captain marvel yonrogg magnitron new versionOs rumores já corriam há algum tempo, mas ontem o That Hashtag Show confirmou que o ator Ben Mendelsohn (de Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge e Rogue One – Uma História Star Wars) será o vilão principal de Capitã Marvel, no papel de Yon-Rogg, também conhecido como Magnitron. Ele entra para o elenco que já tem Brie Larson (Carol Danvers), Jude Law (Mar-Vell) e Samuel L. Jackson (Nick Fury).

Nos quadrinhos, Yon-Rogg foi um dos principais oponentes do Capitão Marvel clássico, antes deste ser substituído por Carol Danvers como a Capitã Marvel. O vilão surgiu já na primeira aventura do herói em Marvel Super-Heroes 12, de 1967, criado por Stan Lee e Gene Colan.

captain marvel yonrogg magnitron classical versionNa trama, Yon-Rogg é um dos militares da raça alienígena Kree destacada para espionar a Terra, ao lado de Mar-Vell. Porém, Rogg odeia Vell porque este está namorando a médica Una. Mar-Vell é traído e fica na Terra, onde adota a identidade do Dr. Walter Lawson, passa a trabalhar numa base de foguetes da NASA e se apaixona pelo planeta e seus habitantes. Também nesta aventura surge a major Carol Danvers, uma das responsáveis pela base.

captain marvel 18 cover 1969Quando o Capitão Marvel ganhou sua própria revista – no comando de Roy Thomas e Gil Kane, nos textos e arte, respectivamente – o herói voltou a combater Yon-Rogg na edição 11, em 1968. Por fim, em Captain Marvel 18, de 1969, o vilão morre numa batalha contra Mar-Vell, na qual detona um artefato explosivo chamado Psicomagnitron que deixa Carol Danvers bastante ferida.

Tal incidente deixaria Danvers fora do ar por bastante tempo – ela só apareceu de novo nas revistas do Capitão Marvel na edição 35 – mas anos depois foi usado como o motivo para a militar descobrir que a explosão mesclou seu DNA ao dos Kree, lhe dando habilidades similares às de Mar-Vell, como capacidade de voar, superforça e certa invulnerabilidade. Isso a fez assumir a identidade heroica de Miss Marvel, com a qual se tornou membro dos Vingadores. Anos depois, o encontro com uma nebulosa deixou Danvers ainda mais poderosa, inclusive, com a habilidade de absorver e disparar energia.

captain marvel yonrogg magnitronApós Mar-Vell morrer de câncer em uma aventura de 1980, Carol Danvers assumiu a identidade de Capitã Marvel e continua a ser uma das vingadoras mais poderosas.

Saber que, além da protagonista Carol Danvers, Capitã Marvel tem também Mar-Vell e Yon-Rogg deixa claro qual será a trama do filme. Já sabemos que a história se passa nos anos 1990 e que a presença de Nick Fury sinaliza que Danvers não será apenas uma militar, mas uma agente da SHIELD. Como os Skrulls serão também vilões do filme, a história será situada num contexto da milenar guerra entre Skrulls e Kree, muito possivelmente, explorando a mesma ambientação de Mar-Vell estar vivendo escondido na Terra como o Dr. Walter Lawson e, então, ter que confrontar o ciumento Yon-Rogg numa batalha que conferirá os poderes a Carol Danvers. Mar-Vell deve morrer no filme e a heroína decide adotar o nome de Capitã Marvel em sua homenagem.

Quanto ao Magnitron, o vilão foi trazido de volta nas aventuras recentes da Captain Marvel em meio à iniciativa Marvel Now e conta com um visual espetacular.

No fim do filme, Danvers deve ficar no espaço – ou continuando a lutar na guerra Krre-Skrull ou como prisoneira ou perdida no vácuo – sendo esta a maneira de explicar porque não a vimos ainda desde que as aventuras do Universo Marvel dos Cinemas começou em 2008 com Homem de Ferro. De algum modo, o próprio filme mostrará seu retorno, pois ela estará em Vingadores 4, que sai pouco depois de Capitã Marvel.