joker-joaquin-phoenixApós meses de especulação, mas todos já dando como certo, faltava a confirmação e ela veio hoje, via The Hollywood Reporter: The Joker, o filme de origem focado no Coringa e estrelado por Joaquin Phoenix vai mesmo acontecer e terá mesmo (como já havia sido rumorizado) suas filmagens iniciadas em setembro, em Nova York.

O site diz que agora é tudo oficial, em vista que Phoenix assinou o contrato para estrelar o filme, que tem produção de Martin Scorsese e será dirigido por Todd Phillips (de Se Beber Não Case).

O THR ainda dá uma semi-sinopse do filme, ao dizer que The Joker “será a exploração de um homem desconsiderado pela sociedade que será não apenas um estudo sujo de personagem, mas também um conto cautelosamente amplo que será mais sombrio e experimental em tom e conteúdo do que os produtos do estúdio dentro do leque da DC [Comics]”.

É esperado que o filme se aproveite apenas da aterradora história de origem do Coringa – explorada nas HQs em histórias como A Piada Mortal (que deve ser a base fundamental de influência) – excluindo o Batman e outros elementos do universo ficcional do cavaleiro das trevas, mostrando o palhaço do crime como uma força demolidora a tomar conta do crime organizado. Nesse sentido é bem provável que se influencie por outras obras que exploram as ligações do Coringa com o crime organizado mesmo antes de se tornar o homem do sorriso eterno e de pele branca e cabelos verdes, como o longametragem em desenho animado Batman – A Máscara do Fantasma (que mostra que o Coringa era um caporegime de um mafioso antes de se tornar o que é) ou a graphic novel Coringa, de Lee Bermejo, que o representa como um assassino de aluguel implacável e infalível, mas extremamente entediado pela ausência de desafios, que descobre uma nova razão de viver ao ser derrotado pelo Batman.

Como The Joker será um filme de baixo orçamento, experimental e sem muitos efeitos visuais, suas gravações no fim do verão no hemisfério norte podem garantir um lançamento em 2019, seja no meio ou no fim do ano. O filme será parte de um novo selo da DC Films dedicados a produtos mais experimentais e fora da cronologia estabelecidas nos outros filmes da companhia.

Saiba Tudo sobre o Coringa nos quadrinhos clicando aqui!