Robert Plant: sinalizando para uma reunião do Led Zeppelin.
Robert Plant: sinalizando para uma reunião do Led Zeppelin.

Uma boa notícia para os fãs de rock: o cantor Robert Plant se disse aberto para um retorno do Led Zeppelin, em entrevista ao programa 60 Minutes da TV Australiana. Até agora, Plant era o maior empecilho à reunião daquela que é uma das maiores bandas de rock da história, um dos criadores – e expoente máximo – do hard rock.

Plant disse que sua agenda para 2014 está livre e que a reunião depende “deles”, ou seja, do guitarrista Jimmy Page e do baixista John Paul Jones, os membros remanescentes da lendária banda.

É um comentário cínico, tendo em vista a postura de Plant que afirmou categoricamente, antes, que não tinha interesse nenhum numa reunião do grupo, enquanto Page se mostrava favorável.

A última vez que o Led Zeppelin se reuniu foi para um histórico concerto beneficente em 2007, no London O2 Arena, que fez um sucesso sem precedentes.

Robert Plant tem obtido bastante sucesso em sua carreira solo nos últimos anos e passou pelo Brasil em outubro de 2012, com sua nova banda, Sensacional Space Shifters, com sete apresentações nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Porto Alegre.

Robert Plant nasceu em 1948 na cidade de West Bromwich, na Inglaterra, e alçou à fama ao adentrar no Led Zeppelin, em 1969. Após o fim da banda, em 1980, Plant seguiu em carreira solo e até se reuniu com os outros membros ocasionalmente.

O Led Zeppelin foi fundado pelo guitarrista Jimmy Page em 1968 a partir das cinzas de outra banda, The Yardbirds. A reunião de Page com Robert Plant (vocais), John Paul Jones (baixo) e o baterista John Bonham resultou em uma das mais explosivas combinações de instrumentistas da história da música. A banda encontrou o sucesso desde o início, com seus dois primeiros álbuns Led Zeppelin I e Led Zeppelin II, lançados em 1969. O grupo foi um dos maiores sucessos do rock ao longo dos anos 1970 e encerraram as atividades em 1980, após a morte de Bonham por excesso de álcool. Depois, os três membros remanescentes (e por vezes apenas Plant e Page) encenaram apenas reuniões breves.