Mércurio, o filho de Magneto estará nos dois filmes.
Mércurio, o filho de Magneto estará nos dois filmes.

Uma notícia superinteressante surgiu nos últimos dias. Depois do diretor Joss Whedon ter confirmado a presença da dupla de irmãos-heróis Feiticeira Escarlate e Mercúrio em Os Vingadores 2, a sequência do épico do Marvel Studios que reuniu nos cinemas pela primeira vez a equipe de super-heróis da Marvel Comics formada por Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk; veio uma grande (e inesperada) surpresa: o diretor Bryan Singer anunciou no Twitter a contratação do ator Evan Peters para viver Mercúrio em X-Men – Days of Future Past, sequência de X-Men – Primeira Classe, que mostra as origens do supergrupo de heróis mutantes da Marvel Comics levado aos cinemas pela 20th Century Fox.

Isso mesmo! Mercúrio estará nos dois filmes!

Evans Peters fará Mercúrio no filme dos X-Men.
Evans Peters fará Mercúrio no filme dos X-Men.

A imprensa ainda está confusa com a notícia. Ainda não se sabe se tal fato é fruto de uma disputa entre o Marvel Studios e a Fox ou se é algo de comum acordo.

Para quem não está totalmente por dentro: os irmãos Feiticeira Escarlate e Mercúrio são, nos quadrinhos, heróis mutantes que descobrem, já adultos, serem, na verdade, filhos do supervilão (e arquiinimigo dos X-Men) Magneto. Eles surgiram primeiramente na revista X-Men 04, de 1964, criados por Stan Lee e Jack Kirby; mas terminaram ingressando nos Vingadores em Avengers 15, de 1965, pela mesma dupla criativa.

Acontece que, nos cinemas, os personagens da Marvel Comics têm seus direitos de adaptação divididos entre vários estúdios. A própria Marvel detém em seu braço cinematográfico a franquia dos Vingadores, enquanto a franquia dos X-Men pertence à Fox.

Mercúrio e Feiticeira Escarlate: limbo editorial e reflexos no cinema.
Mercúrio e Feiticeira Escarlate: limbo editorial e reflexos no cinema.

Entretanto, nunca ficou inteiramente claro a quem pertenciam os direitos ao cinema de personagens híbridos como Mercúrio e Feiticeira Escarlate, que transitam entre aqueles dois universos das HQs.

Meses atrás, o Presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, havia dito em uma entrevista que personagens assim poderiam ser usados tanto por um estúdio quanto por outro. E agora aconteceu.

Apesar de não estar claro se o fato é resultado de uma disputa entre os dois estúdios, o fato é que Mercúrio não será o motim de um crossover (encontro) entre os Vingadores e os X-Men, já que o personagem será interpretado por atores diferentes. Afinal, Singer anunciou o ator Peters, enquanto Whedon disse que “os atores ainda não foram escolhidos”.

Família reunida: Magneto, Feiticeira Escarlate e Mercúrio.
Família reunida: Magneto, Feiticeira Escarlate e Mercúrio.

Aparentemente, Days of Future Past (Ou Dias de um Futuro Esquecido, como pode ser chamado aqui no Brasil) trará revelações maiores sobre o passado de Magneto, já que a existência de seus filhos nunca fora mencionada nos vários filmes da franquia até agora. A trama do novo filme envolverá viagens no tempo e personagens do passado (advindos do filme X-Men – Primeira Classe) e do presente (a Trilogia dos X-Men, encerrada em 2007). Magneto será mostrado em duas versões: a jovem (por Michael Fassbender) e a idosa (por Ian McKellen).

O comentário de Singer cita apenas Mercúrio, mas não é impossível que a Feiticeira Escarlate também apareça. Afinal, os irmãos são gêmeos.

Já em Os Vingadores 2, Mercúrio e Feiticeira Escarlate virão para sacudir a superequipe, segundo as palavras de Whedon, que disse que os irmãos gêmeos representam a parcela da sociedade que não se sente representada pela superequipe. Além disso, a escolha dos personagens atende a uma referência estética:

Os heróis do primeiro filme são muito baseados em porrada. Queria uns personagens com poderes interessantes e legais de mostrar na tela.

Alguns comentaristas da internet afirmam que o filme não poderá citar que os heróis são mutantes (ou seja, já nasceram com seus poderes), pois é a Fox quem detém os direitos dos heróis mutantes da Marvel Comics; assim, como muito provavelmente, não haverá menção ao pai dos gêmeos, Magneto. Também se diz que os nomes Feiticeira Escarlate e Mercúrio não poderiam ser utilizados pelo Marvel Studios, que terá que chamá-los apenas de Pietro e Wanda Maximoff, seus nomes civis.

Se a presença de Mercúrio nos dois filmes – ou pelo menos seu recém anúncio em Days of Future Past – for resultado de uma disputa entre os dois estúdios, a Fox pode estar complicando sua vida com a Marvel Entertainment – a holding que representa a Marvel Comics e o Marvel Studios – o que não é interessante tendo em vista quem é o dono dos personagens.

A Feiticeira Escarlate tem histórico que pode transformá-la em uma vilã no filme dos Vingadores.
A Feiticeira Escarlate tem histórico que pode transformá-la em uma vilã no filme dos Vingadores.

Saiba mais sobre Feiticeira Escarlate e Mercúrio clicando aqui.

Os Vingadores 2 será o fechamento da chamada Fase 2 do Marvel Studios, que se desenvolve em Homem de Ferro 3, Thor – O Mundo Sombrio, Capitão América – O Retorno do Primeiro Vingador e Guardiões da Galáxia. Ao que consta, o filme envolverá a ameaça cósmica do supervilão Thanos, que já apareceu brevemente no primeiro filme.

Os Vingadores 2 será escrito e dirigido por Joss Whedon, começa as filmagens em 2014 e terá lançamento em 1º de maio de 2015, nos EUA. O elenco deve reunir novamente Robert Downey Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro), Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Bruce Banner/Hulk), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Scarlet Johansson (Natasha Romanoff/Viúva Negra) e Jeremy Renner (Clint Barton/Gavião Arqueiro).

Os Vingadores surgiram em 1963, criados por Stan Lee e Jack Kirby, publicados em The Avengers 01, reunindo personagens já criados previamente. Mais importante supergrupo da Marvel Comics, fazer parte da equipe significa ter um status diferenciado de importância no Universo da editora.

Nos quadrinhos, o arco Dias de Futuro Esquecido, escrito por Chris Claremont e John Byrne e desenhado por este último, publicado em Uncanny X-Men 141 e 142, de 1981, mostra um futuro distópico no qual os mutantes são perseguidos e exterminados pelos Sentinelas, gigantescos e poderosos robôs autônomos, o que obriga aos remanescentes dos X-Men a lançarem uma de seus membros de volta ao passado para mudar os eventos que levaram àquele futuro.

X-Men – Days of Future Past é escrito por Simon Kinberg (de X-Men – O Confronto Final) e Matthew Vaughn (de Kick-Ass); e dirigido por Bryan Singer. O elenco traz James McAvoy (Charles Xavier), Michael Fassbender (Erik Lehnsherr/ Magneto), Jennifer Lawrence (Raven/ Mística), Nicolas Hoult (Hank McCoy/ Fera), Patrick Stewart (Xavier velho), Ian McKellen (Magneto velho), Hugh Jackman (Wolverine), Halle Berry (Tempestade), Anna Paquin (Vampira), Ellen Page (Kitty Pryde), Shawn Ashmore (Homem de Gelo), Daniel Cudmore (Colossus), Fang Bingbing (Blink), Peter Dinklage (papel não-revelado), Omar Sy (Bishop), Adam Canto (papel não-revelado), Booboo Stewart (Apache) e Evans Peters (Mercúrio). As gravações iniciam em abril de 2013 e o lançamento será em 18 de julho de 2014.

Os X-Men foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, mas só foram bem-sucedidos comercialmente nos anos 1970, a partir da reformulação idealizada pelo escritor Len Wein e tocada à frente por Chris Claremont, Dave Cockrum e John Byrne. Daí em diante, se tornaram uma das revistas de maior sucesso da Marvel Comics.