star wars mandaloriansOs rumores já vinham apontando nessa direção, mas agora, o próprio produtor e diretor Jon Favreau confirmou via Twitter o título e a sinopse da nova série de TV de Star Wars, a primeira com atores: será The Mandalorians e terá foco em novos personagens e não em velhos conhecidos.

A sinopse, publicada ao estilo dos textos de abertura dos filmes da saga é a seguinte:

Depois das histórias de Jango e Boba Fett, outro guerreiro emerge no universo de Star Wars. Os Mandalorianos [que seria o título em português] se passa depois da queda do Império e antes da emergência da Primeira Ordem. Seguiremos os caminhos de um atirador solitário nos confins da Galáxia, longe da autoridade da Nova República.

boba Fett
Boba Fett.

Ao recém-chegados, Mandalor é um planeta do universo de Star Wars da qual provém o famoso caçador de recompensas Boba Fett, que tem uma pequeníssima participação nos filmes Episódio V – O Império Contra-Ataca e Episódio VI – O Retorno de Jedi, mas tem um visual tão legal que passou a ser amado pelos fãs. Na trama, ele é um mercenário mandaloriano contratado por Darth Vader para localizar Han Solo e vendê-lo ao contrabandista Jabba the Hut, com quem Solo tem uma dívida; usando isso como uma armadilha para atrair o verdadeiro alvo: o Jedi Luke Skywalker, o maior inimigo do Império. O plano dá certo, Solo é entregue a Jabba, mas Luke e seus amigos conseguem escapar. No filme seguinte, o Jedi vai resgatar Luke e Boba Fett se envolve na luta, sendo morto.

star-wars-episode-v-the-empire-strikes vader fett and lando
Darth Vader, Lando Calrissian e Boba Fett, em O Império Contra-Ataca.

Quando foi criado o Universo Expandido de Star Wars nos anos 1990, com a publicação maciça de livros, HQs e videogames baseados na saga, Boba Fett ganhou mais detalhes e uma biografia detalhada. Ele, de certo modo, voltou nos filmes quando Episódio II – O Ataque dos Clones mostra que seu pai, o também mercenário Jango Fett, serviu de matriz genética para a criação do exército de clones que será usado pela República para combater os separatistas da Confederação de Comércio, sem saber que se trata de um plano infiltrado para usar o mesmo exército para levar ao fim da República e instituir o Império, o que acontece em Episódio III – A Vingança dos Sith. Jango Fett, porém, é morto pelo Mestre Jedi Mace Windu na batalha final do Episódio II, mas seu filho Boba (que é um dos clones) sobrevive e herda a armadura do pai.

solo-a-star-wars-story-dryden-vos-trailer-1107200-1280x0
Dryden Vox com uma armadura mandaloriana ao fundo. 

O Universo Expandido consolidou que os Mandalorianos usam aquelas armaduras vistosas sensacionais, e no recentemente lançado Han Solo – Uma História de Star Wars, que se passa nos 20 anos entre os Episódios III e IV, o vilão do filme, Dydren Vox, tem um tipo de museu na qual é possível ver uma armadura mandaloriana.

The Mandalorians, já havia sido confirmado, se passará mais ou menos 7 anos após a queda do Império, que se deu em Episódio VI – O Retorno de Jedi. A nova fase da franquia Star Wars – especialmente os filmes O Despertar da Força e Os Últimos Jedi (os episódios VII e VIII) – mostram que a paz da Nova República não foi duradoura e, embora ela tenha durado quase 30 anos, precisou combater constantemente a Primeira Ordem, um movimento pela restauração do velho Império.

A série de TV explorará esse momento em que a Nova República ainda é uma novidade e está se instalando e firmando sua autoridade, ao mesmo tempo em que as “novidades” demoram muito para chegar aos planetas mais distantes e tomados pelo crime e corrupção.

Pedro_Pascal
Pedro Pascal. 

Ao que se sabe até agora, The Mandalorians terá 10 episódios e será exibido no novo canal de streaming da Disney, que é a proprietária da LucasFilm. Não há uma data de estreia oficial ainda.

Os rumores apontam que o protagonista será o ator Pedro Pascal (de Narcos, Games of Thrones e Mulher-Maravilha – 1984).