Enquanto a negociação entre a The Walt Disney Company pela compra da 21th Century Fox permanece cheia de surpresas e suspenses (leia aqui), o CEO da Disney, Bob Iger, deu uma entrevista curiosa ontem ao The Hollywood Reporter, afirmando que o Marvel Studios terá outra franquia cinematográfica além dos Vingadores. Isso significa X-Men e Quarteto Fantástico?
O que se sabe até agora sobre a Marvel pós-2019 (quando sai o misterioso Vingadores 4) é muito pouco: sabemos que haverá sequências para Homem-Aranha e Guardiões da Galáxia, além do comentado filme solo da Viúva Negra. E o que mais? Nem mesmo sucessos como Pantera Negra e Doutor Estranho tiveram qualquer sinalização de sequências no futuro próximo.

E os eventos de Vingadores – Guerra Infinita colocam ainda mais em dúvidas a realização de qualquer um desses filmes à exceção da Viúva Negra…
Perguntado sobre os planos pós-2019, Bob Iger foi surpreendentemente claro:
Temos encontros constantes com nossa equipe da Marvel e já esboçamos os filmes da Marvel que nos levarão para a próxima década. Acho que teremos em nossas mãos o que eu chamaria de uma nova franquia para além dos Vingadores, mas que não necessariamente significa que não teremos mais Vingadores ao longo do caminho. Apenas não anunciamos isso ainda.
A revista também cita que Iger complementa que Vingadores 4 dará um tipo de finalização a tudo o que vem sendo feito desde Homem de Ferro, em 2008. Mas que não significa o fim dos Vingadores nos cinemas.
Dada a popularidade dos personagens e a popularidade da franquia, eu não acho que as pessoas deveriam concluir que não haverá outro filme dos Vingadores.
Outra chefona da Disney, Christine McCarthy disse à reportagem que apesar do enorme sucesso de Guerra Infinita – que já atingiu 1 bilhão de dólares no sábado último, batendo o recorde de filme que mais rápido chegou a essa cifra; que hoje já está na casa do US$ 1,1 bilhão; e como nem estreou na China ainda, é bem possível que chegue aos 2 bi – , o lucro que ele irá gerar será mais ou menos o mesmo dos demais filmes, dada à escala da produção e do elenco.

Depois de Vingadores 4, o único filme com estreia realmente marcada é Homem-Aranha 2, que estreia em 05 de julho de 2019.
Porém, o Marvel Studios já anunciou outras sete datas de estreias sem estarem vinculadas a um filme específico: 01 de maio, 31 de julho e 06 de novembro de 2020; 07 de maio, 30 de julho e 05 de novembro de 2021; 18 de fevereiro, 06 de maio e 29 de julho de 2022. E o presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, já disse em outras entrevistas – e Iger confirmou agora – que o estúdio já tem planos para os próximos dez anos de filmes, ou seja, até 2029!

Retornando à fala inicial de Iger, isso parece confirmar que o executivo está confiante na aquisição do pacote da Fox, que envolve os X-Men (mais Wolverine e Deadpool) e o Quarteto Fantástico (que além do grupo, tem personagens como Doutor Destino e Surfista Prateado) e que eles servirão como um tipo de nova franquia para além dos Vingadores, o que faz sentido. Também parece indicar que a aproximação entre esses personagens não será tão rápida nem tão automática assim.
Se não for isso, o que mais a Marvel está planejando?

