Franz-Ferdinand-always ascending shotA banda escocesa Franz Ferdinand confirmou sua presença no Festival MADA, em Natal, no Rio Grande do Norte. Anteriormente, a banda sensação do indie rock dos anos 2000 já havia anunciado dois outros concertos no Brasil: em Curitiba e São Paulo nos dias 11 e 12 de outubro, respectivamente. O show no MADA será no dia 13 de outubro.

Além da banda escocesa, o MADA terá atrações como PITTY, Cordel do Fogo Encantado, Nação Zumbi, Baiana System, Jade Baraldo, Larissa Luz, Alfonsina (URU), ÀTTØØXXÁ, Rincon Sapiência, francisco, el hombre, Luísa e os Alquimistas, Far From Alaska, Oto Gris e demonia, nos dias 12 e 13 de outubro no Estádio Arena das Dunas.

franz ferdinand 2004
O Franz Ferdinand bem no início. 

O Franz Ferdinand se formou em Glasglow, na Escócia, em 2002, com Alex Kapranos (vocais e guitarras), Nick McCarthy (guitarra, teclados e vocais), Bob Hardy (baixo) e Paul Thomson (bateria e vocais). O quarteto lançou dois singles no ano seguinte, Darts of pleasure e Take me out, que fizeram grande sensação no mercado do indie rock, de tal modo que terminaram entrando no Top50 das paradas britânicas e chamando a atenção da grande mídia.

O álbum de estreia, com aquelas músicas e o nome da banda, lançado em 2004, além de um enorme sucesso causou um grande impacto, reforçando a onda principal do indie rock daquela década, ao lado de bandas como Keane, Arctic Monkeys, Belle & Sebastian e várias outras. A característica da maioria dessas bandas era resgatar elementos da sonoridade new wave e pós-punk dos anos 1980, embalados nas guitarras distorcidas do Britpop e com um elemento dançante no ritmo que também remetia às discotecas.

Enquanto o álbum era bastante premiado mundo afora, o segundo disco, You Could Have it So Much Better, saiu em 2005 e repetiu o mesmo caminho, com destaque ao single Do you want to. O terceiro álbum, Tonight, só veio em 2009 e trouxe um redirecionamento à sonoridade da banda, reforçando os elementos de dance music e adornos eletrônicos.

franz-ferdinand 2018
A nova roupagem do Franz Ferdinand.

A pegada mais pop se reforçou em Right Thoughts, Right Words, Richt Action, de 2013, o que parece ter alienado Nick McCarthy que se desligou da banda logo em seguida. Em seu lugar, para reforçar os elementos eletrônicos e dançantes, foram recrutados Dino Bardot (guitarra e vocais) e Julian Corrie (teclados, sintetizador, guitarras e vocais), e o grupo, como um quinteto, lançou o mais recente Always Ascending, em fevereiro de 2018, que agora divulga em turnê.