Coleção Histórica traz confrontos com o Duende Verde.
Coleção Histórica traz confrontos com o Duende Verde.

A editora Panini Comics, que edita no Brasil o material original da Marvel Comics, anunciou o lançamento da Coleção Histórica Marvel: Homem-Aranha, uma caixa com quatro volumes de especiais trazendo histórias clássicas do personagem em confronto com seus maiores inimigos. O primeiro volume trará uma coletânea com as maiores batalhas com seu arquiinimigo, o Duende Verde.

Coleção Histórica Marvel: Homem-Aranha 01 copila as edições 14, 17, 23, 39, 40, 121 e 122 de Amazing Spider-Man, publicadas entre 1964 e 1973, com roteiros de Stan Lee (exceto nas duas últimas, por Gerry Conway) e desenhos de Steve Ditko (14, 17, 23), John Romita (39, 40) e Gil Kane + John Romita (121 e 122).

Dentre as histórias, a primeira aparição do Duende Verde (que envolve uma batalha contra os Executores e o Hulk ao mesmo tempo); uma batalha acirrada com a ajuda do Tocha Humana; quando o vilão descobre a identidade secreta do Homem-Aranha e a revelação de que o vilão era na verdade o empresário Norman Osborn, pai de Harry, grande amigo de Peter Parker; e a superclássica história na qual o Duende Verde mata Gwen Stacy, a namorada do Aranha, e morre em batalha em seguida.

São obras clássicas, marcadas por humor e forte carga dramática, além de arte dinâmica.

Homem-Aranha versus Duende Verde na arte clássica de John Romita.
Homem-Aranha versus Duende Verde na arte clássica de John Romita.

Infelizmente, pelo tamanho do volume, ficaram de fora alguns dos confrontos com o Duende Verde, em especial aquele publicado na revista especial Spectacular Spider-Man 02, de 1968, já publicado aqui na coleção Homem-Aranha: Grandes Desafios pela própria Panini.

Em geral, o material de Coleção Histórica foi todo publicado recentemente, mas é válido a editora reeditar porque o interesse nessas HQs clássicas nunca se encerra. E ler histórias como A Noite em que Gwen Stacy Morreu (Amazing Spider-Man 121) é uma verdadeira aula de histórias em quadrinhos. Saiba mais sobre o Duende Verde neste post do HQRock.

Os próximos volumes de Coleção HIstórica trarão confrontos com Dr. Octopus, Lagarto e Sexteto Sinistro, devendo, portanto, ir além do material clássico das décadas de 1960 e 1970.

A Panini já publicou no ano passado uma Coleção Histórica Marvel: Os Vingadores, com quatro volumes dedicados à equipe, ao Capitão América, Homem de Ferro e Thor, com ótimo acabamento gráfico. É um material que realmente vale à pena.

Assim como o dos Vingadores, a coleção do Homem-Aranha virá com uma caixa para acondicionar os quatro volumes.

Coleção Histórica Marvel: Homem-Aranha vol. 01 tem preço de R$ 22,90, 164 páginas, capa cartão e papel off-set.

O Homem-Aranha foi criado por Stan Lee e Steve Ditko em 1962, na revista Amazing Fantasy 15, da Marvel Comics. Ele é publicado até hoje na revista Amazing Spider-Man e outras e também é membro dos Vingadores.