Chin Han integra a SHIELD do mal?
Chin Han integra a SHIELD do mal?

O site Twitch trouxe uma informação curiosa sobre Captain America – The Winter Soldier, sequência de Capitão América – O Primeiro Vingador e de Os Vingadoresaté agora chamado no Brasil de Capitão América – O Retorno do Primeiro Vingador, com as aventuras-solo do herói criado pela Marvel Comics, levado aos cinemas pelo Marvel Studios e Disney. Segundo suas fontes, o personagem de Robert Redford, Alexander Pierce, o líder da SHIELD, terá uma pequena equipe de agentes ao seu serviço direto, que inclui os atores: Chin HanJenny Agutter,Alan Dale e Bernard White.

Chin Han é o mais conhecido dos fãs, pois interpretou o mafioso Lau em Batman – O Cavaleiro das Trevas, de 2008; e fez o personagem Frank Chen em Arrow, a série de TV sobre o Arqueiro Verde.

Robert Redford é o nome por trás da SHIELD. Vilão?
Robert Redford é o nome por trás da SHIELD. Vilão?

Segundo o que se especula até agora, parte da trama de O Retorno do Primeiro Vingador envolverá a a minissérie Nick Fury vs. SHIELD, publicada em 1988, com texto de Bob Harras e arte de Paul Neary, na qual o Diretor da SHIELD, Nick Fury, descobre um núcleo de corrupção dentro da agência e se torna um fora da lei perseguido por eles. A mente por trás de tudo é o cientista Arnim Zola, personagem que também está no novo filme.

No contexto dos filmes, Fury (interpretado por Samuel L. Jackson) é o Diretor da agência, mas responde ao Conselho de Segurança Mundial, que aparentemente é presidido por Alexander Pierce. As filmagens na cidade de Cleveland, no Estado de Ohio, nos Estados Unidos, dão a entender que Fury está sendo perseguido pela polícia, o que reforça a ambientação da minissérie citada e do próprio arco de histórias O Soldado Invernal, escrito por Ed Brubaker e desenhado por Steve Epting, lançado em 2004 e 2005, num novo volume da revista Captain America, entre os números 01 e 12, na qual Fury está foragido da SHIELD e tem seu posto ocupado por Maria Hill.

Os rumores em torno da trama afirmam que Alexander Pierce é um vilão.

Samuel L. Jackson: Nick Fury fora da lei?
Samuel L. Jackson: Nick Fury fora da lei?

O Retorno do Primeiro Vingador mostrará o Capitão América tentando se adaptar ao mundo contemporâneo depois de passar 70 anos congelado; e lidando com as consequências dos eventos mostrados em Os Vingadores. Além disso, estará envolvido em uma grande operação da SHIELD e seu velho amigo Bucky Barnes é agora um vilão assassino chamado Soldado Invernal; mas haverá outros vilões, como  Ossos Cruzados. Em compensação  o supersoldado também ganhará novos aliados, nas figuras da Agente 13 da SHIELD, Sharon Carter, e do Falcão.

Capitão América – O Retorno do Primeiro Vingador mantém os mesmos roteiristas da primeira parte: Christopher Markus e Stephen McFeely e a direção é dos irmãos Joe Anthony Russo. O elenco tem Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/ Viúva Negra), Samuel L. Jackson (Nick Fury),  Robert Redford (Alexander Pierce), Sebastian Stan (Buck Barnes/Soldado Invernal), Anthony Mackie (Sam Wilson/Falcão),  Cobie Smulders (Agente Maria Hill), Frank Grillo (Brock Rumlow/ Ossos Cruzados) e Georges St. Pierre (Baltroc, o saltador), além de participações de Hayley Atwell (Peggy Carter), Emily VanCamp (Sharon Carter/ Agente 13), Toby Jones (Armin Zola), Dominic Cooper (Howard Stark), Maximiliano Hernandez (agente Jasper Sitwell) e Callan Mulvey (agente Jack Rollins). As filmagens já começaram em Los Angeles e devem passar por Cleveland (Ohio) e Washington-DC.  A estreia será em 04 de abril de 2014.

O Capitão América foi criado por Jack Kirby e Joe Simon em 1941 e foi o maior sucesso dos anos iniciais da Marvel Comics. Após décadas sem ser publicado, foi resgatado para as histórias modernas em Avengers 04, de 1964, por Stan Lee e Jack Kirby, numa história dos Vingadores, grupo que passou a liderar a partir de então.