infinity war promoart ironman cap spidey starlord groot rocketA partir do final de Capitão América – Guerra Civil, muitos fãs e críticos começaram a supor que Steve Rogers iria adotar a identidade de Nômade dali em diante, firmando-se no vindouro Vingadores – Guerra Infinita. E parece que isso foi confirmado! E pela melhor fonte possível: os atores Chris Evans e Sabastian Stan, que interpretam, respectivamente, aquele e seu amigo e parceiro Bucky Barnes, o Soldado Invernal.

infinity war nomad confirmation instagramUm usuário chamado mkgschulte divulgou no Instagram a imagem de um autógrafo que conseguiu de Evans e Stan em sua réplica do escudo do Capitão América, na Phoenix Comic-con, no Arizona, este fim de semana. No autógrafo, Evans escreve seu nome e a palavra “Nômade”; enquanto Stan assina e completa, “estou com o Nômade”.

Embora exista a pequena chance dos dois atores estarem zoando com os fãs, é pouco provável.

infinity-war run scene from the trailerO trailer de Vingadores – Guerra Infinita mostra Steve Rogers barbado, usando uma variação de seu uniforme de Capitão América, sem o escudo (que deixou nas mãos de Tony Stark em Guerra Civil) e é possível notar que a nova roupa até faz algumas homenagens ao traje de Nômade nos quadrinhos.

Capitão América - O Nômade dos 70s
Desiludido, Steve Rogers se torna o Nômade por um curto período. Metáfora da crise do Watergate nos quadrinhos.

Aos não iniciados: ao fim da saga Império Secreto, publicada em 1975, em Captain America & the Falcon 169 a 176, escrita por Steve Englehart e Mike Friedrich com desenhos de Sal Buscema e capas de John Romita; Steve Rogers está extremamente desiludido com os ideais de seu país, depois de descobrir que a conspiração que dá título à saga estava infiltrada até o mais alto dos escalões do Governo dos EUA (saiba mais aqui e aqui); então, decide deixar de usar o uniforme de Capitão América e adota a nova identidade de Nômade, um vigilante itinerante sem ideais claros.

Esta fase durou pouco e após um novato vestir o uniforme de Capitão América e morrer nas mãos do Caveira Vermelha, Rogers decide retomar a velha identidade. Algum tempo mais tarde, porém, o Nômade se tornou um personagem autônomo quando Jack Monroe, um vigilante amigo de Rogers, toma para si tal uniforme e identidade.

nomad jack monroe
O novo Nômade combate o Constrictor.

Nos cinemas, isso deve ser adaptado como Steve Rogers realmente se tornando um vigilante Nômade após a Guerra Civil, saltando de lugar em lugar no mundo promovendo ajuda. Existe um rumor de que a cena no trailer em que vemos Roger entrando em uma batalha noturna – aparentemente contra Proxima Midnight, membro da Ordem Negra de Thanos – ao lado da Feiticeira Escarlate e do Visão se passa na Europa (e não nos EUA), o que reforça mais ainda a ideia de um vigilante viajante. infinity war trailer cap nomad in the dark