Bob MarleySegundo o Deadline, o cantor e compositor Ziggy Marley se uniu Paramount Pictures para produzir uma cinebiografia sobre seu pai, Bob Marley, lenda do reggae e até hoje um dos cantores e compositores mais influentes da música mundial.

Robert Nesta Marley nasceu em Nine Miles, Saint Ann Parish, na Jamaica, em 1945, filho de Cedella Booker com Norval Sinclair Marley, um ex-marinheiro britânico branco. O casal se separou cedo, mas o pai ajudou a família financeiramente até sua morte, em 1955. O pequeno Bob cresceu sofrendo bastante preconceito por ser mestiço e tinha como principal amigo Neville Livingston, aquele que mais tarde seria conhecido como Bunny Wailer.

Em 1957, a mãe de Bob se uniu ao pai de Livingston (tiveram uma filha) e os dois garotos passaram a morar juntos, com a nova família se mudando para Trenchtown, a maior favela de Kingston, a capital da Jamaica. Na nova moradia, Bob e Bunny se envolveram com a música até formarem a banda que os uniu a Peter Tosh. A mãe de Marley casaria novamente, com Edward Booker, um estadunidense que mais tarde levaria Cedella para os EUA.

bob marley - the wailing wailers
Marley, Tosh, Kelso e Wailer, em 1962.

A Jamaica vivia a efervescência do Ska, um ritmo que se aproveitava do suingue latino, combinado à influência do R&B e do jazz vindos dos EUA. O grupo de Marley (guitarra), Tosh (guitarra) e Wailer (percussão), mais alguns amigos, inicialmente era apenas vocal e se chamou The Teenagers, depois, The Rudy Wailers (os delinquentes eram chamados de Rudy Boys, enquanto Wailers quer dizer “lamentadores”) até chegar a The Wailing Wailers, quando a banda realizou suas primeiras gravações, em 1962. O grupo contava com uma vocalista, Bervely Kelso.

Passo a passo, os Wailing Wailers foram conquistando o sucesso até chegarem ao 1° lugar das paradas da Jamaica, com Simmer down, em 1964. Mas o sucesso num país pobre não significava boa vida e o grupo foi se desmontando lentamente até 1966, quando Marley se casou com Rita Anderson. Precisando de uma vida mais estável para sustentar a família, Marley aceitou o convite da mãe para se mudar para Delaware, nos EUA, onde o guitarrista trabalhou nos laboratórios da DuPont e na fábrica da Chrysler, mas retornou à Jamaica oito meses depois.

bob marley and the wailers original trio CD
Bunny Wailer, Bob Marley e Peter Tosh, agora como The Wailers.

Em 1967, Marley retomou a banda com Tosh e Wailer, mas agora, atendendo apenas por The Wailers. Agora, já desenvolvendo o típico reggae jamaicano, a banda incorporou cada vez mais os elementos Rastafari, uma religião que se tornava cada vez mais forte na ilha. Os trio inteiro se converteu ao rastafarismo, o que mudou a postura, o visual e, principalmente, as letras dos rapazes, que passaram cada vez mais a trazer elementos religiosos, místicos e críticas sociais. Nesse ponto da carreira, Marley, Tosh e Wailer compunham e cantavam, dividindo as atividades dentro do grupo, embora o destaque ao primeiro já começasse a se acentuar.

Nessa nova fase, além do trio principal (Marley e Tosh nas guitarras, Wailer na percussão e todos nos vocais), os Wailers se solidificaram com o apoio de Earl Lindo nos teclados, Aston “Family Man” Barrett no baixo e Galton Barrett na bateria, sendo este outro trio os melhores músicos da Jamaica. A combinação explosiva do sexteto transformou a banda em um fenômeno sem precedentes na ilha.

Em 1969, o grupo produziu uma série de bem sucedidas gravação com o produtor Lee Perry. Em 1971, já atendendo ao nome de Bob Marley and The Wailers, o grupo até emplacou duas pequenas turnês nos EUA e na Europa, acompanhando o cantor Johnny Nash como atração principal. Por não achar rentável, Bunny Wailer não participou da turnê americana, sendo temporariamente substituído pelo guru musical da banda, Joe Higgs.

bob marley and the wailers in late 60s
Os Wailers na turnê de 1971.

Em Londres, Marley foi atrás de Chris Blackwell, dono da gravadora Island Records, e que era um jamaicano branco. A Island era especialista em Soul Music, mas no fim dos anos 1960 investiu em rock e tinha um catálogo impressionante, com Traffic, Jethro Tull, King Crimson e Emerson, Lake and Palmer. Blackwell conhecia a reputação dos Wailers e contratou a banda, que gravou pela primeira vez num estúdio de primeira linha, em Kingston.

bob marley and the wailers 1972 top gear with tosh and bunny
Bob Marley and the Wailers tocam ao vivo na BBC, em 1972, com o trio Tosh, Marley e Wailer ao centro. 

Blackwell promoveu Bob Marley and The Wailers como um tipo de banda de rock da Jamaica e “limpou” um pouco o som do grupo para lhes dar um ar menos caribenho, acrescentando solos de guitarra e teclados, mas inegavelmente, o resultado sonoro era muito bom e mantinha a essência das composições fortes de Marley. O resultado foi o álbum Catch a Fire, lançado em 1972, que trouxe faixas como Stir it up e que foi bastante elogiado pela crítica e sucesso entre os ouvintes mais antenados.

eric clapton 1975
Eric Clapton fez um grande sucesso com I shot the sheriff, em 1974.

O disco garantiu uma segunda turnê dos Wailers nos EUA e foi logo seguido por um novo disco, Burnin’, lançado em 1973. Este álbum chegou às mãos de Eric Clapton, que o adorou e regravou a faixa I shot The sherriff, em meio ao seu disco de retorno, 406 Ocean Boulevard, após um hiato de três anos entregue ao consumo de drogas. Lançado em 1974, tornou a canção de Marley o 1° lugar das paradas dos EUA e da Inglaterra ao mesmo tempo e tornou o nome de Bob Marley internacionalmente famoso. Rapidamente, os Wailers eram queridinhos entre a cena musical britânica.

BobMarleyMickJaggerPeterTosh
Bob Marley ao lado de Mick Jagger.
bob marley and peter tosh stir it up
Peter Tosh ao lado de Marley.

Nesse momento, Peter Tosh e Bunny Wailer decidem deixar os Wailers. Ambos seguiram carreiras solo de sucesso (embora menores em popularidade do que a do ex-companheiro). Mas o compositor continuou usando o nome Bob Marley and The Wailers. Em 1974, a canção No woman no cry, do álbum Natty Dream, garantiu outro sucesso internacional a Marley, prosseguindo em Rastaman Vibration, em 1976, o primeiro a fazer sucesso nos EUA. Naquele mesmo ano, porém, ao aceitar participar de um comício político que tentava mediar o conflito entre duas poderosas facções jamaicanas, Marley, Rita e mais alguns terminaram vítimas de um atentado, com o compositor baleado.

bob marley and the wailers 2
Os Wailers em 1976: sucesso internacional.

Escapando com vida, Marley se estabeleceu na Inglaterra e lançou seus dois álbuns de maior sucesso, Exodus (1977) e Kaya (1978), este último com o megahit Is this love. Embora os álbuns seguintes tenham vendido um pouco menos, sua carreira não teve declínio e o compositor continuou aclamado pela crítica e com grandes turnês.

bob_marley with guitarPorém, em 1977, Marley foi diagnosticado com câncer de pele, mas se recusou a fazer um tratamento tradicional por motivos religiosos. Em 1980, em meio à grande turnê do álbum Upspring, após fazer dois shows apoteóticos no Madison Square Garden, em Nova York, Marley teve um colapso e foi diagnosticado que seu câncer havia atingido o cérebro e os pulmões. Mesmo fazendo um tratamento alternativo mais intensivo não houve melhora e o câncer se espalhou por sua pele. Percebendo que ia morrer, Bob pediu para sair da Alemanha e voltar à Jamaica, mas sua condição era tão crítica que após o avião fazer escala em Miami, foi levado ao hospital, onde morreu dias depois, em 11 de maio de 1981, aos 36 anos.

Bob-Marley singing 2Sua mensagem de paz e tolerância, juntamente à força de sua música, o tornam não somente o maior ícone musical do terceiro mundo, mas um dos grandes nomes da música do século XX.