O Cavaleiro da Lua: agora, com Warren Ellis.
O Cavaleiro da Lua: agora, com Warren Ellis.

Warren Ellis, um dos mais elogiados escritores de quadrinhos da atualidade irá escrever uma nova série do Cavaleiro da Lua, um obscuro herói da editora Marvel Comics, que publica Vingadores, X-Men e Homem-Aranha.

O novo título, que se chamará apenas Moon Knight, estreará em março de 2014 em meio à nova fase da editora: All-New Marvel Now. Além de Warren Ellis, a revista terá desenhos de Declan Shavey.

Ellis afirmou em entrevista ao The LA Times, que a nova série será mais lógica do que as anteriores:

Tentei colocar o máximo de lógica possível em um título da Marvel que trata de um cara que foi trazido dos mortos por um deus egípcio.

Cartaz com a novidade.
Cartaz com a novidade.

O escritor também explicou o alívio de lidar com um personagem que não é muito famoso e, por isso, não gera tanta expectativa, o que lhe dá mais liberdade.

O Cavaleiro da Lua foi criado por Doug Moench e Don Perlin, em 1975, como um coadjuvante da revista Warenwolf by the Night 32 e 33, que mostrava as desventuras de um lobisomen na linha de revistas de terror da Marvel. O personagem fez sucesso e ganhou uma série de aventuras solo em títulos secundários da Mavel, além da mais famosa Spectacular Spider-Man 22 e 23, de 1978, com texto de Bill Mantlo e arte de Mike Zeck e Jim Mooney, o que serviu para apresentá-lo a um público maior de leitores.

O personagem ganhou sua primeira revista própria em 1980, Moon Knight, com texto de Doug Moench e arte de Bill Sienkiewicz. Foi nessa temporada em que foram exploradas as origens do personagem e sua ambientação mais conhecida.

O Cavaleiro da Lua e suas três identidades: esquizofrenia?
O Cavaleiro da Lua e suas três identidades: esquizofrenia?

Na trama, Marc Spector era um mercenário que termina à beira da morte em uma batalha numa pirâmide do Egito. Mas o deus da lua egípcio Khonshu lhe concede uma segunda chance se ele se tornar um avatar do deus na Terra. Spector aceita e volta à Nova York, onde passa a agir como um vigilante urbano. O herói usa o dinheiro ganho com anos de mercenário para aplicação e ganha uma pequena fortuna, criando uma nova identidade para si: Steven Grant, para andar na high society desvinculado de seu passado de mercenário. Além disso, também cria outra identidade: Jake Lockley, um taxista que consegue informações no submundo.

Moon Knight fez sucesso por um tempo, mas a queda das vendas tirou a revista das bancas na edição 15, de 1982, continuando editada apenas no mercado direto de revistas via comics shops até a edição  38 de 1984. Em seguida, o Cavaleiro da Lua se tornou um dos membros dos Vingadores da Costa Oeste entre as edições 21 a 41 de West Coast Avengers, de 1986 e 1988.

A partir de então, a Marvel tentou republicá-lo várias vezes, com sucesso variável. Em meio à onde de personagens violentos e sombrios no fim dos anos 1980, ganhou a revista Marc Spector: Moon Knight em 1989, que durou 60 edições até 1994.

As mais recentes tentativas de reavivar o personagem se deram a partir de 2006, quando ganhou uma muito elogiada temporada nas mãos do escritor Charles Houston e do desenhista David Finch por 13 edições. Seguiram outras tentativas, inclusive, uma pelo escritor Brian Michael Bendis em 2011.

Warren Ellis tem um currículo praticamente impecável e deve fazer um bom trabalho com o esquizofrênico, confuso e complexo Cavaleiro da Lua.