Logo oficial da DC Comics sobre os 75 dos Batman!
Logo oficial da DC Comics sobre os 75 dos Batman!

75 anos, uma sombra soturna tomou conta da noite e implantou o medo no coração dos criminosos: Batman surgiu! O mais popular de todos os super-heróis da atualidade, presente em todas as mídias possíveis (HQs, cinema, games, TV etc.), o homem-morcego estreou nas revistas em quadrinhos em 1939, na revista Detective Comics 27, publicada pela National Periodicals (mais tarde famosa como DC Comics justamente em homenagem àquela revista), que leva data de capa de Maio, mas começou a circular no mês de março.

A revista Batman de Snyder e Capullo: maior sucesso da DC.
A revista Batman de Snyder e Capullo: maior sucesso da DC.

De lá para cá, uma grande jornada, marcada por grandes momentos, feitos memoráveis, crises, voltas por cima, reinvenções e adaptações ao cinema e à TV. Tudo isso contribuindo para torná-lo um herói que, nos dias de hoje, até ultrapassa o amigo Superman como o mais popular do mundo. Suas revistas em quadrinhos são as HQs de herói mais vendidas do mercado, a recente Trilogia Cavaleiro das Trevas é a franquia de quadrinhos mais exitosa de todos os tempos e o game Arkham Asylum é a série de jogos de maior sucesso da atualidade.

Claro que isso traz a questão de que o Batman não é um, mas vários. O desenhista Bob Kane e o escritor Bill Finger criaram o homem-morcego como um vingador da noite implacável. O herói até matava alguns de seus oponentes naquelas primeiras histórias. Após uma censura da própria editora, o personagem deixou de matar, mas continuou implacável. O sombrio e violento do início foi abrandado com a chegada do Robin (o parceiro mirim de combate ao crime que lançou a moda do gênero) e piorou ainda mais na década de 1950, quando a crise do mercado e a publicação do livro A Sedução do Inocente (do psicólogo Fredric Wertham, acusando os quadrinhos de serem a causa dos males dos Estados Unidos da época) tornaram suas aventuras um misto confuso de ficção científica e tolice. No início da década de 1960, o editor Julius Schwartz tentou devolver dignidade ao Batman, mas os planos foram por água abaixo com o sucesso da série de TV estrelada por Adam West que, inspirada naquele homem-morcego fanfarrão de pouco tempo atrás, criou uma versão ainda mais cômica, absurda, histriônica, camp, embora também psicodélica.

As várias faces de Batman ao longo de seus 75 anos.
As várias faces de Batman ao longo de seus 75 anos.

Mas o sucesso da série foi efêmero e os quadrinhos que tentaram imitá-lo tornaram-se ainda piores. Mas as crises trazem possibilidade de superação e foi o que houve. A partir de 1969, um time de escritores e desenhistas mais jovens substituíram os velhos artistas voltaram o Batman às trevas, retomando os conceitos originais do personagem e fazendo-o novamente sombrio, astuto, violento e sombrio. Deu certo e vimos uma das melhores fases do personagem nos quadrinhos se desenvolver ao longo dos anos 1970.

Outra crise (agora não criativa, mas econômica) forçou a retomada dos conceitos ainda mais  sombrios, o que resultou na segunda metade da década de 1980 ser a mais prolixa em relação ao Batman, com o lançamento de histórias absolutamente clássicas como O Cavaleiro das Trevas, Ano Um, A Piada Mortal, Asilo de Arkham, Morte em Família e muitas outras. Uma onda de batmania varreu o globo no período, com as revistas sendo comentadas na imprensa “séria” – revistas como Time, por exemplo – o que resultou no lançamento (e no grande sucesso) de Batman – O Filme, de Tim Burton, em 1989.

Batman nas telas do cinema.
Batman nas telas do cinema.

Os anos 1990 prosseguiram com a pegada, embora com um pouco menos de sucesso e qualidade, mas ainda grandes momentos nas HQs, embora no campo dos filmes, a qualidade foi só ladeira abaixo. Por outro lado, a TV viu a estreia de Batman – The Animated Series, que muitos consideram um dos melhores desenhos animados de todos os tempos, com uma visão impressionante do cavaleiro das trevas e seu universo. Nos anos 2000, Batman conheceu sua melhor representação no cinema com A Trilogia Cavaleiro das Trevas, comandada pelo cineasta Christopher Nolan e estrelada por Christian Bale, que fez grande sucesso.

Como já escrito, Batman chega aos 75 anos como o maioral. E vem mais por aí. Este ano a DC Comics irá apresentar vários materiais novos e exclusivos, como dois longametragens animados – Batman e Filho (adaptando uma famosa história de 2006) e Batman – Assalto em Arkham (adaptando o famoso videogame). Também estão em gravação o filme Batman Vs. Superman, dirigido por Zack Snyder e com o ator Ben Affleck como o novo homem-morcego; e a série de TV Gotham, que narrará a infância de Bruce Wayne e seu relacionamento com o futuro Comissário James Gordon, o personagem coadjuvante mais antigo de suas histórias. Outras novidades devem ser anunciadas em breve.

Enquanto isso, Bruce Wayne e sua história trágica e obsessiva continuam a se fundamentar cada vez mais no consciente coletivo mundial.

Para comemorar os 75 anos do Batman, o HQRock reúne os principais posts especiais escritos sobre o cavaleiro das trevas. Se você quer saber mais sobre o homem-morcego, siga os links!

 

Saiba tudo sobre o Batman no HQRock.
Saiba tudo sobre o Batman no HQRock.

A Trajetória do Batman: Um megapost com toda a trajetória editorial do homem-morcego, desde sua criação até os dias de hoje.

Batman: As Melhores Histórias: Conheça as maiores, melhores e mais importantes aventuras do cavaleiro das trevas nos quadrinhos.

Batman: A Cronologia: Conheça a antiga cronologia oficial do cavaleiro das trevas; toda a sua biografia até o passado recente. “Antiga” porque em agosto de 2011 a DC Comics reformulou toda sua cronologia e não está muito claro ainda o que vale e o que não vale atualmente.

Batman: Os Maiores Vilões: Uma extensa lista com os mais importantes vilões do cruzado embuçado, naquela que é a melhor galeria de vilões dos quadrinhos.

Os Maiores Amores do Batman: Conheça as mulheres mais importantes na vida de Batman (e de Bruce Wayne) e como elas influenciaram sua trajetória.

Gotham City: Conheça os detalhes da cidade em que vive o cavaleiro das trevas. Um verdadeiro Guia Turístico da mais famosa das cidades fictícias.

As Revistas do Batman no Brasil: Em comemoração à 100ª edição da revista Batman no Brasil, pela editora Panini Comics, em 2011, o HQRock faz um levantamento da história editorial do cavaleiro das trevas em terras tupiniquins.

Batman: Os Filmes que você nunca viu (e nunca verá): O HQRock traz uma pequena compilação dos projetos de Hollywood que foram desenvolvidos sobre o homem-morcego, mas jamais se concretizaram. Alguns vão realmente surpreender você.

A Trajetória da Liga da Justiça: Não podemos esquecer, Batman é um dos principais membros da Liga da Justiça. Aqui, você acompanha a trajetória editorial e cronológica da equipe.batman 75 not official

***

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane em 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.