ATENÇÃO! Este post contém GRANDES SPOILERS de Vingadores – Guerra Infinita. Se ainda não assistiu a este filme, por favor, não leia!

ageofultron official avengers completly in the castel
Os Vingadores originais.

O Reddit está longe de ser a fonte mais confiável de informações na internet. Porém, alguns dos “rumores” já publicados por lá se mostraram verdadeiros, enquanto a maioria é pura fan-fiction. Mas como adoramos especular, aí vai mais uma “revelação” publicada por lá: segundo um dos usuários, em Vingadores 4, apenas dois dos seis membros originais do time irão sobreviver. Além disso, o Marvel Studios divulgou a sinopse oficial do longa.

A informação é de que, dentre os membros originais dos Vingadores nos cinemas – Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro – apenas dois sobreviverão aos eventos de Vingadores 4. A informação teria sido liberada por gente próxima aos diretores Joe a Anthony Russo, que comandaram o projeto. Porém, o usuário também faz uma interpretação da informação, supondo que ela quer dizer que apenas dois membros permanecerão como Vingadores ativos: Homem de Ferro e Viúva Negra. Não quer dizer, para ele, que os outros morrerão, apenas não permanecerão na equipe.

Provavelmente, o tal usuário faz isso para casar a informação com outro rumor divulgado no Reddit esses dias: de que, ao final de Vingadores 4, cada um dos seis membros originais iria se responsabilizar pela guarda de uma das Joias do Infinito. Este é um evento que realmente aconteceu nos quadrinhos, embora de modo diferente. Nas HQs da Marvel, é mostrado que após a Trilogia do Infinito – quando Thanos se apossou das Joias do Infinito – a organização dos Iluminatti se apossou delas e as escondeu.

avengers - illuminatis by frank cho
Os Illuminati: organização secreta mudando os rumos do Universo Marvel. Arte de Jim Cheung.

Os Iluminatti eram uma organização secreta formada por representantes das raças que habitam a Terra: liderada pelo Homem de Ferro (humano comum) ao lado de Reed Richards (humano que ganhou habilidade especiais após um acidente), Charles Xavier (mutante), Raio Negro (Inumano), Namor (atlante) e Doutor Estranho (representante das artes místicas). Cada um se responsabilizou por uma das Joias e as escondeu. Mais tarde, em meio à Era Heroica, o vilão Capuz chegou a localizar as Joias e tentar usá-las, mas foi impedido pelos Vingadores.

infinity war thorAssim, seguindo a teoria do Reddit, Thor ficaria com a Joia da Alma e a usaria para ressuscitar Loki e reconstruir Asgard na Terra. (Esse plot poderia adaptar diretamente o arco de histórias de J.M. Straczynski com o personagem, publicado a partir de 2012, na qual após Asgard ser destruída no Ragnarok, Thor consegue reconstruir a cidade dourada na Terra).

infinity war cap with the new shieldO rumor também diz que o Capitão América ficaria com a Joia do Tempo e a usaria para voltar a 1945 e viver ao lado de Peggy Carter no passado.

O primeiro rumor até que faz algum sentido, mas este segundo parece muito mais fan-fiction. Afinal, Steve Roger voltar ao passado e ficar por lá implica na criação de uma realidade alternativa na qual os Vingadores jamais existiriam e apagaria tudo o que conhecemos sobre o Universo Marvel nos Cinemas.

Por outro lado, existe uma velha teoria entre os fãs de que Vingadores 4 traria não apenas a morte do Capitão América, como também a do Homem de Ferro. Nem tanto por uma questão de arco dramático, mas muito mais porque seus atores respectivos – Chris Evans e Robert Downey Jr. – não devem mais renovar seus contratos para interpretá-los. Infinity-War-Trailer iron man

Analisando as declarações deles em entrevistas, Evans já afirma há muito tempo que pretende se aposentar da carreira de ator e se dedicar mais a outras coisas, entre elas, a de diretor de cinema. Por sua vez, não é difícil imaginar Downey Jr. permanecendo ligado ao Marvel Studios, atuando como Produtor Executivo e participando muito esporadicamente de um filme ou outro com o passar dos anos.

Caso isso acontecesse, teríamos então a morte do Capitão América em Vingadores 4. Esta é outra teoria comum entre fãs: Steve Rogers é o personagem que tem o arco dramático mais bem definido em todo o Universo Marvel nos Cinemas, o que seria “coroado” com sua morte e finalização. Faz sentido.

Porém, aqui no HQRock não vemos problema nenhum na substituição de atores para viver o mesmo personagem, especialmente se for 1) para manter a história contada por muitos mais anos; 2) e a troca for por um ator tão competente quanto o original. Troca de atores nos mesmos personagens é algo muito comum em Hollywood (na própria Marvel, o Máquina de Combate, James Rhodes, já foi vivido por dois atores; e James Bond, o 007 já teve seis rostos diferentes; até o agente Jack Ryan já foi vivido por quatro atores distintos, incluindo Alec Baldwin, Harrison Ford e Ben Affleck).

Se é para manter a linha narrativa do Marvel Studios para a próxima década e além, não vejo problema em trocar todo mundo: Capitão América, Homem de Ferro, Thor… serem abraçados por uma nova geração de atores que levará adiante o novo capítulo de suas vidas pós-Thanos. Porque não? Seria como a revista trocar de desenhista, nada mais.

Por fim, o Marvel Studios divulgou a sinopse oficial de Vingadores 4, enquanto mantém os detalhes da trama em segredo e o título também:

Uma culminação de 22 filmes interconectados, o quarto capítulo da saga dos Vingadores vai levar as audiências a testemunharem um ponto de virada desta épica jornada. Nossos amados heróis vão verdadeiramente entender o quão frágil é essa realidade e os sacrifícios que precisam ser feitos para sustentá-la.

Muito pouco é dito, é verdade, mas já há dois componentes importantes: a manutenção da realidade – algo implícito quando se lida com viagens no tempo, por exemplo – e os sacrifícios necessários, que exigem mortes.

(Leia uma das teorias sobre Vingadores 4 envolvendo viagens no tempo).

Claro, não faltaram mortes em Guerra Infinita e podemos pensar que aqueles que não foram vaporizados – ou seja, Loki, Heimdall, Gamora e Visão – estão mesmo mortos definitivamente, enquanto aqueles primeiros devem apenas ter sido tragados para dentro da Joia da Alma e poderão voltar a vida. A Marvel não sacrificaria Homem-Aranha, Doutor Estranho e Pantera Negra, além de praticamente todos os Guardiões da Galáxia, quando ainda pode usá-los em filmes no futuro breve; sabendo que os três primeiros praticamente acabaram de estrear nos cinemas e a equipe espacial é um grande sucesso e terá pelo menos mais um filme a ser lançado em 2020.

Isso quer dizer que Capitão América e mais um ou outro vingador se sacrificar pela manutenção da realidade é algo que deve ser esperado. Não duvide se Tony Stark também bater as botas.