nova wallpaper
Nova vai aparecer no Marvel Studios?

Há muito tempo, os fãs de quadrinhos anseiam em ver o Nova como um dos personagens do Universo Marvel dos Cinemas e agora isso pode mesmo acontecer. Segundo o próprio presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, o super-herói cósmico tem “potencial imediato” de ser introduzido na Fase 4 que se inicia após o lançamento do misterioso Vingadores 4, em 2019.

Perguntado pelo Comic Book se o Nova apareceria na Fase 4, Feige foi direto:

[Se] tivéssemos um grande quadro com um conjunto de personagens que tivesse mais potencial imediato” [de aparecer], Nova estaria nesse quadro. Por causa de sua conexão com os Guardiões da Galáxia, porque há mais de um exemplo [dele] para tirar dos quadrinhos, o que é interessante. E você está absolutamente certo: ele estava nos primeiros tratamentos [de roteiro] deles [Guardiões da Galáxia].

Com isso, Feige confirma o velhíssimo rumor de que o personagem aparecia nas primeiras versões do roteiro de Guardiões da Galáxia, provavelmente, na versão da roteirista Nicole Pearlman, que produziu a base do texto que depois foi reformulado pelo diretor James Gunn, quando este assumiu o filme e reescreveu o roteiro.

guardians of the galaxy official rhoman dey and nova guards
Rhoman Dey e a Tropa Nova em Guardiões da Galáxia.

A versão final de Guardiões da Galáxia não traz o Nova, mas em compensação, introduz a Tropa Nova, a força policial que mantém a paz no universo. Porém, enquanto nos quadrinhos o grupo é formado por superseres, no filme, são seres comuns. Ainda assim, não seria nada difícil introduzir um dos membros da Tropa Nova no MCU que fosse terráqueo e ganhasse superpoderes.

Nova_1_(1976)
A estreia do Nova, em 1976.

Criado pelos escritores Len Wein e Marv Wolfman quando os dois ainda trabalhavam com Fanzines, em 1966, o Nova foi retomado pelos autores exatamente dez anos depois quando ambos trabalhavam na Marvel Comics. Com um novo visual criado por John Romita, o Nova estreou já em uma revista própria – The Man Called Nova – com roteiro de Wolfman e desenhos de John Buscema, com o propósito de criar um novo personagem ao estilo do Homem-Aranha, mas com ambientação cósmica.

Na trama, o jovem Richard Rider ganha superpoderes de vôo, força e invulnerabilidade de uma raça alienígena; mas continua a conviver com uma ambientação de classe social baixa e problemas típicos dos adolescentes, tal qual Peter Parker em suas melhores fases. A história desenvolve o fato de que, à beira da morte, o último sobrevivente da Tropa Nova, uma polícia intergalática que protege o cosmos, o alienígena Rhoman Dey escolhe Rider como o herdeiro de seu poder, com o jovem ganhando grandes poderes, mas sem nenhuma experiência ou treinamento para usá-los.

A revista The Man Called Nova, por Wolfman e Buscema, durou 25 edições, até 1979; mas foi cancelada quando as vendas caíram e a trama de suas histórias foram fechadas na revista do Quarteto Fantástico, também escrita por Wolfman na época.

Nova1adigranovCom poucas aparições nos anos 1980, o Nova retornou à popularidade a partir de 1989, quando o escritor Tom DeFalco e o desenhista Ron Frenz retomaram o personagem, se unindo a um novo grupo de jovens heróis, os Novos Guerreiros, que saltaram das páginas de Thor para uma revista própria de sucesso, escrita por Fabian Nicieza e desenhada por Mark Bagley, que durou 75 edições, entre 1990 e 1996. 

Quando Dan Abnett e Andy Lanning recriaram os Guardiões da Galáxia (retomando o nome de um velho grupo dos anos 1960-70 meio esquecido do público) em meio à saga Aniquilação, em 2008, Nova foi incluído no grupo. Porém, Richard Rider morreu num confronto com Thanos em Guardians of the Galaxy (vol. 3) 20, de 2010, sendo substituído por Sam Alexander a partir de Marvel Point One 01, de 2011, ambos os eventos por Joeph Loeb e Ed McGuinness.

Nova_no10_cover sam alexander
Sam Alexander.

Enquanto Rider era um adolescente em sua primeira aparição, já era tratado com um adulto experiente na época de sua morte, enquanto Alexander é apenas um adolescente em torno dos 14 anos. Na trama, é revelado por Rocket e Groot, dos Guardiões da Galáxia, que o pai dele – que estava desaparecido – havia sido membro da Tropa Nova e ao colocar o elmo de seu pai, o menino ganha todos os poderes do Nova.

Essas duas versões podem ser fundidas em uma coisa só no cinema. Que tal?