danny kirwan 17 years old fleetwood mac
Danny Kirwan aos 17 anos, quando ingressou no Fleetwood Mac.

Faleceu nesta sexta-feira Danny Kirwan, ex-guitarrista da banda Fleetwood Mac. Ele tinha 68 anos e a causa não foi confirmada. Quem deu a notícia foi Mick Fleetwood, o baterista do grupo.

Na página oficial da banda no Facebook, Mick Fleetwood escreveu:

Hoje fomos atingidos pela triste notícia do falecimento de Danny Kirwan, em Londres, Inglaterra. Danny foi uma grande força em nossos primeiros anos. Seu amor pelo Blues o levou a ser convidado a entrar no Fleetwood Mac em 1968, onde fez sua casa musical por muitos anos. O verdadeiro legado de Danny, em minha mente, irá sempre viver na música que ele escreveu e tocou tão belamente como parte da fundação do Fleetwood Mac, que agora já dura mais de 50 anos. Obrigado, Danny. Sempre sentiremos sua falta.

fleetwood mac 5 pieces 1969 on colours
Kirwan, Fleetwood, Spencer, McVie e Green (deitado): o Fleetwood Mac em 1969.

Nascido em Brixton, Londres, em 1950, Danny Kirwan começou a tocar muito cedo e logo se destacou na cena de R&B de sua cidade natal. Em 1968, o guitarrista Peter Green descobriu Kirwan tocando com sua banda, Boilerhouse, que tocava blues. Green já era, então, frontman do Fleetwood Mac e ficou tão impressionado com a habilidade de Kirwan que decidiu empresariá-lo.

O Fleetwood Mac foi formado a partir de ex-membros da John Mayall’s The Bluesbreakers, banda que contou com Eric Clapton, entre 1965 e 1966. Peter Green entrou para os Bluesbreakers justamente para substituir Clapton, mas a política de proibição de bebidas e drogas de Mayall levou ao desgaste com o restante da banda. Saídos daquela, o baterista Mick Fleetwood e o baixista John McVie decidiram montar sua própria banda e a batizaram a partir da junção de seu dois nomes. Pouco tempo depois, o grupo foi completado com o ex-companheiro de Bluesbreakers, Green, e Jeremy Spencer, também guitarrista. O Fleetwood Mac se formou em 1967 e logo virou uma sensação por seu blues rock fervoroso, o que levou à gravação do primeiro álbum homônimo em 1968.

fleetwood-mac-1968 5 piecesNaquele ano, porém, com o fim da Boilerhouse – que abria os shows do Fleetwood Mac e estava sendo empresariada por Peter Green – a busca por uma nova banda para Danny Kirwan foi infrutífera, de modo que, no fim das contas, decidiram incluí-lo no Fleetwood Mac, que passou a ser um quinteto, com Green, Spencer e Kirwan nas guitarras, McVie no baixo e Fleetwood na bateria.

fleetwood mac danny kirwan peter green john mcvie on studio
Kirwan, Green e McVie em estúdio. 

A banda ganhou maior dinâmica e quase imediatamente emplacaram seu primeiro lugar nas paradas de sucesso britânicas, a instrumental Albatross, lançada em 1969. O uso de três guitarras e a grande habilidade de Green e Kirwan em fazer solos e riffs transformou o Fleetwood Mac numa das bandas mais quentes da Inglaterra, embora nunca tenham tido o mesmo sucesso fora de seu país, tendo alguma popularidade na Europa continental, mas sendo praticamente desconhecidos nos EUA. Green e Kirwan também passaram a dividir os vocais e as composições principais da banda.

fleetwood mac peter green and danny kirwan
Green e Kirwan: forças criativas da banda. 

Green e Kirwan tocaram juntos em dois álbuns, The Pious Birds of Good Omen e The Play On (ambos em 1969), então, Green deixou a banda em 1970, após desenvolver sérios problemas mentais, normalmente associados ao uso de uma dose “estragada” de LSD.

Fleetwood-Mac with chrstine mcvie and danny kirwan
O Fleetwood Mac com Christine McVie à frente.

Sem Green, o Fleetwood Mac chamou a cantora, compositora e pianista Christine Perfect – cujo primeiro álbum solo foi gravado tendo a maior parte dos músicos da banda como membros de apoio – para substituí-lo. Ela casou com John McVie e adotou o nome artístico de Christine McVie, passando a contribuir com o material original da banda ao lado de Kirwan e Jeremy Spencer. O resultado foi Klin House (1970), mas a nova formação não durou muito, pois Spencer deixou a banda para trás sem avisar, ingressando na seita Crianças de Deus.

Para seu lugar foi chamado Bob Welch, que também entrou como vocalista, guitarrista e compositor, assinando a faixa-título e principal sucesso do disco seguinte, Future Games (1971). Contudo, após Bare Trees (1972) foi a vez de Kirwan deixar o grupo: ele foi demitido porque estava completamente alterado por causa do uso excessivo do álcool.

DannyKirwan-HelloThereBigBoy-1979Saindo da banda, Danny Kirwan ainda se lançou em carreira solo e lançou três álbuns, Second Chapter (1975), Midnight in San Juan (1976) e Hello There Big Boys’ (1979), porém, nenhum deles fez sucesso. Atormentado pelo o que muitos chamam de doença mental, Kirwan abandonou a carreira musical depois disso e, ao que consta, chegou a viver como sem teto em Londres.

Não há muitas informações de como foram seus últimos anos.

Kirwan tinha 68 anos.

O Fleetwood Mac prosseguiu a carreira mudando várias vezes de formação e adotando uma postura mais pop nos anos seguintes, até se transformar em uma das bandas de maior sucesso da história com o álbum Rumour, de 1977. A banda permanece em atividade até os dias de hoje.