Michael Rooker como Yundu nas filmagens de Guardiões da Galáxia.
Michael Rooker como Yundu nas filmagens de Guardiões da Galáxia.

As filmagens de Guardiões da Galáxia, adaptação da equipe de super-heróis cósmicos da Marvel Comics, realizado pelo braço cinematográfico da empresa, o Marvel Studios, prosseguem na Inglaterra. Vazaram hoje imagens de uma filmagem da queda de uma nave espacial, envolvendo o personagem Yundu, vivido por Michael Rooker (de Walking Dead). Nas imagens podemos ver Rooker azul como Yundu, acompanhando de soldados armados. Ele não parece uma vítima em sua postura. Veja ao lado.

Além disso, o Presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, falou à revista Empire sobre o filme, inclusive trazendo a revelação de que o vilão principal do filme é Ronan, o acusador (vivido por Lee Pace); e não o Colecionador (vivido por Benício Del Toro) como se pensava.

Feige comentou isso enquanto falava sobre outro grande vilão presente no filme: Thanos, o maior vilão cósmico da Marvel, que apareceu brevemente em Os Vingadores.

Ronan, o acusador é mesmo o principal vilão e Thanos está pairando sobre tudo isso. Você aprenderá mais sobre Thanos em Guardiões da Galáxia, claro. Com certeza você terá mais do que uma volta em torno dele e um sorriso. Você terá muito mais do que isso.

Imagens do set de filmagem.
Imagens do set de filmagem.

Portanto, os fãs podem ficar tranquilos quanto à presença de Thanos e sua importância na trama. Até porque, nos quadrinhos, personagens como Gamora e Drax, o destruidor, que são membros dos Guardiões da Galáxia, têm origens intimamente ligadas ao titã louco: ele um ser criado artificial estritamente com o propósito de deter Thanos; ela sua filha adotiva, criada para ser a maior assassina do cosmos, mas que se volta contra seu mentor.

Thanos: maior presença no filme.
Thanos: maior presença no filme.

Uma questão interessante é que, até o momento, não há um ator escalado para viver Thanos. Muita gente esperava que fosse Benício Del Toro, mas este foi anunciado como o Colecionador, outro vilão cósmico dos quadrinhos. Será que Thanos será apenas uma “presença” no filme? Tal qual foi Norman Osborn em O Espetacular Homem-Aranha? Um personagem que é citado o tempo todo, que pode ser sentido, mas não aparece efetivamente? Ou será que alguém ainda será anunciado para se colocar embaixo da maquiagem que irá criar o titã louco?

Thanos foi criado pelo escritor e desenhista Jim Starlin, em Invencible Iron-Man 55, em 1973, numa aventura do Homem de Ferro. Posteriormente, ainda nas mãos de Starlin, Thanos se transformou no maior vilão cósmico da Marvel, enfrentando os Vingadores, Capitão Marvel e Warlock. Thanos é um alienígena de Titã, uma das luas de Saturno, e tem suas origens relacionadas aos deuses gregos. Ele é um amante da entidade Morte e seu objetivo é matar o maior número possível de seres vivos do Universo. Para isso, busca por artefatos cósmicos de intenso poder, como o Cubo Cósmico e a Manopla do Infinito.

Rooker no set.
Rooker no set.

Outra questão comentada por Kevin Feige é sobre a temporalidade do filme. Corre um rumor de que Guardiões da Galáxia se passa no futuro, no ano 2045. Contudo, não é isso o que o presidente do estúdio diz. Perguntado se o filme se passa no mesmo tempo dos outros filmes da Fase 2 do Marvel Studios, ele responde:

A resposta geral é sim. Não é revelado exatamente em que mês ou ano está em relação com os outros da Fase 2. Mas sim, é o mesmo tempo.

Yundu nos quadrinhos.
Yundu nos quadrinhos.

Segundo informes até agora, Guardiões da Galáxia terá ligações com os filmes atuais do Marvel Studios e, pretensamente, construirá uma ponte com Os Vingadores  – A Era de Ultron. Talvez a trama envolva viagens no tempo. A Tropa Nova, força de manutenção da paz no Espaço, terá papel importante no filme. O vilão Thanos (já apresentado em Os Vingadores) também terá alguma importância na trama, mas não será o oponente principal, que deverá ser Ronan, o acusador, além do Colecionador, auxiliado pela pirata Nebula. A Marvel diz que a trama se focará no arco do personagem Star-Lord (ou Senhor das Estrelas), o líder da equipe, que é meio terráqueo, meio alien. Os demais membros da equipe são: Gamora, Rocket Raccoon, Groot e Drax, o destruidor. O personagem Yundu – que nos quadrinhos já foi membro do grupo – também está no filme, mas aparentemente não na equipe.

Guardiões da Galáxia é dirigido por James Gunn, que também reescreveu o roteiro que antes passou pelas mãos de Nicole Pearlman e Chris McCoy. O elenco traz Chris Pratt  (Star-Lord); Zoe Saldana (Gamora); o lutador de MMA Dave Bautista (Drax, o destruidor); Glenn Close (líder da Tropa Nova), Benício Del Toro (Colecionador), John C. Reilly (Rhomann Dey), Michael Rooker (Yundu);  Lee Pace (Ronan, o acusador); Karen Gillan (Nebula); Vin Diesel (Groot); Djimon Hounsou (Korath); Ophelia Lovibond (ajudante do vilão). A data de lançamento do filme é 1º de agosto de 2014. Ele integra a Fase 2 do Marvel Studios e terá conexões com Os Vingadores 2, que sai no ano seguinte.

Os Guardiões da Galáxia é um time de heróis cósmicos, que atua no Espaço Sideral e surgiram em 1969, na revista Marvel Super-Heroes 18, criados por Arnold Drake e Gene Colan. Coadjuvantes do Universo Marvel e vindos do futuro, participaram de histórias dos Vingadores, Defensores e Thor. Uma nova versão da equipe, com personagens do presente, surgiu na maxissérie Aniquilação: Conquista, em 2008, criada por Dan Abnett e Andy Lanning, trazendo como membros Star Lord, Gamora, Groot, Rocket Racoon e Drax, o destruidor.