Eric Clapton: novo álbum.
Eric Clapton: novo álbum.

O cantor e guitarrista britânico Eric Clapton, apelidado no passado de “o deus da guitarra” e um dos maiores guitarristas da história do rock e do blues, lançará um novo álbum no dia 12 de março, chamado Old Sock.

O disco será lançado pelo selo Brushbranch, pertencente ao músico, e distribuído nos EUA pela gravadora Surfdog Records e no resto do mundo pela Polydor. A Surfdog é uma gravadora independente que tem em seu catálogo artistas como a cantora Joss Stone e a banda Stray Cats.

Old Sock traz duas originais de Clapton, Every little thing e Gotta get over, em conjunto com uma série de composições de blues e jazz desde os anos 1920 até hoje. A track list disponível no site oficial do músico é a seguinte:

1. Further On Down The Road
2. Angel
3. The Folks Who Live On The Hill
4. Gotta Get  Over
5.  Till Your Well Runs Dry
6. All Of Me
7. Born To Lose
8. Still Got The Blues
9. Goodnight Irene
10. Your One and Only Man
11. Every Little Thing
12. Our Love Is Here To Stay

As gravações contaram com a tradicional banda que acompanha o músico a muitos anos: Steve Gadd (batreria), Willie Weeks (baixo) e Chris Stainton (teclados), juntamente a uma série de participações especiais ilustres, como o ex-beatle Paul McCartney (baixo e vocais) em All of me; Steve Winwood (órgão hammond) em Still got the blues; J.J. Cale (guitarra e backing vocais) em Angel; Jim Keltner (bateria) em Our love is here to stay; e Chaka Khan (backing vocais) em Gotta get over.

A capa do novo disco, Old Sock.
A capa do novo disco, Old Sock.

O álbum, portanto, se insere no contexto da obra tardia de Clapton. Apesar de ter sido um compositor ativo por praticamente toda a sua longa carreira, Clapton vem diminuindo sua produção autoral na última década. Seus últimos discos majoritariamente autorais foram Reptile (2001) e Back Home (2005), seguidos por Me and Mr. Johnson (2002 – uma releitura da obra do bluesman Robert Johnson), Road to Escondido (2006 – uma parceria com o compositor J.J. Cale) e Clapton (2010 – que traz apenas uma composição do autor, juntamente a um repertório de blues).

O guitarrista completará 68 anos em março e planeja mais uma turnê mundial para breve para celebrar seus 50 anos de carreira. Esteve no Brasil pela última vez em 2011.

Eric Clapton nasceu em Ripley, na Inglaterra, em 1945, e foi um dos pioneiros da cena de R&B no país. Ele estreou profissionalmente na banda The Yardbirds, em 1963, e ganhou uma áurea mitológica quando entrou para os The Bluesbreakers de John Mayall, em 1965, e pichações com frase de “Clapton is god (Clapton é deus)” apareceram nos muros de Londres. Em seguida, alçou fama internacional como guitarrista do Cream, uma das mais famosas e importantes bandas de rock dos anos 1960. O grupo encerrou as atividades já em 1969 e Clapton montou o Blind Faith que gravou apenas um único álbum, de grande sucesso. Ele ainda montou a Derek and the Dominos, que gravou o antológico álbum Layla and Other Assort Love Songs, em 1970, e depois de um período de ostracismo causado pelo abuso de drogas, retomou a carreira – agora solo – em 1974, tornando-se de novo um dos maiores astros da música internacional.