Como prometido, hoje foi divulgado o trailer final de Liga da Justiça (o HQRock publicou em sua página no Facebook, veja aqui!) e agora iremos fazer uma rápida análise do vídeo. Abaixo, o trailer legendado em português:

O vídeo é muito mais dinâmico e agradável do que os dois anteriores publicados e tem um visual muito bonito. As imagens estão nítidas e os efeitos visuais mais elaborados.

O trailer não contribui tanto em termos de trama, pois não acrescenta praticamente nada em relação ao que pudemos deduzir dos vídeos anteriores, apesar do novo trailer ser quase todo formado por imagens inéditas, o que é algo muito raro nesses casos.

dltmbx6vwaasdob-842350918.jpgA trama até agora é esta: inicia com um longo flashback com uma batalha na Antiguidade na qual os humanos se unem aos Atlantes (povo do Aquaman) e às Amazonas (e os deuses gregos, como Zeus e Ártemis) contra a horda invasora de Apokolips, planeta do vilão Darkseid e de seu braço forte, Lobo da Estepe (ou Steppenwolf). A Terra vence a batalha e três Caixas Maternas ficam no planeta e são distribuídas entre os três povos e escondidas. [Sabe-se que a dos humanos terminou sendo usada pelos Laboratórios STAR e resultaram no surgimento do Ciborgue].

dltnlpcumaer0xz1619247048.jpgNo presente, o mundo está de luto após a morte do Superman e o trailer inicia com um sonho de Lois Lane, na qual vê Clark Kent em meio a um milharal (cena que pode ser muito bem a primeira dos tempos atuais no filme). Bruce Wayne e Diana Prince mantém contato e se preparam para reunir os outros superseres que descobrirem existir em Batman vs. Superman: no caso, Barry Allen, Arthur Cury e Victor Stone. Mas aparentemente, a invasão de Apokolips chega antes disso. Bom, pelo menos, Wayne parece conversar com o Aquaman antes disso, pois há cenas dele barbado em uma região fria e remota – que pode ser o norte do Canadá, a Greolândia ou os países nórdicos – onde há uma vila de pescadores na qual encontra Arthur Cury e não é bem recebido.

dltotrsuiaaagvo181042126.jpgO encontro com o Flash se dá depois: Wayne está de terno e barbeado. Mas não está claro se ele recruta Barry Allen antes ou depois da invasão de Apokolips.

dlqkislvaaamdiw-1156037359.jpgNo início, apenas Batman, Mulher-Maravilha, Ciborgue e Flash se reúnem, mas Aquaman volta atrás e junta a eles depois que seu reino submarino é atacado e tem sua Caixa Materna roubada, como aparece no trailer. O encontro dos primeiros com o último parece se dar no telhado do Departamento de Polícia de Gotham City, quando os heróis respondem ao chamado do Comissário Gordon, que fará uma rápida participação especial.

justice-league-empire gordon and the teamOs parademônios liderados por Steppenwolf aparecem em muitas cenas – numa delas, num trailer antigo, na casa de Silas Stone, o pai do Ciborgue – mas a Liga da Justiça os combatem em pelo menos dois cenários diferentes: o primeiro é o interior de uma instalação metálica que parece ser uma nave alienígena – aquela de Zod que aparece em O Homem de Aço e A Origem da Justiça ou a de Apokolips, não sabemos; mas a batalha final do grupo será em Chernobyl, a cidade russa que foi devastada pelo pior acidente nuclear da historia, em 1986, nos tempos da União Soviética. O por quê da batalha ser lá deve ter uma explicação: será que os aliens querem usar a radiação para alimentar a Caixa Materna ou algo assim?

dltlzokueamkmgt-1772735449.jpgDe qualquer modo, o Superman – que além do sonho não aparece no vídeo – só deve ressuscitar no fim do filme para ajudar na batalha final. Provavelmente, a equipe estará prestes a ser derrotada quando o homem de aço reaparece e salva a pátria. Também existe a possibilidade do último filho de Krypton ser reanimado pelas forças de Apokolips e retornar “malvado” e lutar contra o grupo.

Esta opção faria sentido para fechar o subplot de A Origem da Justiça na qual o Batman tem um “vislumbre” do futuro com o Superman malvado, inclusive, liderando um exército de parademônios e matando o cavaleiro das trevas. Também relacionado a isso há a fala do Flash – que aparece vindo do futuro para alertar Bruce Wayne de que “Lois é a chave”. Porém, em meio à montanha russa da produção de Liga da Justiça é possível que essa trama simplesmente tenha sido abandonada.

justiceleague banner faces postersO que parece ir nesta direção é o fato de o trailer anterior exibir uma cena na qual Alfred fala com alguém que não vemos e diz que espera que ele não tenha vindo tarde demais para se ter esperança. Quem é esse “ele”? O mais provável é o próprio Superman que, ao ressuscitar vai à procura de Bruce Wayne e encontra Alfred na batcaverna, que o direciona à batalha final em Chernobyl.

Se não for o Superman, quem poderia ser? Poderia ser o Aquaman finalmente vindo ajudar o grupo, também. Ou como muitos fãs sonham, poderia ser o Lanterna Verde aparecendo (totalmente de surpresa) no fim do filme também. Mas isto é muito improvável. No caso do Superman malvado estar no filme – e o uniforme preto deve ser usado sim – este “ele” seria o Aquaman. Veremos em breve.

wp-image-1580111082Por fim, podemos dizer que o trailer final de Liga da Justiça alivia um pouco a tensão em relação ao produto final, que parece mais leve e divertido do que seus antecessores, assim como mantém um visual muito bonito e as cenas de ação demonstram algumas imagens sensacionais no vídeo, em detalhes como a ponta do canhão do batmóvel, o sonho de Lois ou a corrida do Flash.

Liga da Justiça estreia no Brasil em 16 de novembro.