
A cada dia, um novo rumor. Isso não era visto desde Os Vingadores e Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Mas está acontecendo com Batman Vs. Superman, título de trabalho da sequência de Superman – O Homem de Aço, o reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o personagem da DC Comics, que colocará o homem-morcego contra o último filho de Krypton, resultando no primeiro encontro cinematográfico dos dois mais icônicos de todos os super-heróis. O boato da vez fala da presença de Asa Noturna no filme. No campo mais concreto, o cineasta Kevin Smith afirmou que possivelmente alguma arte conceitual do filme deve ser exibida neste fim de semana no evento que comemora o lançamento de O Homem de Aço em Blu-ray e DVD, organizado por ele.
O evento contará com a presença de Smith – um diretor que todo mundo sabe, adora quadrinhos – e parte da equipe de O Homem de Aço, como o diretor Zack Snyder e a atriz Amy Adams; o astro Henry Cavill deve aparecer via teleconferência direta de Londres, onde vive. O evento será exibido pelo site Yahoo!, no sábado, 09 de novembro, ao meio-dia no horário da Costa Leste dos EUA.

Para turbinar o evento, além do bate-papo sobre o reinício da franquia do maior de todos os super-heróis, Snyder deverá exibir alguma arte conceitual do novo filme. O que os rumores apontam é o visual do novo Batman, muito aguardado pelos fãs.
Saindo do concreto e indo para o campo dos boatos, o que circula agora na internet é que além de Superman e Batman (e talvez da Mulher-Maravilha, como insistem muitos informes) também haveria a presença do herói Asa Noturna, o principal discípulo do homem-morcego.

Nos quadrinhos, Asa Noturna é Dick Greyson, ninguém menos do que o primeiro Robin. De família de ciganos e vivendo como artistas de circo, Greyson viu seus pais morrerem em uma sabotagem durante um espetáculo quando tinha cerca de 12 anos. O motivo era vingança: o circo tinha se negado a pagar por “proteção” de um mafioso quando chegou em Gotham City. Na platéia, Bruce Wayne presenciou a cena e, chocado por ver sua própria história se repetir, decide adotar o novo órfão.
Algum tempo depois, Dick, que era um rapaz extremamente inteligente, além de tão hábil fisicamente quanto o próprio Batman, terminou descobrindo a vida dupla de seu novo tutor. Destinado a fazer justiça com as próprias mãos, Greyson terminou sendo treinado por Wayne para se tornar o Robin, parceiro adolescente do Batman no combate ao crime.

Greyson logo se destacou por sua grande agilidade física e terminou liderando um grupo de heróis adolescentes, chamado Os Novos Titãs. No fim da adolescência, o jovem decidiu abandonar a identidade de Robin e passou a ser conhecido como Asa Noturna. Outros jovens depois assumiram a identidade de Robin, como Jason Todd, Tim Drake, Stephannie Brown e Damian Wayne.

Como Asa Noturna, Greyson se tornou um dos heróis mais respeitados do Universo DC e chegou a substituir Bruce Wayne como Batman em duas ocasiões: quando Wayne precisou se ausentar para se recuperar de um grave ferimento; e quando foi dado como morto durante um ano inteiro.
Além de filho adotivo de Bruce Wayne, Dick Greyson é seu legítimo herdeiro.
No campo editorial, Asa Noturna é um dos personagens mais queridos dos fãs de quadrinhos. Sua revista própria sempre tem uma boa colocação em vendas e o personagem sempre aparece bem cotado em enquetes de preferência. Numa grande enquete realizada pelo site Comic Book Movie, em 2011, com milhares de leitores, Asa Noturna ficou em 3º lugar entre os mais queridos da DC, atrás apenas de Batman e Superman. (Veja aqui).
Voltando ao filme Batman Vs. Superman, o rumor sobre Dick Greyson soa mais como mero boato mesmo. Caso houvesse algum sucessor de Batman no filme, seria muito mais provável ser o John “Robin” Blake que aparece em Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Claro, que se os cineastas quisessem, poderiam fazer Blake, por algum motivo, adotar o nome Dick Greyson e/ou a identidade de Asa Noturna.
Mas a questão é se a Warner/DC vai querer superpovoar o filme de heróis. Pensamos que não.
Tendo em vista que é muito provável que a Mulher-Maravilha (pelo menos como uma participação especial) esteja no filme, diminui as chances de qualquer outro.
Também vale a pena lembrar que já houve boatos de que o Asa Noturna apareceria na série de TV Arrow, com as aventuras do Arqueiro Verde, antes das notícias revelarem que seria o Flash quem daria as caras por lá.
Mas é sempre bom ficar atento…

Por fim, a última notícia: mais candidatas estão sendo testadas para o papel de uma mulher “bonita, inteligente, exótica e atlética” que, oficialmente, é a namorada de Bruce Wayne no filme, mas os rumores apontam para a Mulher-Maravilha. A revista Variety trouxe hoje a notícia de mais duas atrizes testadas para o papel: Gal Gadot (de Velozes e Furiosos ) e Elodie Yung (de G.I. Joe – Retaliação).

As duas se unem a Jaime Alexander (Thor – O Mundo Sombrio) e Olga Kurylenko (de Oblivion e 007 – Quantum of Solace).
A mesma Variety garante, por sua vez, que a personagem se chamará Diana e será mesmo a Mulher-Maravilha, mas que a heroína em si não aparece no filme. Seria apenas um modo de introduzir a personagem para usá-la detalhadamente no futuro próximo. Provavelmente, é um papel pequeno, mas no fim do filme ou na cena pós-créditos seria revelado que ela é a Mulher-Maravilha.

E não é só isso! A revista também garante que outros heróis da Liga da Justiça irão aparecer brevemente no filme, citando nominalmente o Flash. Não é impossível que Batman Vs. Superman traga pequenas pistas, participações especiais e citações de vários personagens do Universo DC, como modo de acelerar seu desenvolvimento no cinema.
Isso casa bem com a postagem no Facebook do ator Stephen Amell, ontem, na qual o astro de Arrow, a série de TV que mostra as aventuras do Arqueiro Verde, exibia imagens do personagem ingressando na Liga da Justiça. Será que Amell e Grant Gustin aparecerão brevemente no filme como Arqueiro Verde e Flash, ou mais provavelmente, em suas identidades civis, de Oliver Queen e Barry Allen? (Lembrando: Grant Gustin irá estrear em Arrow como Berry Allen nos próximos episódios e se transformará no Flash no final da temporada). Com um pouco de ousadia, a Warner poderia fazer isso. Imagine uma cena de festa de gala na qual Bruce Wayne se encontra com Clark Kent, Diana Prince, Oliver Queen e Barry Allen. Não é difícil de acontecer. Apenas um easter egg, para informar o fã que o caminho da união da Liga da Justiça está sendo montado.
Se o filme quiser ser mais direto, poderia até estabelecer de cara a existência de outros heróis e, após a festa, exibir que Bruce Wayne sabe que aqueles outros convidados eram seus heróis respectivos.
E claro, se os rumores sobre Flash, Arqueiro Verde e Mulher-Maravilha crescem, então, adicionar o Asa Noturna ao caldeirão é fichinha.
Ficaremos ligados!
Em Batman Vs. Superman, título de trabalho do novo filme, um Batman mais experiente irá se contrapor ao recém-surgido Superman, criando algum tipo de conflito entre ambos, mais ou menos nos parâmetros da minissérie Batman: O Cavaleiro das Trevas, escrita e desenhada por Frank Miller, em 1986. Segundo os informes até agora, será um “novo” Batman e não uma sequência da Trilogia Cavaleiro das Trevas, embora a premissa de um homem-morcego mais experiente seja justamente adequada a isso. A cidade de Detroit será o modelo para Metrópolis e para a nova Gotham City também.
Batman Vs. Superman será produzido por Deborah Snyder, escrito por David S. Goyer (dos filmes do Batman e O Homem de Aço) e dirigido por Zack Snyder (de 300 e Watchmen), funcionando como uma sequência de Superman – O Homem de Aço. O elenco trará de volta Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Amy Adams (Lois Lane), Laurence Fishburne (Perry White) e Diane Lane (Martha Kent), mais Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne). As filmagens começam em 2014 para o lançamento em 17 de julho de 2015.
Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938 e desde então é publicado pela DC Comics.
Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane em 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.
O Robin foi criado por Jerry Robinson, Bob Kane e Bill Finger, estreando em Detective Comics 38, de 1940, sendo o primeiro parceiro-mirim de um super-herói. Com o passar do tempo, o personagem se tornou muito popular, tendo aventuras-solo e liderado o grupo Os Novos Titãs, que foi o mais popular do início dos anos 1980. O Robin original,Dick Greyson, hoje atua como Asa Noturna e é um dos personagens mais queridos dos leitores da DC Comics.

