dawnofjustice official superman in the judgement
Superman deve voltar às aventuras solo.

Os filmes da DC Comics têm deixado um gosto amargo na boca de muitos fãs e a recepção confusa de Superman – O Homem de Aço e Batman vs. Superman – A Origem da Justiça; além da recepção no geral fria ou indiferente de Liga da Justiça, não tiram um elemento positivo: a maioria gosta bastante do Superman de Henry Cavill. E, enquanto começa a promover sua participação em Missão Impossível – Efeito Fallout, foi perguntado se retornaria a vestir a capa vermelha e a resposta é direta: sim! E o quanto antes!

Enquanto o artista participava da Cinema Con esta semana, em Las Vegas, foi questionado pelo Collider a que ponto estaria a possibilidade (há muito rumorizada) de um O Homem de Aço 2 (que teria até Matthew Vaughn como diretor segundo os boatos), Cavill foi franco: não está 100% certo, mas ele está batalhando para que aconteça.

Estou tendo um monte de conversas, nos bastidores, com certas pessoas e, com sorte, conseguiremos conversar com outras pessoas que também são de bastidores para fazer as coisas começarem a acontecer. Eu quero muito fazer um O Homem de Aço 2, uma sequência direta de O Homem de Aço, e há toda uma história do Superman que eu quero contar. Há todo um tipo de estilo do personagem Superman que estou querendo mostrar e estou atrás da oportunidade.

A abordagem proposta por Cavill pode ser muito interessante, afinal, a despeito de algumas (graves) falhas, O Homem de Aço é um bom filme e faz um retrato interessante de um Superman em construção. Porém, o desenvolvimento do personagem foi prejudicado pelo fato dele ser apenas um coadjuvante de luxo em A Origem da Justiça e em Liga da Justiça aparecer apenas na metade final do longa, tendo que dividir o tempo de tela com o resto do grupo, e ainda todos os sérios problemas daquele filme.

Assim, cairia muito bem um outro filme solo do Superman para amarrar melhor o personagem e dar espaço para Cavill entregar uma interpretação arrebatadora que ele é capaz de fazer e já o mostrou – pelo menos – em O Homem de Aço. Um bom roteiro, um bom vilão e um bom diretor podem tornar essa jornada incrível. E não faltam boas histórias do homem do amanhã para se inspirar.

(Veja aqui a lista das Melhores Histórias do Superman!).

Pena que o ambiente DC Films pós Liga da Justiça não está muito favorável aos personagens principais – e o último filho de Krypton ainda foi maculado pela polêmica do bigode (mal) apagado digitalmente (porcamente?) – e não há garantia de que a Warner irá investir em outro filme do personagem no futuro próximo. Enquanto a DC investe em propriedades um pouco mais diversas – vêm aí Aquaman e Shazam! – e mira no certo – Mulher-Maravilha 2 já está começando; e a Arlequina irá voltar provavelmente em Birds of Prey (Aves de Rapina), enquanto Esquadrão Suicida 2 é deixado de escanteio – o que o futuro aponta é algo indefinido:  Flashpoint está numa maré de silêncio preocupante; The Batman parece que nunca decola; O Homem de Aço 2, então…

Mas quem sabe, né?