Tony Stark conhecerá novos limites em Homem de Ferro 3.
Tony Stark conhecerá novos limites em Homem de Ferro 3.

A produção de Homem de Ferro 3, fecho da primeira trilogia do “vingador dourado” publicado pela Marvel Comics, e levado aos cinemas pelo Marvel Studios, está em sua reta final de filmagens, encerrando o que se chama de “fotografia principal”. Segue-se, depois, a longa pós-produção. Enquanto isso, o astro Robert Downey Jr. vem dando algumas entrevistas.

À revista britânica Nuts, o astro comenta sobre a pegada mais sombria do novo filme e de seu acidente nas filmagens. Sobre o acidente, disse:

Eu sempre digo que, enquanto eu for fisicamente habilitado, quero fazer todas as minhas cenas de ação nos filmes que faço. Quero que a audiência se sente ali pensando: “ele foi mesmo estúpido o suficiente para fazer aquilo?”. Na verdade, eu machuquei meu tornozelo em uma cena de ação e as filmagens foram interrompidas por alguns dias.

Fotos, trailers e comentários sugerem um filme mais sombrio.
Fotos, trailers e comentários sugerem um filme mais sombrio.

Sobre o diretor e o tom do filme:

Eu acho que Shane [Black, o diretot] veio para dar um tom mais dark a este filme. [O filme] É um pouco mais corajoso e volta às bases dos quadrinhos. É um tipo realmente especial de filme e Shane é fundamental para isso.

O premiado Ben Kingsley vive o Mandarim no filme.
O premiado Ben Kingsley vive o Mandarim no filme.

Sobre o ator Sir Ben Kingsley, que faz o vilão Mandarim:

Eu acho que há algo muito assustador em torno de um vilão que é um gênio, em comparação a um que é marcado apenas por força ou habilidade. Todos nós sabemos o fantástico ator que Ben Kingsley é e ele pôs para fora um demônio genial com um resultado espantoso.

Para terminar uma pergunta mais boba: o que o astro faria se tivesse a armadura do Homem de Ferro por um dia? Sua resposta é quase jocosa:

Olha, eu sei que vocês provavelmente esperam por uma responta bem legal, mas eu vivo em Malibu e o trânsito até LA [Los Angeles] pode ser bem louco. Eu a usaria apenas para voar direto para a cidade para encontrar alguém ou jantar.

O Patriota de Ferro, James Rhodes também está no filme.
O Patriota de Ferro, James Rhodes também está no filme.

O novo filme é baseado no arco de histórias Extremisna qual um vírus tecnorgânico transforma um bandido comum em um inimigo quase impossível de ser combatido. Extremis foi publicado em The Invencible Iron-Man (vol. 03) 01 a 06, em 2005, escrito por Warren Ellis e desenhado por Adi Granov, artista que também criou as armaduras do primeiro filme de Tony Stark. No novo filme, essa trama será de algum modo conectada à ameaça do Mandarim, o líder da organização terrorista chamada Os 10 Anéis.

Produzido pela Disney Company e pelo Marvel Studios, Homem de Ferro 3 foi escrito pelo britânico Drew Pearce (da série No Heroics) e é dirigido por Shane Black (Maquina MortíferaBeijos e Tiros). As filmagens já iniciaram, no Estado da Carolina do Norte, nos EUA, mas também haverá gravações na China. O elenco traz novamente Robert Downey Jr. (Tony Stark), Don Cheadle (James Rhodes/ Patriota de Ferro),  Gwynelt Paltrow (Pepper Potts), Jon Favreau (Happy Hogan), mais os novatos Ben Kingsley (Mandarim), Guy Pearce (Aldrich Killian), Rebecca Hall (Maya Hansen), Wang Xueqi (Chen Lu/ Homem-Radioativo), James Badge Dale (Eric Savin/Coldblood), Ashley Hamilton (Jack Taggert/Poder de Fogo), William Sadler (papel não-revelado) e Dale Dickey (Miss Davis). Rumores escalam as atrizes chinesas Fan Bingbing e Yang Mi, como a esposa e a filha do personagem de Xueqi.  A estreia está marcada para 03 de maio de 2013, mas no Brasil o filme pode ser lançado antes, em 26 de abril. O longametragem funcionará como uma sequência de Os Vingadores e dá início à Fase 2 do Universo Marvel nos Cinemas, que envolverá outros filmes e culminará em Os Vingadores 2 em 2015.

O Homem de Ferro foi criado por Stan Lee, Jack Kirby e Don Heck em 1963, na revista Tales of Suspense 39, e desde então é publicado pela Marvel Comics. O personagem é membro fundador dos Vingadores.