Enquanto a internet com a truncada informação de que Robert Pattinson poderia ser o novo cavaleiro das trevas, o The Hollywood Reporter traz uma notícia complementar: The Batman trará nada menos do que seis vilões, entre os quais Pinguim e Mulher-Gato.

Em primeiro lugar, reforçamos que, apesar da Variety ter dito que Pattinson seria o novo Bruce Wayne dos cinemas, o mesmo The Hollywood Reporter e o Deadline negaram a informação, no que a Variety refez suas considerações dizendo que o ator de Crepúsculo é o favorito da corrida, mas nenhum contrato foi assinado. Além disso, Armie Hammer, Nicholas Hoult e Aaron Taylor-Johnson também estão fortes no páreo para vestir a capa e o capuz.

Portanto, não se iluda: pelo menos neste momento, notícias de que Robert Pattinson é o novo Batman são apenas manchetes apelativas ou clickbaits.

Quanto à nossa notícia propriamente dita, já faz algum tempo que se comenta que The Batman teria vários vilões, mas esta é a primeira vez que um número preciso é acertado.

Dentre os candidatos a estarem no (agora) sexteto, o Pinguim é desde o início o mais frequente e sua presença deve ser dada como certa. O vilão já esteve nos cinemas em Batman – O Retorno, de Tim Burton, em 1992, numa versão aterradora como um homem deformado que, após viver isolado da sociedade, decide se vingar contra ela, na melhor interpretação de Danny Devitto nas telonas.

Contudo, a versão mais comum do personagem (inclusive nos quadrinhos) é retratar Oswald Cobblepott como um velho criminoso que se “regenera” ao se tornar um gangster, que lida com contrabando de armas e atua como intermediário em outras transações criminosas, enquanto mantém uma boate badalada de fachada, a The Ice Lounge.

É provável que o caminho que The Batman irá seguir se dará por aí, ainda mais na linha “detetive que precisa resolver um caso complexo e mergulhar no submundo do crime” da qual se trata o longa segundo o próprio diretor Matt Reeves.

Ainda mais levando em consideração a abordagem do Pinguim na série de TV Gotham, que funcionou maravilhosamente, especialmente no início.

Quanto à Mulher-Gato, a vilã-heroína também esteve em Batman – O Retorno, numa interpretação arrebatadora de Michelle Pfeiffer; porém, retratada como uma criminosa psicótica, mais afinada com os quadrinhos dos anos 1970; o que é bem diferente da personagem pós reformulação de Crise nas Infinitas Terras, onde é uma ladra (não assassina), mas de “bom coração”, que protege a vizinhança em que vive e se classifique mais como uma anti-heroína, e muitas vezes atue mesmo como heroína mesmo.

É uma abordagem bem mais próxima daquela vista em Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, na qual foi vivida por Anne Hathaway.

Nas HQs mais recentes, Selina Kyle se tornou cada vez mais próxima do Batman. Histórias como O Longo Dia das Bruxas (de Jeph Loeb e Tim Sale), em 1995, numa trama que se passa bem no início da carreira dele, estabeleceu que Bruce Wayne e Selina Kyle se conheceram em suas versões civis e namoraram até o vigilante perceber que ela era a Mulher-Gato.

A relação entre o Batman e a Mulher-Gato continuou a ficar cada vez mais quente com o passar do tempo, até que em Silêncio/Hush (de Jeph Loeb e Jim Lee), de 2003, o homem-morcego revela seu segredo para ela, o que os aproxima ainda mais e eles chegam a namorar firme até serem afastados pela paranoia dele. A história está sendo adaptada como desenho animado este ano.

De qualquer modo, Kyle permaneceu como uma grande aliada até que nos quadrinhos mais recentes, escritos por Tom King, Bruce Wayne e Selina Kyle chegaram bem perto de casar.

Em vista, desse cenário, apostamos numa Mulher-Gato que inicia The Batman como uma ladra, mas que se converte em aliada ao longo da trama.

E a grande questão: quem serão os outros quatro vilões?

Uma coisa é certa: o Coringa não será um deles! (O palhaço apareceu numa versão controversa em Esquadrão Suicida, será citado em Aves de Rapina e terá um filme solo numa outra abordagem).

Então, quem?

Dos vilões clássicos, Charada e Espantalho são os mais prováveis. E ambos já apareceram nos cinemas.

Daí que é bem possível que The Batman resguarde algum lugar para personagens menos conhecidos para dar um toque de frescor. E o que não falta à galeria de vilões são opções interessantes.

Tendo em vista a Hollywood pós Me Too, eu apostaria em vilãs como Hera Venenosa e Lady Shiva no grupo.

The Batman deve ter suas filmagens no início de 2020 e uma data de lançamento para 25 de junho de 2021.

Conheça a fantástica galeria de vilões do Batman aqui.