ageofultron promo art black widow and the lightsO Heroic Hollywood divulgou o que eles acreditam ser a sinopse do filme solo da Viúva Negra, que está atualmente em produção pelo Marvel Studios e sem uma data de lançamento definida, embora se acredita que seja tão logo em 2020.

A sinopse aparece em uma postagem de alguém “interno” do Marvel Studios com uma descrição técnica do longa e o texto diz o seguinte:

Quando nasce, a Viúva Negra (aka Natasha Romanova) é dada para a KGB que pretende torná-la a agente definitiva. Quando a URSS se desfaz, o governo tenta matá-la, enquanto a trama avança para o presente, em Nova York, onde ela atua como agente freelancer. O filme solo terá Romanoff vivendo nos EUA 15 anos após o fim da União Soviética.

Parece sensato e seria uma jogada inteligente colocá-la em um filme que não compromete seu destino após Vingadores 4.

black_widow modern
A Viúva Negra dos quadrinhos.

Muito pouco é sabido sobre a Viúva Negra em sua versão cinematográfica. Nas HQs, como ela foi criada – por Stan Lee. Don Rico e Don Heck – nos anos 1960 – em 1964 para ser mais exato – ela era uma operativa da KGB e da URSS que é mandada aos EUA para matar Tony Stark e o Homem de Ferro, mas uma série de eventos a leva a se desiludir com seu país e desertar, tornando-se membro dos Vingadores e agente da SHIELD.

(Saiba mais sobre a Viúva Negra no Dossiê Especial do HQRock sobre a personagem!)

ageofultron empire inside black widow with gun (best)
Viúva Negra: drama pessoal.

No cinema, é apenas dito que ela foi uma agente russa (não soviética) no passado, uma assassina, que depois se arrependeu e ingressou na SHIELD. Em Os Vingadores, Loki a tortura psicologicamente, relembrando-a de seus males passados, dizendo coisas como o “São  Paulo, o incêndio no hospital…”. Em Vingadores – Era de Ultron, ele recorda de sessões de treinamento – inclusive como bailarina – e tortura, além de um experimento para torná-la estéril. Já em Capitão América – O Soldado Invernal, ela diz que trocou a Rússia pela SHIELD por achar que estava fazendo um bem ao mundo e recorda uma missão na qual encontrou o Soldado Invernal, que lhe disparou um tiro de fuzil no abdômen.

A premissa divulgada não está em desacordo com tudo isso. Temos que recordar, também, que em O Soldado Invernal, o Dr. Arnim Zola diz que Natasha Romanova nasceu em 1984 – o Universo Marvel nos Cinemas se desenvolve mais ou menos no tempo real nosso – o que deixa a heroína com 34 anos de idade quando luta contra Thanos em Vingadores – Guerra Infinita.

É bom lembrar que a União Soviética se desfez oficialmente em 1991, quando Natasha teria apenas 7 anos de idade. Desse modo, podemos supor que ela começou o treinamento desde criança – como diz a sinopse – mas mesmo com o fim da URSS ele continuou sendo uma agente russa pelo menos até a adolescência. Afinal, a Viúva Negra já é uma agente confiável da SHIELD em Homem de Ferro 2, que se passa em 2010, quando ela tem 26 anos.

black widow iron man 2A sinopse fala em 15 anos após o fim da URSS, ou seja, por volta de 2005 e 2006, o que colocaria o filme situado antes dos eventos de sua estreia cinematográfica em Homem de Ferro 2. É interessante, porque isto casa perfeitamente com a Cronologia do Universo Marvel nos Cinemas pré-definida em parte de modo oficial e em parte por fãs, como você pode ver aqui. 

Conheça a Cronologia do Universo Marvel nos Cinemas neste Especial do HQRock!

Com a vacância de Guardiões da Galáxia Vol. 3, que não será mais produzido – após a demissão do diretor James Gunn – a Marvel tem pressa em acelerar seus produtos para consegui-los lançá-los em 2020, ano em que não há nenhum filme com data de estreia oficial ainda. Viúva Negra com certeza está agendado para lá – assim como Os Eternos e talvez Doutor Estranho 2 – para dar prosseguimento aos eventos que encerram a Fase 3 do Marvel Studios com Vingadores 4.

E fazer um filme da Viúva Negra situado entre sua adolescência e os 22 anos de idade é uma ótima estratégia de não se preocupar em revelar com antecedência se a personagem sobrevive ou não aos eventos de Vingadores 4.