
A longa temporada do genial, louco e polêmico escritor Grant Morrison à frente do Batman, o mais popular personagens das histórias em quadrinhos da atualidade, publicado pela editora DC Comics, se encerrou há pouco tempo nos EUA e, agora, finalmente, chega ao Brasil.
O escocês Grant Morrison fez parte da invasão britânica que tomou os quadrinhos dos EUA nos anos 1980 – revelando também Alan Moore, Neil Gaiman, Alan Grant e vários outros – e ganhou notoriedade com suas histórias carregadas de metalinguagem em Homem-Animal, um obscuro personagem da DC Comics. Logo, o escritor estava produzindo outros títulos até ganhar a fama mundial ao liderar a melhor fase da Liga da Justiça, na segunda metade dos anos 1990. Depois de uma passagem pela Marvel, Morrison voltou à DC em 2006, comandando a maxissérie semanal 52 e assumindo a revista mensal do Batman.
Em sua longa fase, Morrison criou o personagem Damian Wayne, o filho do Batman com Talia Al Ghul, filha do vilão Ra’s Al Ghul, que inicialmente é quase um assassino, mas é treinado pelo pai para virar um herói e se transforma no novo Robin. A temporada foi marcada ainda pela grande batalha do homem-morcego contra a Luva Negra, uma organização secreta que queria destruí-lo e também trouxe as duas mortes do Batman: uma na batalha final contra o Dr. Hurt (líder daquela organização) e, logo em seguida, outra nas mãos do supervilão Darkseid, na maxissérie Crise Final. Era mais um recurso de metalinguagem do autor.

Após a Batalha pelo Manto, Bruce Wayne passou um ano desaparecido, sendo substituído no papel de Batman por seu filho adotivo, Dick Greyson, o primeiro Robin. Batman voltou e, então, ocorreu o grande abalo da fase de Morrison: a criação da Corporação Batman, uma empresa multinacional comandada por Bruce Wayne para expandir a franquia do homem-morcego em outros países do mundo, financiando e treinando combatentes ao crime. É justamente o último capítulo desta saga que encerra a fase do escritor.
A fase de Morrison à frente do Batman coincidiu com o sucesso cinematográfico do homem-morcego nas mãos de Christopher Nolan; e a união dos roteiros de Morrison nos quadrinhos, com a encarnação de Christian Bale, nas telas, ajudaram ao cavaleiro das trevas se transformar na mais poderosa franquia dos quadrinhos da atualidade. Imbatível atualmente. (Veja o domínio do personagem no mercado, por exemplo, por meio da listagem das revistas mais vendidas dos EUA em setembro, num post aqui do HQRock, clicando aqui).
Publicada no Brasil pela Panini Comics – editora que edita o material original da DC Comics no país – na própria revista mensal do Batman, a fase de Morrison também vem ganhando uma coleção de encadernados, como Batman & Filho, A Luva Negra e Descanse em Paz. Também já houve três encadernados com Corporação Batman.

Na prática, a fase de Morrison se encerrou lá fora em 2011, quando do advento do megaevento Os Novos 52, que marcou uma reformulação cronológica e editorial da DC Comics, quando o escritor passou a comandar as aventuras do Superman. Ainda assim, ficaram pendentes algumas histórias de Batman Inc. Morrison retornou em 2012 para encerrá-la há poucos meses atrás.
É justamente o fim dessa saga que encerra a longa jornada de Morrison à frente do Batman. O capítulo final envolve uma grande batalha final contra Talia Al Ghul. A trama traz muita violência e a morte de um personagem principal.
Amado por muitos e odiado por tantos outros, Morrison vem se dedicando cada vez menos aos títulos mensais para desenvolver projetos especiais na DC Comics.
Corporação Batman Vol. 04, publicada no Brasil pela Panini, traz a história em 204 páginas, com preço sugerido de R$ 19,90.
Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane em 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.


Gostaria de saber de que número, até qual número vai toda a fase dele.
GostarLiked by 1 person
Olá! Segue abaixo a lista das revistas originais de Grant Morrison com o Batman. Um abraço!
Batman 655 a 702 (2006-2010); Batman and Robin 01-16 (2009-2010); Batman Incorporated v1 01-08 (2011), V2 0-12 (2012-2013).
GostarGostar