O Heroic Hollywood divulgou o que eles acreditam ser a sinopse do filme solo da Viúva Negra, que está atualmente em produção pelo Marvel Studios e sem uma data de lançamento definida, embora se acredita que seja tão logo em 2020.
A sinopse aparece em uma postagem de alguém “interno” do Marvel Studios com uma descrição técnica do longa e o texto diz o seguinte:
Quando nasce, a Viúva Negra (aka Natasha Romanova) é dada para a KGB que pretende torná-la a agente definitiva. Quando a URSS se desfaz, o governo tenta matá-la, enquanto a trama avança para o presente, em Nova York, onde ela atua como agente freelancer. O filme solo terá Romanoff vivendo nos EUA 15 anos após o fim da União Soviética.
Parece sensato e seria uma jogada inteligente colocá-la em um filme que não compromete seu destino após Vingadores 4.

Muito pouco é sabido sobre a Viúva Negra em sua versão cinematográfica. Nas HQs, como ela foi criada – por Stan Lee. Don Rico e Don Heck – nos anos 1960 – em 1964 para ser mais exato – ela era uma operativa da KGB e da URSS que é mandada aos EUA para matar Tony Stark e o Homem de Ferro, mas uma série de eventos a leva a se desiludir com seu país e desertar, tornando-se membro dos Vingadores e agente da SHIELD.
(Saiba mais sobre a Viúva Negra no Dossiê Especial do HQRock sobre a personagem!)

No cinema, é apenas dito que ela foi uma agente russa (não soviética) no passado, uma assassina, que depois se arrependeu e ingressou na SHIELD. Em Os Vingadores, Loki a tortura psicologicamente, relembrando-a de seus males passados, dizendo coisas como o “São Paulo, o incêndio no hospital…”. Em Vingadores – Era de Ultron, ele recorda de sessões de treinamento – inclusive como bailarina – e tortura, além de um experimento para torná-la estéril. Já em Capitão América – O Soldado Invernal, ela diz que trocou a Rússia pela SHIELD por achar que estava fazendo um bem ao mundo e recorda uma missão na qual encontrou o Soldado Invernal, que lhe disparou um tiro de fuzil no abdômen.
A premissa divulgada não está em desacordo com tudo isso. Temos que recordar, também, que em O Soldado Invernal, o Dr. Arnim Zola diz que Natasha Romanova nasceu em 1984 – o Universo Marvel nos Cinemas se desenvolve mais ou menos no tempo real nosso – o que deixa a heroína com 34 anos de idade quando luta contra Thanos em Vingadores – Guerra Infinita.
É bom lembrar que a União Soviética se desfez oficialmente em 1991, quando Natasha teria apenas 7 anos de idade. Desse modo, podemos supor que ela começou o treinamento desde criança – como diz a sinopse – mas mesmo com o fim da URSS ele continuou sendo uma agente russa pelo menos até a adolescência. Afinal, a Viúva Negra já é uma agente confiável da SHIELD em Homem de Ferro 2, que se passa em 2010, quando ela tem 26 anos.
A sinopse fala em 15 anos após o fim da URSS, ou seja, por volta de 2005 e 2006, o que colocaria o filme situado antes dos eventos de sua estreia cinematográfica em Homem de Ferro 2. É interessante, porque isto casa perfeitamente com a Cronologia do Universo Marvel nos Cinemas pré-definida em parte de modo oficial e em parte por fãs, como você pode ver aqui.
Conheça a Cronologia do Universo Marvel nos Cinemas neste Especial do HQRock!
Com a vacância de Guardiões da Galáxia Vol. 3, que não será mais produzido – após a demissão do diretor James Gunn – a Marvel tem pressa em acelerar seus produtos para consegui-los lançá-los em 2020, ano em que não há nenhum filme com data de estreia oficial ainda. Viúva Negra com certeza está agendado para lá – assim como Os Eternos e talvez Doutor Estranho 2 – para dar prosseguimento aos eventos que encerram a Fase 3 do Marvel Studios com Vingadores 4.
E fazer um filme da Viúva Negra situado entre sua adolescência e os 22 anos de idade é uma ótima estratégia de não se preocupar em revelar com antecedência se a personagem sobrevive ou não aos eventos de Vingadores 4.