Um pequeno presente relâmpago de ano novo foi dado aos fãs dos Rolling Stones: misteriosamente, 130 arquivos de áudio “vazaram” no YouTube, exibindo trechos de shows e out-takes de estúdio. Divulgados na conta 69RSTRAX, a Variety aposta que se trata de uma jogada da gravadora ABKCO para manter o Copyright das gravações.

Os Rolling Stones em 1969.

A ABKCO é dona do catálogo dos Rolling Stones registrado até 31 de dezembro de 1969, e tal data completou 50 anos, o que encerra os direitos autorais caso não sejam disponibilizados ao público. A empresa fundada pelo empresário Allen Klein, então, jogou os arquivos de áudio no YouTube como uma estratégia algo desesperada para garantir a propriedade desses registros.

Tanto que o material estava com baixa qualidade e alguns tinha efeitos de ruído branco para que não sejam usados na pirataria ou outro fim comercial.

Dentre o material disponibilizado, há algumas raridades curiosas, como Gimme shelter cantada pelo guitarrista Keith Richards, e ao contrário, You Got The silver com os vocais de Mick Jagger. Também há outras sessões de gravação dos álbuns Let It Bleed (1969) e Sticky Fingers (1971), além de trechos ao vivo, incluindo, Jumpin’ Jack flash no lendário concerto de Altmont, no qual um homem foi morto a facadas numa briga com os Hell Angels.

Os áudios foram disponibilizados no próprio dia 31 e ficaram apenas algumas horas no ar, mas o suficiente para configurar legalmente que as faixas foram disponibilizadas ao público e garantindo que a ABKCO mantenha a propriedade das gravações em detrimento da Rolling Stones Records, a editora do grupo.

Allen Klein era um empresário nascido em Nova York, nos EUA, e começou a trabalhar com os britânicos Rolling Stones quando estes foram excursionar nos EUA pela primeira vez em 1964, mas terminou se tornando o principal administrador do grupo a partir de 1967. Porém, sua gestão trouxe grandes problemas e a banda encerrou o contrato em 1969, praticamente ao mesmo tempo em que Klein se tornava o empresário dos Beatles. A maior perda dos Stones foi justamente que a empresa de Klein, a ABKCO, se tornou proprietária de todas as gravações da banda de 1962 até 1969. Klein morreu em 2009, aos 78 anos.

Os Rolling Stones se formaram em Londres, em 1962, e ainda estão na ativa até hoje. A banda fez uma turnê pelos EUA em 2019 e prometem um álbum novo para 2020.