thrawn-zahn-tall-1536x864-145742485579Enquanto Han Solo – Uma História Star Wars chega aos cinemas, surgem várias novidades sobre a franquia em suas várias frentes. Em primeiro lugar, existe um forte rumor de que o Grão-Almirante Thrawn, um dos vilões mais admirados do Universo Expandido de Star Wars, irá aparecer pela primeira vez no cinema no Episódio IX, que fechará a Nova Trilogia da saga com a história de Rey, Finn, Poe e o vilão Kylo Ren. A outra notícia importante é que James Mangold, diretor de Logan, irá escrever e dirigir o derivado da saga baseado em Boba Fett, o amado caçador de recompensas da saga.

Sobre Thrawn, os informes seriam de que o último dos Almirantes do Império apareceria em carne e osso pela primeira vez no Episódio IX, sendo, portanto, o grande vilão do capítulo final da saga. A notícia começou a circular depois que vazou na internet um teste de elenco encabeçado por Adam Templar, na qual o ator está maquiado de azul com os olhos vermelhos.

thrawn comic versionThrawn apareceu pela primeira vez no livro Herdeiro do Império, de 1991, escrito por Timothy Zahn, e primeira parte do que ficou conhecido como Trilogia Thrawn. Na trama, o Grão-Almirante é um gênio estrategista da raça chiss, que tem pele azul e olhos vermelhos e cujo verdeiro nome é Mitth’raw’nuruodo. 

Nos livros, após a queda do Império em O Retorno de Jedi (de 1983), Thrawn decide reunir as tropas sobreviventes e promove um contra-ataque à recém-fundada Nova República. Seu ataque é resistido por Luke Skywalker, que está iniciando sua trajetória de Mestre Jedi após ter se tornado um Jedi por completo no filme mencionado e ser o grande herói e símbolo da Nova República. Prosseguindo a história em The Dark Force Raising, Thrawn termina morto no capítulo final, The Last Command, de 1993.

Contudo, o Grão-Almirante se tornou um dos personagens mais famosos do Universo Expandido (a série de livros, quadrinhos e jogos criados a partir dos filmes originais de Star Wars) e retornou em várias obras futuras, que exploraram seu passado e seu legado.

Com a compra da LucasFilm pela Disney, o Universo Expandido foi considerado não-canônico e um novo cânone começou a ser construído a partir de novos livros, filmes e desenhos animados. Assim, apesar da Trilogia Thrawn não ser válida para a cronologia atual de Star Wars – cuja a Nova Trilogia se passa 30 anos após O Retorno de Jedi – ainda assim, o personagem foi resgatado e vemos uma versão mais jovem de Thrawn na 3ª temporada do desenho animado Rebels, que narra o nascimento da Aliança Rebelde antes dos eventos de Uma Nova Esperança, o primeiro filme da Trilogia Clássica.

Sem dúvidas, uma boa versão cinematográfica de Thrawn poderia criar outro vilão célebre de Star Wars.

O Episódio IX começa a ser filmado em julho e será dirigido por J.J. Abrams, o mesmo que comandou O Despertar da Força e deu origem à Nova Trilogia.

boba Fett
Boba Fett terá um filme de origem.

Falando nos grandes vilões, os velhos boatos de um filme sobre o mercenário Boba Fett são mesmo verdadeiros e quem irá produzir o longa e escrevê-lo é James Mangold, em alta por Logan.

Na verdade, é sabido que os planos de um filme de Boba Fett rementem ainda a 2015 e que este seria dirigido por Josh Trank, que comandou o reboot do Quarteto Fantástico para a Fox. Porém, Trank teve um surto psicótico no meio das filmagens daquele e criou um verdadeiro caos que culminou no filme naufragando totalmente. E claro que foi dispensado pela LucasFilm. Agora, Boba Fett ganhou nova agenda.

Foi o The Hollywood Reporter quem confirmou a história e atenta para o fato de que até agora, o nome de Simon Kinberg (produtor da série e roteirista de vários filmes) estaria envolvido no longa. É possível que Kinberg e Mangold trabalhem juntos, pois ambos já colaboraram nos filmes de Wolverine, já que Kinberg também é roteirista e produtor da franquia dos X-Men na Fox e irá estrear na direção com X-Men – Fênix Negra, cujo lançamento será em 2019.

bobafett
Boba Fett.

Não há uma data de lançamento para Boba Fett – Uma História Star Wars (que deve ser o título do filme segundo o padrão atual), mas ele está em desenvolvimento ao lado do filme sobre Obi-Wan Kenobi. Como a LucasFilm só faz um longa por ano, um dos dois irá estrear em 2020, com o outro possivelmente em 2021.

Boba Fett é um caso curioso de como o Universo Expandido foi bem sucedido em se aproveitar de pequenas porções dos filmes e torná-los maiores. Personagem com tempo de tela mínimo na saga original, ele aparece por poucos minutos em O Império Contra-Ataca como o mercenário que localiza Han Solo e Leia Organa, que são usados por Darth Vader para preparar uma armadilha para atrair Luke Skywalker. Fett retorna para outra aparição relâmpago em O Retorno de Jedi, na qual é morto em combate durante a fuga que Luke possibilita a Han e Leia.

Mas com seu visual muito bacana, Boba Fett estrelou várias obras do Universo Expandido, em livros, quadrinhos e jogos, o que o tornou um dos favoritos dos fãs.

Na Trilogia Prelúdio, O Ataque dos Clones mostra que o pai de Boba, Jango Fett era também um mercenário e caçador de recompensas que permitiu que seu DNA fosse clonado para forjar um exército de clones que serviriam à República, mas na verdade, eram um embuste para que os Sith e a Confederação de Comércio dessem um golpe de Estado e implantassem o Império. Os clones de Jango servem de base para a criação dos Stormtroopers do Império – depois,  preenchidos por homens comuns.

O próprio Jango Fett pegou um clone de si mesmo para criar, como pagamento, tratando-o como filho. Aparentemente aos oito anos de idade, Boba acompanhava o pai quando este lutou contra o Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi em O Ataque dos Clones, antes de ser morto em batalha nas mãos de outro mestre, Mace Windu. Boba herdou a nave e a armadura do pai e seguiu sua carreira como caçador de recompensas, se tornando um dos mais famosos da galáxia.