Geoff Johns 2016
Geoff Johns deixa a DC Entertainment.

O balanço das mudanças no campo da DC Comis continua em curso. O escritor Geoff Johns anunciou que está deixando a presidência da DC Entertainment para se dedicar mais à escrita de filmes e HQs, inclusive, a roteirização (e o cargo de produtor executivo) de Tropa dos Lanternas Verdes, que será seu próximo projeto.

O cargo de Diretor Criativo da DCE será ocupado (pelo menos temporariamente) pelo desenhista Jim Lee, que já é copublisher da DC Comics, ao lado de Dan Didio.

Apesar de passados seis meses do fiasco de Liga da Justiça nos EUA, não há como não pensar que a saída da presidência da DC Entertainment – empresa guarda-chuva que cuida da editora, seus personagens e produtos derivados (cinema, TV, desenhos animados) – não esteja relacionado a isso. Afinal, Johns também era copresidente da DC Films e já havia deixado esse cargo. (Veja as mudanças na Warner e na DC aqui).

De qualquer modo, ninguém pode culpá-lo por querer se dedicar mais ao campo criativo, como ele mesmo disse no comunicado oficial:

Eu aceitei o cargo na DCE porque eu amo esses personagens e seu universo mais do que tudo. Mas, eu quero passar meus dias escrevendo e no set [de filmagens]. Estou animado em voltar a ter um papel mais criativo nas mãos. É um trabalho dos sonhos em projetos dos sonhos, buscando de modo ainda mais profundo dentro do vasto panteão de personagens da DC.

brainiac arc by johns and frank
Capa do encadernado de Brainiac por Geoff Johns e Gary Frank.

Tendo iniciado a carreira na Marvel Comics, onde chamou a atenção no início dos anos 2000 escrevendo os Vingadores, Geoff Johns deslanchou mesmo foi na DC Comics, especialmente na segunda metade da década com suas obras com o Superman, como Origem Secreta, Brainiac, O Último Filho, Novo Krypton e Guerra dos Supermen. Johns também teve um papel fundamental no relançamento do Lanterna Verde Hal Jordan, no fim daquela década, que transformou o personagem no segundo maior vendedor de revistas da editora, atrás apenas do Batman. Em reconhecimento ao sucesso, Johns se tornou Diretor Criativo da DC Entertainment e foi o grande articulador do reboot Os Novos 52 em 2011, tendo inclusive, assumido a revista principal do novo selo, a da Liga da Justiça. Com o resultado meio frio do reboot em médio prazo, Johns também é a grande mente por trás do novo reboot, o Rebirth, iniciado em 2016.

Além dos quadrinhos, Geoff Johns foi um dos principais colaboradores para a adaptação dos personagens da DC a outras mídias: ele escreveu episódios de Smallville, Arrow, Flash e também teve um papel de consultor no controverso filme do Lanterna Verde, de 2011, que foi um fiasco de bilheteria. Em 2016, Johns foi promovido a presidente da DC Films e da própria DC Entertainment (mantendo ainda o cargo de Diretor Criativo), supervisionando a produção dos filmes Batman vs. Superman, Esquadrão Suicida, Mulher-Maravilha e Liga da Justiça. Ele também foi encarregado de escrever o roteiro de The Batman, ao lado de Ben Affleck, que também iria estrelar e dirigir, mas desistiu do projeto.

green lantern hal jordan and john stewart in cartoon version
Hal Jordan e John Stewart: Lanternas Verdes da Terra. Juntos no filme?

Agora, Johns diz que vai se dedicar a projetos no campo criativo, sem estar ligado aos domínios administrativos como antes. Por meio de sua produtora cinematográfica, a Mad Ghost Productions, irá roteirizar e assumir a produção executiva de Tropa dos Lanternas Verdes, que irá trazer o guardião esmeralda para dentro do Universo DC dos Cinemas. Esse filme está prometido há muitos anos e não avança na produção, mas com Johns se dedicando de modo renovado, o filme deve mesmo acontecer e já é possível realmente pensá-lo estreando em 2020. Os rumores mais antigos diziam que TLV traria o veterano Hal Jordan treinando o novato John Stewart numa dinâmica à lá Máquina Mortífera; mas rumores mais recentes dizem que o longa mostrará dois Lanternas novatos, Jessica Cruz e Simon Baz, em busca de Hal Jordan, que está desaparecido e sem poderes no espaço profundo. (Saiba mais aqui).

green lantern simon baz and jessica cruz
Ou será com Simon Baz e Jessica Cruz?

É difícil saber qual das duas histórias Johns irá desenvolver, pois ele iniciou sua carreira como assistente do diretor de cinema Richard Donner, que não apenas dirigiu Superman – O Filme, como também comandou a série Máquina Mortífera; além do que, Johns é o criador tanto de Jessica Cruz como de Simon Baz, nos quadrinhos, em 2012 e 2013.

Além desse filme, Johns irá escrever um episódio da nova série de TV Titans (Titãs) que irá estrear no novo serviço de streaming da empresa, o DC Universe, capítulo esse que irá mostrar a Patrulha do Destino, outro grupo de heróis, cujo intento é ganhar uma série derivada em seguida. No campo dos quadrinhos, ele irá lançar uma nova revista do Shazam em setembro (para capitanear em cima do filme do personagem, que chega aos cinemas em fevereiro de 2019) e também irá escrever a história Threes Jokers, que irá explicar o mistério dos “três”Coringas existentes na DC nos dias de hoje. (Saiba mais aqui).

É uma agenda e tanto…

[Atualizado: O site oficial da Mad Ghost Productions confirmou que Tropa dos Lanternas Verdes será estrelado por Hal Jordan e John Stewart e será baseado na fase que o próprio Johns comandou na revista Green Lantern. Fim da Atualização].

green-lantern-hal-jordan-john-stewart-comics
Hal Jordan e John Stewart estarão no filme.