Segundo o The Hollywood Reporter, uma das novidades que o Marvel Studios irá anunciar na San Diego Comic-Con este fim de semana é que teremos mesmo Thor 4 dirigido por Taika Waititi e estrelado por Chris Hemsworth, de volta ao papel do deus do trovão.

Não é exatamente uma surpresa, mas não estava claro quando o longa seria feito e, principalmente, se Hemsworth voltaria mesmo ao papel, depois do fim de seu contrato com o Marvel Studios. Seus colegas de Vingadores – Robert Downey Jr. e Chris Evans, por exemplo, não vão mais voltar.

O THR ainda esclarece que a grande questão até agora era a adaptação live action de Akira, célebre anime, que seria comandada por Waititi na Warner Bros., mas o desejo de mudança no roteiro por parte do estúdio gerou conflito de agenda do diretor com as filmagens de Thor 4, portanto, a Warner colocou Akira na geladeira por tempo indeterminado.

Essas informações deixam claras as intenções da Marvel de fazer as gravações de Thor 4 no meio do ano que vem, o que coloca o lançamento para 2021.

A Marvel já divulgou sua agenda de lançamentos para os próximos três anos, embora sem dizer quais filmes correspondem a quais datas, e em 2021 há três estreias previstas. Tendo em vista que o atual cronograma de filmagens confirmadas coloca a seguinte ordem: Viúva Negra, Os Eternos, Shang-Chi, o mestre do kung fu; é possível que Thor 4 venha em seguida, numa janela de tempo que poderia ser também ocupada por Guardiões da Galáxia Vol. 3; mas a este cai a incerteza porque o diretor James Gunn vai ter que fazer O Esquadrão Suicida (2) na Warner antes.

Neste post anterior do HQRock em que fazíamos conjecturas sobre os lançamentos da Marvel a partir das datas reveladas pela Disney, estipulamos que o cronograma de 2021 seria o seguinte: Shang-Chi, o mestre do kung fu, em 12 de fevereiro; Guardiões da Galáxia Vol. 3, em 07 de maio; e Doutor Estranho 2, em 05 de novembro.

A Marvel gosta de manter algumas tradições em seus lançamentos – afinal, em time que se está ganhando não se mexe… – e todos os filmes de Thor foram lançados no mês de novembro, o que coloca o deus do trovão como mais forte candidato à data de 05 de novembro de 2021 no lugar do Doutor Estranho 2. O problema é que como Stephen Strange também chegou aos cinemas naquele mês, seu filme seria adiado para outra data. E a Marvel não tem uma estreia agendada para novembro de 2022. Mas quem sabe?

Outro ponto a conjecturar é se Thor aparecerá em Guardiões da Galáxia Vol. 3 como sugere o fim de Vingadores – Ultimato. Isto dependerá de um acordo entre James Gunn e Waititi, provavelmente.

Também já podem os fãs começarem a imaginar que tipo de história poderia ser adaptada com o personagem a partir do ponto em que Ultimato termina.