Segundo o MurphysMultiverse, site de um ex-colaborador do MCU Exchange, Pantera Negra 2 pode ter o Doutor Destino como vilão!

O Doutor Destino é mais famoso como o arqui-inimigo do Quarteto Fantástico e apareceu nos três filmes mal sucedidos da equipe produzidos pela 20th Century Fox. Porém, nos quadrinhos, Victor Von Doom é um dos maiores vilões da Marvel e um personagem fascinante, com muito potencial.

Tanto potencial que a Fox cogitava fazer um filme solo dele antes de ser vendida à Disney.

A notícia é um rumor apenas, mas Charles Murphy tem um bom histórico em furos e diz que recebeu a informação de uma boa fonte, ainda que destaque que não pode cravar uma confirmação.

É preciso levar em consideração que o diretor e roteirista Ryan Coogler apenas iniciou os trabalhos no texto de Pantera Negra 2, mas claro, não é impossível que tenha definido a história básica e isso tenha vazado. É difícil, mas não impossível.

Nas HQs existe um precedente ao duelo entre o Pantera Negra e o Dr. Destino na saga Doomwar, de 2010, na qual o vilão invade Wakanda em busca do Vibranium. Um filme poderia adaptar isso, ainda mais no contexto pós-Vingadores – Ultimato, na qual T’Challa desapareceu por 5 anos antes de ser trazido de volta pela reversão dos planos de Thanos.

Tudo depende, claro, de que história Ryan Coogler quer contar. Com elegância, tal trama manteria a pegada política na figura de um invasor estrangeiro, um rei europeu, que tal qual nos tempos do colonialismo, invade a África em busca de riquezas. A pegada pode ser mais sutil também, com uma analogia aos chineses e o modo como invadem mercados com produtos, fábricas e mão de obra barata. E isso estaria associado ao tema da abertura de Wakanda para o mundo deixado no fim do primeiro filme.

Mas Coogler pode pegar outra via por meio de questões mais sociais (como drogas ou o tráfico de diamantes) ou mergulhar na questão étnica através de paralelos ao aparthaid, casos nos quais se desdobram as principais aventuras de T’Challa nos quadrinhos.

Esta última ainda tem um desdobramento na política interna e rivalidade dentro de Wakanda, como nas histórias recentes do personagem escritas por Ta-Nehisi Coates.

Curiosamente, a ideia de Destino encontra eco em outro rumor conhecido sobre Pantera Negra 2, que colocaria o herói contra outro personagem célebre da Marvel, Namor, o príncipe submarino, pois este também é o monarca de uma nação – os atlantes – contra o país africano.

Na verdade, tudo depende de como a Marvel Studios pretende inserir o Quarteto Fantástico em seu universo, lembrando que um filme da equipe já está em andamento. Usar Von Doom em Pantera Negra 2 e deixar o filme da primeira família livre para se debater contra outro oponente não é uma má ideia, ainda mais em vista da recente história cinematográfica.

Nos quadrinhos, Victor Von Doom é o filho de uma feiticeira cigana do Leste Europeu que nasce na Latvéria. Com a morte dela num ritual de magia negra, Doom rejeita suas origens e emigra para os Estados Unidos, estudar, onde torna uma das maiores mentes científicas do mundo no campo da Física, encontrando par apenas no rival Reed Richards. Mas com o tempo ele se reinteressa pela magia e passa a combinar os dois campos, até um acidente de laboratório destruir seu rosto. Furioso, Doom retorna à Latvéria e usa sua riqueza e poder para usurpar o poder e se tornar o rei do país, o que lhe dá imunidade diplomática sobre seus crimes. Usando uma poderosa armadura tecnológica e seus conhecimentos de magia, o Doutor Destino se torna um dos maiores vilões da Terra. O personagem estreou em Fantastic Four 05, de 1962, criado por Stan Lee e Jack Kirby.

Pantera Negra 2 está previsto para estrear em 05 maio de 2022, o que sinaliza as filmagens para o ano que vem.