
Dias atrás a banda norteamericana Guns’N’Roses anunciou o lançamento em uma versão Super Deluxe de seu primeiro álbum, Appetite For Destruction, de 1987, considerado seu melhor trabalho e um clássico do rock dos anos 1980. O lançamento vem em uma caixa com 4 CDs e/ou LPs (dependendo da versão) e um quinto disco em Blu-ray, mais um livro com 96 páginas. Entretanto, o material exclui uma das faixas: One in a million, cuja polêmica letra racista e cheia de preconceitos sempre gerou mal-estar dentro e fora da banda. Segundo a maioria dos canais de imprensa, a faixa foi retirada a pedido do próprio guitarrista Slash.

Em On in a million, a letra do vocalista Axl Rose diz versos como “policiais e crioulos saiam do meu caminho/ Não quero comprar nenhuma de suas correntes de ouro hoje” (crioulo em inglês, nigger, é um termo extremamente ofensivo); “Imigrantes e bichas não fazem sentido para mim”; acusando os imigrantes de trazerem suas religiões “estranhas” para o país e formar “um mini-Irã”.
O guitarrista Slash, porém, tem raízes afrodescendentes, pois sua mãe, Ola Hudson (uma conhecida fashionista que morreu em 2009) era negra; o que sempre o fez ter resistência a esta canção. Dizem que na época das gravações, insistiu bastante que ela não entrasse no material do grupo, mas Axl Rose foi irredutível.

Aqueles que conhecem a obra do Guns’N’Roses já devem ter percebido que One in a million não está em Appetite For Destruction, e é aí que está a graça: o lançamento Super Deluxe inclui não apenas o álbum de estreia, mas também o EP G’N’R Lies, lançado originalmente em 1988 e que traz a citada faixa.
Os Guns’N’Roses se formaram em Los Angeles em 1985 a partir da junção de membros de duas outras bandas, a Hollywood Roses e L.A. Guns, consolidando rapidamente a formação original com Axl Rose (vocais), Slash (guitarra solo), Izzy Stradlin (guitarra base), Duff McKagan (baixo) e Steve Adler (bateria). Praticamente todos compunham e enquanto faziam o circuito de apresentações em clubes de LA, montaram um extenso repertório que desde o início já trazia a maior parte das faixas pelas quais ficariam conhecidos. A banda estreou em disco em dezembro de 1986 com um EP de quatro faixas chamado Live ?!*@ Like a Suicide. O disquinho teve apenas 10 mil cópias prensadas e foi lançado apenas em vinil e K7 (numa época em que o CD já começava dominar o mercado) e foi gravado em um estúdio em Hollywood, apesar de ser acrescentada a gravação de uma plateia (tirada de um festival de música do Texas, dos anos 1970) para dar a impressão de ter sido feito ao vivo.

O primeiro álbum completo da banda foi o Appetite For Destruction, lançado em 1987, que trouxe faixas explosivas, como Welcome to the Jangle, Sweet Child O’Mine, Paradise City e Mr. Brownstone, e fez muito sucesso: até hoje ainda é o álbum de estreia mais vendido na história dos EUA.
Como o grupo já tinha deixado várias canções de fora do álbum, decidiram lançar um novo EP em 1988, G’N’R Lies, que trouxe 8 faixas em cada lado. Embora fosse outro EP sempre foi tratado pela banda e pela gravadora como se fosse um novo “álbum”. O Lado A era exatamente um relançamento do Live ?!*@ Like a Suicide (pela primeira vez em CD e para o grande público), enquanto o Lado B eram quatro novas canções acústicas, como Patience e I used to love her.
A versão Super Deluxe de Appetite For Destruction, chamada oficialmente de Appetite For Destruction: Locket’N’Load Edition, virá em uma caixa de madeira maciça revestida por um tecido imitando couro e uma cruz em alto relevo e pintada à mão, trazendo os citados 4 CDs, 1 Blu-ray e o livro de 96 páginas, além de inúmeras fotos e cartões inéditos da banda. Também haverá uma versão “mais simples”, a Deluxe, com 2 CDs e 2 LPs de extras e o álbum propriamente dito em outro CD remasterizado, além de cartões de download oficial e streaming.
Além do álbum em si, os CDs extras trarão: o CD 2 com uma coleção chamada B-Sides’N’More (com o G’N’R Lies à exceção de One in a million e mais faixas de Lado B e algumas gravações ao vivo de verdade); o CD 3 chamado The Sound City Sessions, uma versão do álbum gravada em sessões no lendário Sound City Studios; o CD 4 chamado The Sound City Sessions’N’More, com mais sessões nesse estúdio, com outras versões das faixas e alguns covers e inéditas; e por fim, o Blu-ray que traz o álbum em si em áudio de altíssima resolução e as principais faixas dos extras, mais os videoclipes da época.
O lançamento será em 29 de junho pela Warner Records.

