
O HQRock publicou em sua página no Facebook ontem o primeiro trailer de X-Men – Apocalipse, sequência de X-Men – Dias de um Futuro Esquecido, terceiro filme da série que mostra as origens do supergrupo de heróis mutantes da Marvel Comics levado aos cinemas pela 20th Century Fox. Veja o vídeo abaixo:
O vídeo traz uma ideia geral da trama do filme e do vasto poder do vilão que dá nome à obra. No trailer, Apocalipse desperta após algum tempo e é caçado pela CIA ou FBI na qual Moira MacTargget apresenta a ameaça a Charles Xavier e Hank McCoy. Vemos o vilão recrutando seus quatro cavaleiros (Magneto, Tempestade, Psylocke e Anjo) e vemos este último em ação. Os mutantes veteranos (Mística, Fera e Destrutor) se unem a uma geração de novatos (Ciclope, Jean Grey, Mercúrio, Noturno, Jubileu) para combater uma ameaça de incrível poder.

O trailer e uma entrevista do diretor Bryan Singer à revista Empire, assim como alguns de seus textos no Twitter, revelam alguns detalhes do filme:
- Na abertura, Jean Grey tem um tipo de premonição do fim do mundo e Charles Xavier lhe diz que é “apenas um sonho”. Bryan Singer dá a entender na entrevista que Xavier não está sendo sincero: estará o jovem professor com receio dos poderes de Grey? Na velha linha temporal – apagada pelos eventos de Dias de Um Futuro Esquecido – Grey se torna tão poderosa que enlouquece, ao ponto de (aparentemente) matar Xavier e Ciclope até ser morta por Wolverine. O jovem Xavier entrou em contato mental com sua versão idosa do futuro em Dias de um… Terá aprendido algo sobre Jean na experiência? Entrou em contato com suas lembranças futuras?
- Alex Summers, o Destrutor (introduzido em X-Men – Primeira Classe e com uma pequena participação especial em Dias de Um Futuro Esquecido) é mesmo o irmão mais velho de Scott Summers, o Ciclope. A relação exata entre os dois personagens não estava clara até pouco tempo, pois nos quadrinhos, a relação é inversa: com Ciclope mais velho do que Destrutor, e só alguns anos, enquanto nos filmes a diferença é bem maior, algo como 22 anos.
- Alex Summers aparece várias vezes no trailer, dando a entender que tem uma participação maior neste filme. Bryan Singer também disse que é ele quem leva o irmão caçula até Xavier, pois Scott estaria cego, mas na verdade, estaria desenvolvendo suas rajadas óticas.
- O vilão Apocalipse é dotado do poder de controlar outros mutantes, algo que usa para formar seus quatro cavaleiros.
- Tempestade estará em um período de grande desilusão (numa busca frustrada por sua família), o que facilitará sua cooptação por Apocalipse.
- Jubileu terá um papel bem pequeno no filme, mas estará presente.
- Raven Darkhlome, a Mística, terá um papel de liderança relutante, pois constitui um meio termo entre Xavier e Magneto. O Fera também terá um papel primordial de liderança na formação dos X-Men.
- No trailer há uma cena de Apocalipse destruindo a cidade de Nova York.
- Também há uma cena de uma batalha contra Xavier com o vilão crescendo de tamanho, algo que realmente faz nas HQs. Mas Bryan Singer dá a entender que a batalha pode se passar no plano astral e não no mundo físico.
- Parece que Xavier perderá seus cabelos como consequência de um grande esforço mental para derrotar Apocalipse. O professor aparece careca em uma das últimas imagens do vídeo.
Apocalipse se passará em 1983 e trará a ameaça do vilão homônimo, um dos maiores das HQs originais, e mostrará a real fundação dos X-Men, quando Charles Xavier reúne o time formado por Ciclope, Jean Grey e Fera para atuarem como uma equipe paramilitar que luta pela causa mutante. Outros heróis devem participar do filme, como Wolverine. A trama também envolve uma trama familiar entre o vilão Magneto e o heroico Mercúrio, que está em busca de seu pai.
X-Men – Apocalypse tem história de Bryan Singer e Simon Kinberg (de X-Men – Dias de Um Futuro Esquecido); com roteiro de Kinberg, Dan Harris e Michael Dougherty (de X-Men 2 e Superman – O Retorno); e é dirigido por Bryan Singer. O filme é uma sequência de Dias de Um Futuro Esquecido e traz James McAvoy (Charles Xavier/ Professor X), Michael Fassbender (Erik Lehnsherr/ Magneto), Jennifer Lawrence (Raven/ Mística), Oscar Isaac (En-Sabar-Nur/ Apocalipse), Nicolas Hoult (Hank McCoy/ Fera), Evans Peters (Peter Maximoff/ Mercúrio), Tye Sheridan (Scott Summers/ Ciclope), Sophie Turner (Jean Grey), Alexandra Shipp (Ororo Monroe/ Tempestade), Ben Hardy (Warren Worthington III/ Anjo), Kodi Smit-McPhee (Kurt Wagner/ Noturno), Lana Condor (Jubileu), Olivia Munn (Betsy Braddock/ Psylocke) e Rose Byrne (Moira MacTargget), além da provável participação de Hugh Jackman (Wolverine). Aparentemente, Ian McKellen (Magneto idoso) e Halle Berry (Tempestade adulta) também farão pequenas participações especiais. O lançamento será 27 de maio de 2016.
Os X-Men foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, mas só foram bem-sucedidos comercialmente nos anos 1970, a partir da reformulação idealizada pelo escritor Len Wein e tocada à frente por Chris Claremont, Dave Cockrum e John Byrne. Daí em diante, se tornaram uma das revistas de maior sucesso da Marvel Comics.



Eu estava com um pé atrás com o X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido, apesar de ter gostado bastante do Primeira Classe. Mas depois de ver o filme e perceber que adaptaram muito bem a icônica história fiquei extremamente ansioso pela estréia do vilão Apocalipse. E esse trailer só aumentou minhas expectativas. Vou sentir falta de Patrick Stewart como Xavier (sou fã declarado do interprete do Capitão Picard), mas James McAvoy está perfeito no papel, em nada devendo ao interprete original.
Agora, se sonhar ainda for possível, adoraria ver o vilão Sr. Sinistro numa eventual continuação. Com o dedo de Bryan Singer envolvido é claro.
GostarGostar
É isso aí, Humberto.
Também achei o Dias de Um Futuro Esquecido um ótimo filme e espero que Apocalipse mantenha o ritmo. Ainda sonho em ver Ciclope ser bem retratado no cinema e temos, agora, uma ótima oportunidade.
E como seguir com o novo elenco é a tendência natural, há sim esperança de vermos uma saga do Sr. Sinistro como o próximo filme dos X-Men. Inclusive, seria uma forma de dar destaque a Scott Summers e colocá-lo como protagonista do filme.
Inclusive, acho que eles poderiam misturar o plot geral do Sr. Sinistro com Ciclope e (para dar aquela grandiloquência que os filmes precisam) botar paralelamente a trama de Massacre de Mutantes, para dar movimento aos outros membros da equipe. Quem sabe?
Um abração!
GostarGostar