Um dos mais importantes compositores da história do rock, à frente da banda The Who, o guitarrista britânico Pete Townshend está lançando um projeto multimídia The Age of Anxiety, que consiste de um livro, uma exposição de arte e ópera.

Pete Townshend: planos para novo álbum do The Who.

Segundo a Rolling Stone, há alguns anos, Townshend vem planejando o ousado projeto, que foi pensado inicialmente como uma ópera, mas terminou se transformando em uma obra multimídia. Não menos importante, é o primeiro romance lançado por um guitarrista famoso por seus atributos líricos.

Mark Booth, editor da Coronet, uma das que vai publicar o romance, explica do que se trata:

O romance captura a loucura do negócio musical e exibe o fino senso de humor de Townshend e um ouvido atento para diálogo. Primeiro concebida como uma ópera, The Age of Anxiety lida com temas místicos e operísticos, incluindo um labirinto, loucura divina e uma criança há muito tempo perdida. Alucinações e paisagens sonoras perseguem este romance, que um nível, é uma longa meditação sobre genialidade maníaca e a sombria arte da criatividade.

Além das grandes canções que escreveu para o The Who, Townshend já tinha alguma experiência no campo literatura: o guitarrista lançou um livro de contos em 1985, Horse’s Neck, e sua autobiografia é bastante elogiada. A Rolling Stone ainda diz que ele escreveu o livro Ray High and the Glass Household no início dos anos 1990, mas nunca o publicou, aproveitando o tema em canções do álbum Psychoderelic, de 1993.

Sobre The Age of Anxiety, o guitarrista diz no comunicado oficial:

Há dez anos atrás, eu decidi criar uma magnum opus que iria combinar ópera, artes plásticas e romance. De repente, aqui estou eu com o livro já completo para ser publicado. Sou um leitor ávido e tenho realmente gostado de escrever. Estou também feliz em dizer que a maioria da música está composta, pronta para ser polida para lançamento e apresentação. É extremamente excitante.

Não há detalhes de como será o formato da ópera, se será gravada ou apenas apresentada em teatros. Com o The Who, Towshend criou a Ópera Rock, por meio de discos como Tommy e Quadrophenia, porém, aparentemente a nova obra será uma ópera tradicional, um formato que outros roqueiros maduros de sua geração têm experimentado, como Paul McCartney e Roger Waters.

Não há datas para o lançamento da ópera ou da exposição, mas o livro chega às livrarias no dia 05 de novembro, um feriado importante no Reino Unido, pelas editoras Hachette Books e Coronet.