Sam Mendes pode retornar a 007.
Sam Mendes pode retornar a 007.

O jornal Daily Mail apurou que com o sucesso e aclamação de 007 – Operação Skyfall, o 23º filme da franquia de James Bond, o agente secreto 007, o estúdio MGM se esforça para que o diretor Sam Mendes retorne para Bond 24, o nome de trabalho do próximo filme do espião à serviço de sua Majestade. E uma fonte do jornal garante: há 75% de chances do aclamado diretor de Beleza Americana e Estrada para a Perdição confirmar seu retorno.

Anteriormente, havia a proposta do roteirista John Logan, o mesmo de Skyfall, de fazer dois filmes em sequência direta. Contudo, o estúdio descartou a possibilidade, porque inviabilizaria o envolvimento de Sam Mendes, que não gostaria de ficar comprometido por quatro anos para produzi-los.

Skyfall: grande sucesso e qualidade.
Skyfall: grande sucesso e qualidade.

Agora, com a proposta de um filme único, nos moldes dos anteriores, há a grande possibilidade de Mendes retornar. O “sim” do diretor, segundo a fonte, depende agora da versão final do roteiro, que John Logan já está preparando. A pré-produção do filme iniciaria ainda este ano, com filmagens no início do próximo e lançamento no segundo semestre de 2014.

Skyfall está indicado para o Oscar, em cinco categorias: Fotografia, Canção Original (Skyfall, de Adele), Melhor Trilha Sonora Original (Thomas Newman), Edição de Som e Mixagem de Som. Tem fortes chances em todos eles, mas pelo menos em canção é praticamente imbatível.

Na cerimônia de entrega do Oscar, em 24 de fevereiro, haverá uma homenagem aos 50 anos da franquia cinematográfica de 007, completados no ano passado. Este ano, comemora-se os 60 anos da criação do personagem na literatura.

James Bond, o 007, foi criado pelo escritor escocês Ian Fleming em 1953 como personagem de um romance de espionagem. Com o estrondoso sucesso, o autor produziu vários livros e o espião chegou aos cinemas pela primeira vez em 1962, fundando a mais longeva e bem-sucedida franquia do cinema em todos os tempos.