glen matlock with white bass
Glen Matlock: baixista e compositor dos Sex Pistols.

O baixista e compositor britânico, Glen Matlock, mais famoso por ter sido membro da histórica banda punk, The Sex Pistols, irá lançar um disco solo, Good to Go, que chega às lojas em 24 de agosto próximo; na qual é acompanhado pelo guitarrista de David Bowie, Earl Slick e o baterista do Stray Cats, Slim Jim Phantom.

Em entrevista à revista Rolling Stone, Matlock explicou o que esperar do disco:

É um tipo de álbum muito simples. Você poderia chamá-lo de “Loud Skiffle”. Fiquei inspirado a fazê-lo depois de ver o Bob Dylan no Royal Albert Hall alguns anos atrás. Não sou um grande fã dele, mas a banda era fantástica. Eu disse para mim mesmo: “quero fazer uma coisa como essa”.

Skiffle é um tipo de música derivativa do blues acústico, mas apropriado pelos britânicos e sua própria cultura e sonoridade (ganhando doses da música folk escocesa e irlandesa, por exemplo). O skiffle explodiu no Reino Unido em 1955, na mesma época do rock and roll, mas um pouco antes, sendo a primeira manifestação de música jovem de massa da Inglaterra e um elemento de grande influência no rock inglês de nomes como Beatles, The Who e Led Zeppelin, cujos vários de seus membros começaram a carreira em bandas de Skiffle, que por ter sonoridade simples, podia ser tocado com instrumentos improvisados.

Sobre as canções, Matlock acrescenta:

É bem conhecido que eu gosto dos The Faces e um pouco de Bob Dylan, e é tudo incorporado ali em algum lugar. O que mudam são as letras. Nas palavras de [John] Lennon, estou escrevendo para os meninos que cresceram comigo… Quando chega à música, eu gosto de alguma música atual na música… É algo pessoal, mas há algo engraçado sobre isso. Eu não queria tentar escrever um disco dos Sex Pistols e falhar miseravelmente.

Aparentemente, a principal canção de Good to Go é Speak to soon, na qual o guitarrista Earl Slick emula a sonoridade que produziu ao lado de David Bowie, com o uso de eco e reverberação.

sex-pistols-matlock 1976
A formação original dos Sex Pistols: Matlock, Rotten, Jones e Cook, em 1976.

Glen Matlock nasceu em Londres em 27 de agosto de 1956 e foi um dos membros fundadores dos Sex Pistols, banda criada a partir da ideia do empresário Malcolm McLaren, que ao montar a boutique de “roupa jovem” Sex, com a esposa Vivianne Westwood, percebeu a latência de novo movimento cultural sendo forjado na periferia da cidade. McLaren reuniu o guitarrista Steve Jones e o baterista Paul Cook, que frequentavam sua loja e convidou Glen Matlock, que trabalha na própria Sex. Para o vocal foi convidado John Lydon, que adotou a alcunha de Johnny Rotten.

Sex_Pistols_in_Paradiso with glen matlock
Em primeiro plano, Matlock toca baixo com os Sex Pistols em 1976.

Baseado no nome da loja, a banda se chamou Sex Pistols e Glen Matlock emergiu como o principal compositor do grupo, sendo dele as duas canções mais famosas, Anarchy in the UK e God saves the Queen, que ganharam letras de Johnny Rotten. Após lançar as duas faixas em compacto com bastante sucesso, em 1976 e 1977, respectivamente, Matlock se demitiu do grupo, cansado da insana rotina de um conjunto transgressor e rebelde transformado em um sucesso colossal.

SEX PISTOLS ROCK HALL
Syd Vicious (esq.) foi o substituto de Matlock.

Seu lugar no baixo foi ocupado por Syd Vicious, que se transformou em um ícone e lenda do movimento punk, mesmo com o Sex Pistols lançando apenas um único álbum (cujas 10 das 12 canções são coassinadas por Matlock), Never Mind the Bollocks, e encerrando as atividades no início de 1978.

Iggy-Matlock-1979-w
A banda de Iggy Pop toca com Matlock (dir.) no baixo. 

Com sua saída dos Sex Pistols, Glen Matlock manteve uma carreira na musica alternativa, montando a banda Rich Boys (que lançou um único álbum – Ghosts of Princess in Towers – em 1978) e as bandas Spectres e Hot Club, além de ter tocado baixo no álbum Soldier de Iggy Pop, de 1980. Além disso, ele se reuniu ao seu substituo nos Sex Pistols, Syd Vicious, na banda The Vicious White Boys, que realizou um único concerto em 1978 (mas cujo show foi gravado e lançado em CD em 1991).

syd vicious and glen matlock 1978
Glen Matlock e Syd Vicious juntos. 

Matlock chegou a participar da clássica banda punk britânica The Damned, gravando com eles o disco Not of This Earth (1995) e também participou brevemente do Primal Scream, entre 2010 e 2011; prosseguindo a própria carreira ao lado de bandas como The London Cowboys e The International Swingers, além da mais duradoura Glen Matlock and the Philistines, que lançou seis álbuns entre 1995 e 2013.

Ele também tocou nas várias reuniões celebrativas do Sex Pistols ocorridas a partir de 1996.