A Microsoft e a Warner Bros. divulgaram alguns dias atrás um feito impressionante e interessante: conseguiram arquivar Superman – O Filme, o clássico de 1978, em uma placa de vidro. O Project Silica é uma iniciativa das duas empresas em avançarem na preservação de filmes antigos que sejam menos dependentes das mudanças tecnológicas.

Christopher Reeve: o Superman para toda uma geração.

Segundo o anúncio na página oficial da Microsoft (via também MovieWeb), a conservação de filmes antigos é constantemente ameaçada pelas mudanças tecnológicas e suas fragilidades. Películas são mito frágeis à luz e ao calor e os armazenamentos digitais em cartões de memória ou disco rígidos também podem sofrer problemas, com oxidação, umidade, mofo ou mesmo o simples colapso.

A nova mídia em pesquisa pelas empresas é uma placa de vidro de silica com 75 milímetros de diâmetro e 2mm de espessura, armazenando o filme em grades de deformações tridimensionais em nanoescala, que podem ser codificados depois por meio de laser através de algorítimos de aprendizado de máquina e padrões de luz.

Mark Russinovich, o diretor de tecnologia da Microsoft disse no site oficial:

Arquivar o filme Superman inteiro em vidro e ser capaz de lê-lo com sucesso é um grande feito. Não estou dizendo que todas as questões foram totalmente resolvidas, mas parece que agora estamos na fase onde nosso trabalho é refinamento e experimentação, em vez de responder à questão: “nós podemos fazer?”.

O feito abre todo um novo campo para o investimento no arquivamento de acervos, inclusive, além dos cinematográficos.

Superman – O Filme trouxe uma origem com diferenças.

Superman – O Filme foi dirigido por Richard Donner e estrelado por Christopher Reeve, lançado em 1978, na época das comemorações dos 40 anos de publicação do personagem da DC Comics. Foi a primeira vez que um personagem dos quadrinhos foi “levado a sério” por um grande estúdio (a Warner Bros.) e isso se reverteu no roteiro escrito por Mario Puzzo (de O Poderoso Chefão) e no grande elenco, que reuniu nomes como Marlon Brando e Gene Hackman.

Christopher Reeve: para muitos, o Superman definitivo.

O longa foi um grande sucesso de público e crítica e virou uma referência de clássico de super-heróis. O filme ganhou várias sequências, mas nenhuma com a mesma qualidade do original.

Saiba mais sobre Superman – O Filme, nesta postagem do HQRock sobre ele e sua sequência.

Superman – O Filme ganha versão de 3 horas de duração.

Saiba tudo sobre o Superman nos quadrinhos e nos filmes no Dossiê Especial do HQRock.