
Uma reportagem da BBC (reproduzida pelo Star Wars News Net) afirmou que a Disney está negociando com os herdeiros da atriz Carrie Fisher sobre o uso da imagem dela para seus filmes futuros. Fisher interpretou a Princesa Leia Organa na trilogia original de Star Wars e retornou ao papel em sua versão idosa em Episódio VII- O Despertar da Força, mas faleceu em consequência de um ataque cardíaco duas semanas atrás. A atriz já tinha gravado suas cenas para o Episódio VIII, mas fica no ar como se dará a resolução de seu arco dramático no Episódio IX.
A notícia dá a entender que a LucasFilm e a Disney irão adotar o uso da reconstrução de uma Leia Organa digital para o último filme da nova trilogia. O artifício de usar personagens digitais já é corriqueiro em Hollywood – veja o caso do Hulk, por exemplo – porém, o mais recente filme da franquia de Star Wars, Rogue One, trouxe uma grande inovação nesse sentido: usou como personagem importante o Grand Moff Tarkin, o comandante da Estrela da Morte, que foi um dos principais vilões do primeiro filme realizado da saga, Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança, de 1977. Como Rogue One se passa imediatamente ANTES do Episódio IV, a LucasFilm criou uma versão digital do ator Peter Cushing, que interpretou Tarkin em 1977, pois o ator morreu em 1994!

Aparentemente, será feito o mesmo com a General Leia Organa para o Episódio IX. É bem possível, também, que algumas cenas de Carrie Fisher gravadas para o Episódio VIII sejam resguardadas para o seguinte.
Já houve uma versão digital de Leia: na última cena de Rogue One, a personagem ressurge jovem (como era em 1977) para dar início os eventos de Uma Nova Esperança. Fisher colaborou com a LucasFilm para que recriassem uma versão digital de seu rosto jovem durante alguns segundos de filme.

É provável que o mesmo uso seja realizado no Episódio IX.
Leia tem um arco dramático que precisa se resolver: ela e Han Solo são os pais do vilão Kylo Ren, que matou o próprio pai em O Despertar da Força. É esperado que ela reencontre o filho em algum momento da trama e isto não acontece no Episódio VIII.

