Daniel Richman, vulgo DanielRPK, é um famoso jornalista do campo nerd e trouxe uma notícia que não é exatamente surpresa (não mesmo!), mas tinha que chegar algum dia: os filmes da Marvel na Fox estão cancelados. Não é algo oficial até ser anunciado por uma ou por outra empresa, mas pode esquecer Gambit, Doutor Destino, Surfista Prateado, Homem-Múltiplo, X-Force, X-23, o filme da Kitty Pryde escrito por Brian Michael Bendis e qualquer outra coisa que você tenha ouvido algum dia sobre as franquias da Marvel (X-Men e Quarteto Fantástico) na Fox.

Isso significa que X-Men – Fênix Negra e Novos Mutantes serão os dois últimos filmes da Marvel que a Fox irá lançar, definitivamente.

Caso não saiba, a Fox foi comprada pela Disney, que como é dona também da Marvel irá fazer com que os personagens desta que estavam no poder daquela voltarão à Casa das Ideias e permitirá que o Marvel Studios coloque os personagens dentro do mesmo universo dos Vingadores no cinema.

O jornalista ainda diz que existe uma mínima chance para X-Force, que de todos aqueles citados, era o que estava mais adiantado e tem o “patrocínio” de Ryan Reynolds e seu Deadpool, que seria o chamariz do filme, ou seja, X-Force seria um tipo de Deadpool 3. Isso porque, por contrato, a Fox poderia iniciar as filmagens deste em até dois meses. Mas a produção não estaria adiantada o suficiente para isso. Então, é melhor esquecer.

Falando em Ryan Reynolds e Deadpool, Richtman diz que ele pode ser o único – o único – sobrevivente da franquia dos X-Men na Fox. Ou seja, é possível que o Marvel Studios e mantenham o ator no papel do personagem, aproveitando que seus filmes “sem pé nem cabeça” não podem bagunçar nenhuma cronologia, porque não fazem sentido mesmo.

Além disso, Deadpool, por incrível que pareça é o maior sucesso dos mutantes da Fox: mesmo com seis filmes nos X-Men e uma trilogia solo, Wolverine e Cia. só conseguiram que um único filme ultrapassasse a barreira dos US$ 800 milhões, em produções que custaram 100, 150, 200 milhões. Cada um dos Deadpool custou em torno de 50 e 70 milhões e arrecadaram na faixa dos 700 milhões. E ainda com Censura 18 anos!

Então, curta Fênix Negra porque será a última vez que verá aquela encarnação dos X-Men. A Marvel vai zerar tudo!

Todos os projetos existentes – incluindo aqueles do campo do Quarteto Fantástico, como Doutor Destino e Surfista Prateado – também serão jogados fora. Mas isso não significa que algumas ideias não possam sobreviver. Quando saiu a menção da Fox para fazer um filme do Surfista Prateado, por exemplo, um dos diretores que se animou para fazê-lo foi Adam McKay, que trabalhou como roteirista e consultor para Homem-Formiga e deverá colher prêmios com Vice, a cinebiografia de Dick Cheney, o ex-vice presidente dos EUA, estrelado por Christian Bale. Em uma recente entrevista, o presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, disse que adoraria conversar com McKay sobre esse projeto do Surfista, então, um filme desses pode acontecer no futuro.

Mas dentro do Marvel Studios e no universo dos Vingadores.