Se você gosta dos XMen, ainda mais nos cinemas, aproveite cada minuto de X-Men – Fênix Negra e Os Novos Mutantes. Esses serão os últimos longas dos mutantes que você verá em muito tempo, é o que diz (com pesar, é verdade), o presidente do Marvel Studios, Kevin Feige. A The Walt Disney Company (proprietária da Marvel) acabou de comprar e fundir a 20th Century Fox (que fazia os filmes dos mutantes) e, agora, Ciclope, Wolverine e companhia fazem parte do leque do mesmo time de produtores que levam os Vingadores aos cinemas. E isso significa que os X-Men irão demorar a retornar.

Entrevistado pelo Io9, Feige disse que vai demorar para os X-Men (e o Quarteto Fantástico, que estão no mesmo pacote) aparecerem no Marvel Studios, pois eles apenas começaram a execução de seu plano de 5 anos, com Viúva Negra, Os Eternos (e pretensamente, Chang-Chi, o mestre do Kung Fu) que serão os próximos filmes a entrarem em produção após o lançamento de Vingadores – Ultimato (e também Homem-Aranha – Longe Demais de Casa) em breve.

A capa de Consequences: morte ou derrota?

Vai demorar um tempo. Nós apenas começamos o plano de 5 anos em que estivemos trabalhando, estivemos trabalhando antes de qualquer coisa dessas ter sido feita. Então, é muito mais para a gente, mesmo. menos sobre coisas específicas como “quando” e “onde” [os X-Men devem aparecer] agora mais sobre o fator de conforto e como é legal tê-os de volta em casa. Eles estão todos de volta [à Marvel]. Mas vai demorar bastante [para voltarem].

A Marvel inicia no ano que vem o lançamento de sua Fase 4 e, além dos citados, já está preparando Pantera Negra 2, Doutor Estranho 2, Guardiões da Galáxia 3, Capitã Marvel 2, talvez até um Thor 4 ou um Homem-Formiga 3, além do Homem-Aranha 3 (este em parceria com a Sony). Sem contar um Vingadores 5 que deve chegar em algum momento entre 2023 ou 2024.

É um calendário já muito cheio para enchê-lo de X-Men, Deadpool, Wolverine, X-Force (e os outros vários projetos prometidos na fase final da Fox, como Kitty Pryde, Gambit e até Homem-Múltiplo) e Quarteto Fantástico, Surfista Prateado, Doutor Destino.

Além disso, com Fênix Negra estreando ainda este ano, o Marvel Studios realmente não deve estar com presa de botar tudo isso para correr. Vai ser preciso um tempo para o grande público esquecer que James McVoy, Michael Fassbender e Jennifer Lawrence são Xavier, Magneto e Mística, e mais ainda que Hugh Jackman é Wolverine. Passado cinco, seis anos, o público vai clamar para que eles voltem e, então, os personagens voltarão com outros atores e um contexto totalmente novo, dentro do mundo no qual já habitam os Vingadores.

X-Men – Fênix Negra irá, portanto, encerrar (em nota alta ou baixa? Ainda não sabemos) a saga dos mutantes da Marvel pela Fox, iniciada lá atrás, no distante ano 2000, quando X-Men – O Filme foi o primeiro (isso mesmo, o primeiro!) filme de super-herói dentro da fase na qual nos encontramos hoje: grandes produções, com diretores e atores celebrados, boas histórias e uma dose variável de fidelidade ao material original.

Será um fim estranho, pois depois da história dos mutantes ter avançado até o ano de 2006 – com o terceiro filme – e Wolverine indo um pouco além – até 2008 mais ou menos – a saga se voltou para o passado com X-Men – Primeira Classe se passando em 1962 e, a partir daí cada filme se localizando em uma década. Dias de Um Futuro Esquecido juntou esse “novo” passado com o futuro do presente (parte do longa se passa em 1973, a outra parte em 2023), mas só para mudar tudo, mudar a linha temporal, e Apocalipse veio (trazendo o primeiro time de X-Men propriamente ditos – Ciclope, Jean Grey, Tempestade, Noturno, em versões adolescentes) e chegamos a Fênix Negra com esse time chegando à “maturidade” numa trama passada em 1992.

Não veremos nunca mais como a Fox pretendia unir, finalmente, as duas pontas da franquia, quando esse novo elenco chegaria ao ponto onde a velha trilogia partiu, os anos 2000, o que ocorreria em uma hipotética sequência de Fênix Negra. Em termos de trama, quais seriam os impactos da “queda” de Jean Grey ocorrer 15 anos antes? Em vez de 2006, como em O Confronto Final, ter ocorrido em 1992, em Fênix Negra? Aonde isso levaria Xavier, Ciclope e Magneto?

É bom esquecer. Você não vai saber.

Os Novos Mutantes será um epílogo amargo. Um filme meio deslocado de todo o resto, com a pretensão de ser um longa de terror envolvendo os jovens mutantes. Um trailer foi lançado em 2018 e a data de estreia foi adiada duas vezes, lançando para o fim deste ano. Rumores correram de que o filme seria refilmado em 60%. Ninguém sabe dizer se as refilmagens aconteceram. Ninguém sabe dizer o que o filme é e porque foi adiado. Já correram boatos fortes de que ele sequer seria lançado nos cinemas: sua estreia seria cancelado e iria direto para o streaming, via Disney+. Ainda é uma possibilidade.