem de Ferro 3, fecho da primeira trilogia do “vingador dourado” publicado pela Marvel Comics, e levado aos cinemas pelo Marvel Studios, e uma entrevista com Kevin Feige, o presidente do Marvel Studios.

Como já havia dito a um jornal da Austrália, Feige está preocupado em mostrar que Homem de Ferro 3 não é necessariamente mais sério ou dramático do que os anteriores, porém, traz uma abordagem nova sobre Tony Stark (Robert Downey Jr.), especificamente, sobre os impactos que eventos como os mostrados em Os Vingadores – no qual Stark precisa unir forças a Thor e Hulk e combater uma invasão alienígena em Nova York – podem ter sobre a psiquê de um homem como ele.

À Empire, Feige diz:

Tudo é sobre como ele foi afetado pelos eventos de Os Vingadores e como seu mundo e sua mente pode ter sido afetadas por isso. No fim de Os Vingadores, quando um portal é aberto sobre Manhattan e ele encontra-se com Thor e Hulk e os Chitauri vindo para cima dele, ele percebe que não sabe de tudo. Achamos que isso teve um impacto em sua psiquê e, então, seu mundo explode aos seus pés.

Contudo, apesar dessa conexão temática, nenhum dos outros membros dos Vingadores (nem Nick Fury) aparecerão no filme, garante Feige:

Homem de Ferro 3 não traz nenhum dos outros Vingadores ou Nick Fury andando por aí. Nem aquele conceito de mundo-compartilhado que a Fase 1 dos filmes [do Marvel Studios] tiveram. (…) Estamos mostrando de novo que esses personagens são interessantes tato sozinhos quanto juntos.

O Patriota de Ferro na Empire Magazine.

Esse comentário, portanto, confirma as suspeitas de que isso não ocorreria, tendo em vista que nenhum nome do elenco do outro filme fora vinculado até agora.

Por fim, Feige comenta várias coisas, dentre as quais que o terceiro filme terá muito mais cenas de ação com a armadura do que os dois anteriores, mas também, terá mais cenas de Tony Stark do que os demais. Também explicou porque o Máquina de Combate virou agora o Patriota de Ferro – no filme, há uma ideia de que usar as cores da bandeira é uma boa estratégia (o que é uma clara referência ao Capitão América) – e da escolha do Mandarim como o vilão do filme:

O Mandarim: vilão do filme.

Os tratamentos do início – e os últimos – de Homem de Ferro 1 traziam o Mandarim como um vilão. O Mandarim é o mais famoso dos inimigos vindos dos quadrinhos, principalmente porque é o mais longevo. Se você olhar, não há necessariamente uma história definitiva com o Mandarim. Então, é realmente mais sobre a ideia. Nunca tivemos interessados nos termos estereotipados de Fu Manchu que estavam envolvidos [nas histórias antigas]. Pense no que acontece com a casa de Tony [o trailer mostra ela sendo bombardeada por helicópteros, destruída e naufragando no mar]. Nenhum outro vilão seria hábil para atacar rápido e duro algum dos nossos heróis. É muito sobre que o mundo precisa aprender e ele quer impor ao mundo sua visão.

De fato, bem observado: não há uma grande história do Homem de Ferro com o Mandarim. Talvez a exceção mais próxima seja o arco escrito por John Byrne e desenhado por Paul Ryan nos anos 1990 (saiba mais clicando aqui, no dossiê do HQRock sobre o Homem de Ferro). Mas a ideia do Mandarim como seu arquivilão sempre prevaleceu. Como ele se sairá nos cinemas?

Veja um especial sobre o Mandarim no blog Jetstortopia de nosso amigo Jorge Storace, clicando aqui.

Cena do trailer com o Mandarim atacando a casa de Tony Stark.

Produzido pela Disney Company e pelo Marvel Studios, Homem de Ferro 3 foi escrito pelo britânico Drew Pearce (da série No Heroics) e é dirigido por Shane Black (Maquina MortíferaBeijos e Tiros). As filmagens já iniciaram, no Estado da Carolina do Norte, nos EUA, mas também haverá gravações na China. O elenco traz novamente Robert Downey Jr. (Tony Stark), Don Cheadle (James Rhodes/ Patriota de Ferro),  Gwynelt Paltrow (Pepper Potts), Jon Favreau (Happy Hogan), mais os novatos Ben Kingsley (Mandarim), Guy Pearce (Aldrich Killian), Rebecca Hall (Maya Hansen), Wang Xueqi (Chen Lu/ Homem-Radioativo), James Badge Dale (Eric Savin/Coldblood), Ashley Hamilton (Jack Taggert/Poder de Fogo), William Sadler (papel não-revelado) e Dale Dickey (Miss Davis). Rumores escalam as atrizes chinesas Fan Bingbing e Yang Mi, como a esposa e a filha do personagem de Xueqi.  A estreia está marcada para 03 de maio de 2013, mas no Brasil o filme pode ser lançado antes, em 26 de abril. O longametragem funcionará como uma sequência de Os Vingadores e dá início à Fase 2 do Universo Marvel nos Cinemas, que envolverá outros filmes e culminará em Os Vingadores 2 em 2015.

O Homem de Ferro foi criado por Stan Lee, Jack Kirby e Don Heck em 1963, na revista Tales of Suspense 39, e desde então é publicado pela Marvel Comics. O personagem é membro fundador dos Vingadores.