Fera e Wolverine nos anos 1970. Logan do presente no passado?
Fera e Wolverine nos anos 1970. Logan do presente no passado?

Com a proximidade do início da Comic-Con de San Diego, muitas notícias e rumores circulam sobre os filmes e mais ainda de X-Men – Days of Future Past, sequência de X-Men – Primeira Classe, que mostra as origens do supergrupo de heróis mutantes da Marvel Comics levado aos cinemas pela 20th Century Fox. O site The Vulture garante que descobriu segredos sobre a trama do filme e a confirmação de alguns personagens.

De acordo com o site, (como já se esperava – já que ele protagoniza tudo o que diz respeito aos X-Men nos cinemas) será Wolverine quem viaja no tempo para o passado e não Kitty Pryde como nos quadrinhos originais. No filme, Kitty usaria seus poderes para transportar Logan do presente para o passado – o ano de 1973 – mas algo aconteceria a ela e o herói ficaria preso no passado.

Assim, os primeiros X-Men iriam em busca de alguém que pudesse devolver Wolverine para o futuro.

As duas versões de William Stryker no cinema.
As duas versões de William Stryker no cinema: mais jovem com Danny Hudson…
william Stryker brian cox
… e mais velho por Brian Cox.

Além disso, o Vulture garante que descobriu os papeis de alguns atores. Como já se esperava (ou sabia), Peter Dinklage interpreta mesmo o cientista Bolivar Trask, que nos quadrinhos criou os robôs Sentinelas, que devem aparecer no filme. Outro ator com papel não revelado era Josh Helman, que o site garante ser um jovem William Stryker, o militar que transforma Logan em Wolverine. Stryker foi vivido no “presente recente” por Brian Cox em X-Men 2 e “no passado não tão distante” por Danny Hudson em X-Men Origens – Wolverine.

Rumores do passado indicavam que Helman poderia viver um jovem Ciclope, mas considerando o tempo do filme, o ator é velho demais para isso.

Wolverine e Kitty Pryde nos quadrinhos: papeis invertidos no cinema.
Wolverine e Kitty Pryde nos quadrinhos: papeis invertidos no cinema.

E falando em Ciclope – que até onde se saiba não está presente no filme (o que irrita os fãs que querem ver o líder dos X-Men ter o papel que merece nos cinemas) – seu irmão Destrutor, Alex Summers, estará em Dias de Um Futuro Esquecido. O diretor Bryan Singer publicou no Twitter uma imagem do ator Lucas Till no set de filmagem, vestido como um soldado. Será que o Destrutor vai lutar na Guerra do Vietnã? É o que parece.

Aliás, embora seja o irmão caçula de Ciclope nos quadrinhos, não está claro qual é o grau de parentesco dos dois no cinema. Com certeza não é o mesmo. E é possível que Ciclope seja até filho de Alex Summers no universo do cinema. Quem sabe? A idade confere.

E falando nisso (de novo), segundo a cronologia corrente do cinema dos X-Men, em 1973, Wolverine deve estar no Vietnã, lutando ao lado de seu irmão Victor Creed (mais tarde, Dentes de Sabre). É só depois disso que Logan conhece William Stryker, se envolve na Equipe X, se isola no Canadá com a Raposa Prateada e, por fim, é capturado pelo Programa Arma X e tem os ossos de adamantium inseridos em seu corpo.

Lucas Till como Alex Summers no novo filme.
Lucas Till como Alex Summers no novo filme.

Ou seja, Dias de um Futuro Esquecido está alinhado ao início de X-Men Origens – Wolverine. Será que ele encontra Alex Summers por lá?

Nos quadrinhos, o arco Dias de Futuro Esquecido, escrito por Chris Claremont e John Byrne e desenhado por este último, publicado em Uncanny X-Men 141 e 142, de 1981, mostra um futuro distópico no qual os mutantes são perseguidos e exterminados pelos Sentinelas, gigantescos e poderosos robôs autônomos, o que obriga aos remanescentes dos X-Men a lançarem uma de seus membros de volta ao passado para mudar os eventos que levaram àquele futuro.

X-Men – Days of Future Past é escrito por Simon Kinberg (de X-Men – O Confronto Final) e Matthew Vaughn (de Kick-Ass); e dirigido por Bryan Singer. O elenco traz James McAvoy (Charles Xavier), Michael Fassbender (Erik Lehnsherr/ Magneto), Jennifer Lawrence (Raven/ Mística), Nicolas Hoult (Hank McCoy/ Fera), Patrick Stewart (Xavier velho), Ian McKellen (Magneto velho), Hugh Jackman (Wolverine), Halle Berry (Tempestade), Anna Paquin (Vampira), Ellen Page (Kitty Pryde), Shawn Ashmore (Homem de Gelo), Lucas Till (Alex Summers/Destrutor), Daniel Cudmore (Colossus), Fang Bingbing (Blink), Peter Dinklage (Bolivar Trask), Omar Sy (Bishop), Adam Canto (Mancha Solar), Booboo Stewart (Apache), Evans Peters (Mercúrio) e Josh Helman (William Stryker). As gravações iniciaram em abril de 2013 e o lançamento será em 18 de julho de 2014.

Os X-Men foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, mas só foram bem-sucedidos comercialmente nos anos 1970, a partir da reformulação idealizada pelo escritor Len Wein e tocada à frente por Chris Claremont, Dave Cockrum e John Byrne. Daí em diante, se tornaram uma das revistas de maior sucesso da Marvel Comics.