O cantor e compositor canadense Neil Young anunciou o lançamento de dois filmes de concerto para este ano, continuando a exploração de seu arquivo de gravações inéditas, se somando a um álbum inédito dos anos 1970. Os shows serão Way Down in the Rustbucket e Greendale Live. Os dois filmes-shows trazem Young acompanhado pela lendária banda Crazy Horse.

Greendale Live é uma ópera rock lançada por Young em 2003, ao lado da Crazy Horse, com a temática sobre o clima pós-atentados de 11 de setembro de 2001 aos Estados Unidos, país na qual o compositor vive desde os anos 1960. A ópera rock foi levada aos palcos com uma estrutura de 50 músicos, rendendo 80 apresentações. O show que foi filmado e será lançado foi o de Toronto, na terra-natal de Young, no Canadá. O filme será lançado nos cinemas e gerará também um álbum ao vivo.

Já o Way Down in the Rustbucket foi gravado em 1990, na época do lançamento do álbum Ragged Glory, que é aclamado como uma das últimas grandes obras primas de Young. O concerto realizado na Califórnia tem quase 3 horas de duração. No seu site oficial, na qual o anunciamento dos lançamentos, o músico falou sobre o projeto até agora inédita:

[Foi gravado] com seis câmeras gravando, o Crazy Horse fez uma de suas maiores performances de todos os tempos. E Ninguém sabia dele até que foi recentemente descoberto. Há um monte de coisas nos arquivos que nós conhecemos e temos que ver, mas foi uma que escapou… Até agora!

Pelo visto, o ano de 2020 será de grandes lançamentos de arquivo de Neil Young, pois também veremos o lançamento de Homegrown, um álbum inédito do compositor, que foi gravado em 1975, mas que terminou não sendo lançado e arquivado, com Young lançando em seu lugar outro disco, Tonight’s the Night, com outro repertório. Ele explicou que Homegrown não foi lançado na época porque era muito íntimo, já que muitas das canções refletiam o fim de seu primeiro casamento. Mas com a perspectiva da passagem dos anos se tornou possível.

No fim do comunicado, o músico ainda justifica a ausência dos palcos pelo seu trabalho em estúdio e lamenta as mortes de seu antigo empresário, Elliot Roberts, e de sua ex-esposa, Pegi Young, que faleceram em 2019, ao mesmo tempo em que agradece à atual esposa, a atriz Daryl Hana.

Neil Young nasceu em Toronto no Canadá, em 1945, mas emigrou para os Estados Unidos, onde conseguiu destaque na música na banda Buffalo Springfield (em 1967), saiu em carreira solo (a partir de 1968) e fez parte do supergrupo Crosby, Stills, Nash & Young (a partir de 1969) e se firmou nos anos 1970 como um dos maiores compositores do rock, sempre alternando a suavidade folk com o poderio do rock pesado e com letras transitando entre a introspecção e a crítica política.